domingo, 26 de dezembro de 2010

como trocar a correia dentada do Renault: 19 1.8 8V, Laguna 2.0 8V e Trafic 2.0 8V

Motores 1.8 e 2.0  8 válvulas
Renault: 19 1.8 8V, Laguna 2.0 8V e Trafic 2.0 8V


Particularidades do procedimento
As principais particularidades do procedimento de troca da correia dentada desses veículos são:
A polia do eixo comando de válvulas e a engrenagem do virabrequim são chavetadas. Isso facilita o sincronismo e a troca da correia. Nesses veículos não há necessidade de utilização de ferramentas especiais para sincronizar o motor.
O tensionador da correia não possui referências para tensionamento. Por isso, a correia deve ser tensionada pelo método prático de tensionamento (vide item tensionamento da correia dentada).
Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada
Retire a capa de proteção superior da correia dentada (figura 1);
Gire manualmente o motor até que a marca existente na polia do eixo comando alinhe-se com a referência fixa existente na parte traseira da capa superior da correia (figura 2);
Nessa condição, o primeiro cilindro deve estar no ponto morto superior  PMS. Quando o primeiro cilindro encontra-se em PMS, a referência existente no volante do motor coincide com o zero grau gravado na carcaça da caixa de marchas (figura 3).
Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.
Procedimento para substituição da correia
Com a correia devidamente sincronizada (conforme descrito no item anterior), posicione o veículo em um elevador automotivo;
Retire a roda dianteira direita e o protetor interno ao pára-lama (figura 4);
Retire a correia poly-v; Certifique-se, mais uma vez, do correto
posicionamento do virabrequim e do eixo comando de válvulas (figuras 2 e 3);Retire o sensor de rotação e instale em sua base a ferramenta de travamento da árvore de manivelas (figura 5);
 Solte a polia do virabrequim e retire-a; Retire a capa de proteção inferior da correia; Com os eixos sincronizados (figuras 2 e 3), solte a
porca de fixação do tensionador da correia dentada e retire a correia. Evite movimentar bruscamente o eixo comando de válvulas. Lembre-se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;
Instale a nova correia no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim.
Tensione a correia obedecendo ao método prático de tensionamento (vide item tensionamento da correia dentada). Aperte a porca de fixação do tensionador com um torquede 50N.m (5 Kgf.m); Retire a ferramenta de travamento da árvore de
manivelas (figura 5); Dê dois giros manuais no motor e confira o
tensionamento e o sincronismo da correia (figuras 2 e 3). Se for preciso efetue ajustes;
Instale novamente a ferramenta de travamento da
Árvore de manivelas; Reinstale as capas de proteção da correia.
Reinstale a polia do virabrequim [torque recomendado: 100 N.m (10 Kgf.m)];
Retire a ferramenta de travamento; Reinstale tudo o que foi retirado.



segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

troca de coreia do Citroën : Berlingo 1.8 8V, Xantia 2.0 8V, Xm 2.0 8V, Xsara 1.8 8V, Zx 1.8 8V, Zx 1.9 8V, Zx 2.0 8V-

Motores 1.0, 1.6, 1.8, 1.9 e 2.0 - 8 válvulas
Citroën : Berlingo 1.8 8V, Xantia 2.0 8V, Xm 2.0 8V, Xsara 1.8 8V, Zx 1.8 8V, Zx 1.9 8V, Zx 2.0 8V-
Peugeot: 205 1.0 8V, 306 Xs 1.6 8V, 306 1.8 8V, 306 2.0 8V, 405 1.6 8V, 405 1.8 8V, 405 2.0 8V, 806 2.0 8V, Partner 1.8 8V


Particularidades do procedimento
As principais particularidades do procedimento de troca da correia dentada desses veículos são:
A polia do eixo comando de válvulas e a engrenagem do virabrequim são chavetadas. Isso facilita o sincronismo e a troca da correia.
O tensionador da correia não possui referências para tensionamento. Por isso, a correia deve ser tensionada pelo método prático de tensionamento (vide item tensionamento da correia dentada);
O ponto de sincronismo do virabrequim ocorre quando as ferramentas de fasagem (varetas) alinham-se na horizontal, estando o primeiro cilindro em movimento de subida e o segundo em movimento de descida (figura 3).
Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada
Retire as quatro velas de ignição (figura 1); Posicione o veículo em um elevador automotivo e
retire a proteção do cárter, a roda dianteira direita e o protetor interno ao pára-lama (figura 2);
Alivie a tensão da correia poly-v e retire-a; Retire a capa de proteção superior da correia; Introduza no orifício das velas do primeiro e
segundo cilindro, as ferramentas de Posicionamento (fasagem) do virabrequim (varetas) - figura 3;
Gire manualmente o motor (no sentido de rotação) até que as ferramentas de posicionamento do virabrequim alinhem-se perfeitamente na horizontal, estando o primeiro cilindro em movimento de subida e o segundo em movimento de descida (figura 3);
Observe se, nessa condição, o furo existente na polia do eixo comando alinha-se com o guia existente no cabeçote, tornando possível a perfeita instalação da ferramenta  de fasagem (pino de 8mm)-figura 4. Se o encaixe for obtido, a correia está corretamente sincronizada. Se não for possível

o acoplamento citado, dê mais uma volta completa no virabrequim.
Caso seja verificado o sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.
Procedimento para substituição da correia
Com a correia devidamente sincronizada e o veículo posicionado em um elevador automotivo  conforme descrito no item anterior (figuras 2, 3 e 4);
Remova a proteção inferior do volante do motor e posicione a ferramenta específica para travamento do virabrequim (figura 5);
Com a árvore de manivelas travada, solte o parafuso de fixação da polia do virabrequim e retire a polia; Retire a capa de proteção inferior da correia; Com a correia já exposta, confira atenciosamente
o sincronismo do eixo comando (figura 4) e o correto posicionamento do virabrequim (figura 3);
Com os eixos sincronizados, solte a porca de fixação do tensionador da correia dentada e retire a correia;
Instale a nova correia no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim;
Tensione a correia obedecendo ao método prático de tensionamento (vide item tensionamento da correia dentada). Aperte a porca de fixação do tensionador com um torque de 40 N.m (4 Kgf.m);
Retire a ferramenta de fasagem do eixo comando e a ferramenta de travamento do virabrequim;
Dê dois giros manuais no motor e confira o tensionamento e o sincronismo da correia (figuras 3 e 4). Se for preciso efetue ajustes;
Instale novamente a ferramenta de travamento do virabrequim;
Reinstale as capas de proteção da correia e a polia do virabrequim. Torque recomendado para a polia 130 N.m (13 Kgf.m);Retire as ferramentas de alinhamento do virabrequim (varetas) e a ferramenta de travamento da árvore de manivelas;


Reinstale tudo o que foi retirado.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Posição de montagem das rodas fônicas Motores Turbo 1.0 16V, AP 1.6 Total Flex, EA111 1.0 16V (Gol Power), EA 111 1.0 8V e EA 111 1.6 8V.


Os novos conjuntos de roda fônica do sensor de rotação e flange de vedação traseira do virabrequim começaram a ser montados nos motores Volkswagen a partir de 1999 (figura 1).
Os primeiros veículos a utilizarem esse conjunto foram o gol e a parati 1.0 16V turbo.
Hoje todos os veículos Volkswagen com ignição estática (sem distribuidor), com ou sem acelerador eletrônico, vem equipados com a roda fônica junto ao flange de vedação na parte traseira do motor,  atrás do volante.
Existem 3 modelos distintos de conjuntos flange e roda fônica que podem ser encontrados: •  BRUSS (figura 2); •  SABÓ (figura 3); • FREUDENBERG (figura 4).
Na montagem da parte traseira do virabrequim, primeiro deve ser instalado o flange de vedação e depois a roda fônica.
Cada roda fônica (BRUSS, SABÓ e FREUDENBERG) possui uma posição ideal de montagem, conforme explicaremos a seguir: • Com o primeiro cilindro no ponto morto superior - PMS ou o volante do motor em zero grau, o furo guia da roda fônica deve estar alinhado com a referência indicada existente no flange de vedação (figuras 2, 3 e 4).
Observação:
Para que se tenha precisão na montagem da roda fônica é recomendada a utilização do dispositivo (ferramenta) especial para esse fim (vide a próxima dica).
A instalação incorreta da roda fônica ocasiona cálculos incorretos do avanço de ignição e do tempo de injeção. Ou seja, um erro em sua instalação pode provocar irregularidades generalizadas no funciona- mento do motor: motor não pega, motor falhando,  marcha-lenta oscilando etc.

Cuidados especiais para a perfeita instalação e durabilidade das correias dentadas

Cuidados especiais para a perfeita instalação e durabilidade das correias dentadas
Na instalação de uma nova correia dentada, atente para os seguintes detalhes:

1 - Aplicação da correia nova e das engrenagens do sistema 
:: Certifique-se da correta aplicação da correia que será instalada, conferindo sua largura e o comprimento de seu perímetro externo (diâmetro externo). :: Na necessidade de se substituir uma engrenagem do sistema ou a bomba d`água, atente para a correta aplicação do componente.
 2 - Alinhamento e verificação das polias
Verifique: :: Polias desalinhadas (principalmente a polia tensora); polias com os dentes gastos; polias contaminadas por óleo, graxa, areia, corrosão, etc. Tais problemas causam ruídos excessivos e desgaste prematuro das correias. :: A integridade dos roletes auxiliares da correia dentada (roletes trancados, roletes excessivamente folgados).
3 - Instalação da correia dentada
:: A substituição, bem como o tensionamento da correia dentada, deve ser efetuada com o motor frio. :: Quando a correia for retirada, evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, as válvulas estão paradas e há riscos de colisão entre as mesmas e os pistões. :: A nova correia deve ser instalada e tensionada cuidadosamente na posição correta de sincronismo. Após sua instalação movimente manualmente o virabrequim por duas voltas completas (isso faz com que a correia se assente sobre as  polias). Feito isso, confira a posição e o tensionamento da correia. Se necessário posicione-a e tensione-a novamente.
4 - Entrevista com o cliente e verificação do histórico do veículo
É importante saber o histórico do veículo em que será feita a substituição da correia dentada. Esta informação pode ser valiosa na solução do problema apresentado. :: Se o veículo apresenta desempenho insatisfatório após a substituição da correia por outro profissional, é provável que o mesmo não tenha sabido sincronizá- la. :: Se a correia apresenta desgaste e ruído excessivo após ter sido substituída em um veículo que já sofreu reparos no motor ou colisões frontais, é provável que haja polias desalinhadas (empenadas), etc.
5 - Advertências
:: As correias dentadas não podem ser dobradas (vincadas) sob o risco de danificar os cordonéis da correia que são de fibra de vidro. Devem ser mantidas em sua embalagem original até o momento de sua aplicação. :: Correias dentadas usadas não podem ser reutilizadas.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

COMO TROCAR A CORREIA DO DO GOL G4 MOTOR AT 1.0 8 VALVULAS



































Motor AT 1.0 8 válvulas


Gol 1.0 MI 8V

>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada

Para verificar o sincronismo da correia dentada dos motores AT 1.0 8 válvulas, proceda da seguinte forma:

Posicione manualmente o volante do motor na marcação de zero grau (figura 1);

Observe se nessa condição a marca de sincronismo da polia do comando de válvula coincide com a marca de referência (figura 3);

Observe ainda se o eixo distribuidor de ignição está posicionado corretamente. Com a correia dentada em sincronismo, o rotor de ignição deve apontar para a marca de referência (figura 4). Se não forem observados os referidos alinhamentos, dê mais uma volta completa na árvore de manivelas;

Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir. >>Procedimento para substituição da correia


Retirar a tampa superior de proteção da correia dentada;

Retirar a correia poli-V; Retirar a polia do virabrequim (fixada

por 4 parafusos); Retirar a proteção plástica inferior da

correia; Girar manualmente o motor e posicionar o volante do


mesmo na marca de zero grau (figura 1). Nessa condição a marca de sincronismo da polia do comando de válvulas deve coincidir com a marca de referência (figura 3);

Solte a porca do tensionador. Utilizando-se uma chave allen de 6 mm, afrouxe o tensionador e retire a correia (figura 2). Evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;

Instale a correia nova no sentido de rotação do motor. Comece a instalação pela polia do virabrequim;

Com a chave allen de 6 mm tensione o esticador em sua posição de máximo tensionamento. Aperte a porca de fixação (figura 2);

Dê dois giros manuais completos no motor;Confira atenciosamente a posição do tensionador e as marcas de referência para sincronismo. O tensionador deve estar na posição correta de trabalho (figura 2). Se for necessário, reajuste-o. As marcas de sincronismo (da polia do eixo comando e do volante do motor) devem coincidir com as referências (conforme descrito anteriormente (vide item 5);


Se tudo estiver OK, refaça a montagem das tampas plásticas inferior e superior, reinstale a polia do virabrequim e a correia poli-V.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

como trocar a correia do Astra 2.0 16V, Vectra 2.0 16V, Vectra 2.2 16V e Zafira 2.0 16V


Motores 2.0 e 2.2 16 válvulas
Astra 2.0 16V, Vectra 2.0 16V, Vectra 2.2 16V e Zafira 2.0 16V
>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada
Para verificar o sincronismo da correia dentada dos motores desses veículos, proceda da seguinte forma:
Retire o suporte do filtro de ar e a roda dianteira direita;
Apóie o motor utilizando-se de um suporte de sustentação superior. Com o motor já apoiado, retire a porca do coxim e o suporte do motor;
Retire a correia poli-V; Retire a polia do virabrequim; Retire a capa plástica protetora da correia; Gire manualmente o motor, de modo que a marca
existente na engrenagem do virabrequim, alinhe-se com a referência existente na carcaça da bomba de óleo (figura 1);
Observe se, nessa condição, as polias dos comandos de admissão e escape alinham-se simultaneamente na horizontal e com as marcas de referência existentes no motor (Figura 2). Se não forem observados os referidos alinhamentos, dê mais uma volta completa na árvore de manivelas;
Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.
>>Procedimento para substituição da correia
Com a correia dentada já exposta e sincronizada (conforme descrito anteriormente nos itens 6 e 7), trave as polias dos eixos comandos utilizando-se de uma ferramenta especial (figura 3);
Solte a porca do tensionador. Com uma chave allen  de 6 mm, afrouxe o tensionador e retire a correia (figura 4). Evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre- se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;
Instale a correia nova, começando pela engrenagem do virabrequim e tomando o  máximo cuidado para não perder o correto sincronismo;
Com a chave allen de 6 mm tensione o esticador em sua posição de máximo tensionamento. Aperte a porca de fixação (figura 4);
Retire a ferramenta de travamento das polias dos eixos comandos e dê dois giros manuais completos no motor;Confira atenciosamente a posição do tensionador e as marcas de referência para sincronismo. O tensionador deve estar na posição correta de trabalho (figura 4). Se for necessário, reajuste-o. As marcas de sincronismo (das polias dos eixos
comandos e da engrenagem do virabrequim) devem coincidir com as referências (conforme descrito anteriormente);
Se tudo estiver OK, reinstale o que foi retirado;

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

troca de correia Astra 2.0 8V, Blazer 2.2 8V, Blazer 2.4 8V, Celta 1.0 8V, Corsa 1.0 8V, Corsa 1.4 8V,

Motores GM 1.0, 1.4, 1.6, 1.8, 2.0 e 2.2 de 8 válvulas
Astra 2.0 8V, Blazer 2.2 8V, Blazer 2.4 8V, Celta 1.0 8V, Corsa 1.0 8V, Corsa 1.4 8V, Corsa 1.6 8V, Ipanema 1.8 8V,  Ipanema 2.0 8V, Kadett 1.8 8V, Kadett 2.0 8V, Monza 1.8 8V, Monza 2.0 8V, Omega 2.0 8V, Omega 2.2 8V, S-10 2.2 8V, S-10 2.4 8V, Suprema 2.0 8V, Suprema 2.2 8V, Vectra 2.0 8V, Vectra 2.2 8V e Zafira 2.0 8V.

































>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada
Os motores GM de 8 válvulas equipam os seguintes veículos: Astra, Blazer, Celta, Corsa, Ipanema, Kadett, Monza, Omega, S10, Vectra e Zafira. Embora possuam diferenças construtivas, têm os procedimentos de sincronismo da correia dentada muito similares. Apresentaremos a seguir, um método genérico para esses motores:
Retire as correias auxiliares; Retire a polia do virabrequim. Nos motores como o
do Corsa, para soltar o parafuso central da polia, utilize um dos seguintes artifícios (soluções utilizadas, com sucesso, por muitas oficinas):
Engate a 5ª marcha e pise no freio; Levante o veículo; retire a tampa inferior
de proteção do volante do motor; introduza uma chave allen de 12 mm entre a cremalheira e a carcaça da caixa;
Retire a capa plástica protetora da correia; Gire manualmente o motor, de modo que a
marca existente na engrenagem do virabrequim, alinhe-se com a referência existente na carcaça da bomba de óleo (figura 1);
95   N.m +
Observe se, nessa condição, a marca existente na polia do comando alinha-se  com a referência existente na tampa traseira da correia dentada (figura 2). Se não forem observados os referidos alinhamentos, dê mais uma volta completa na árvore de manivelas;
Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.
>>Procedimento para substituição da correia
Com a correia dentada já exposta e sincronizada (conforme descrito anteriormente nos itens 4 e 5), solte a porca do tensionador. Com uma chave allen de 6 mm, afrouxe o tensionador e retire a correia (figura 3). Evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;Instale a correia nova, começando pela engrenagem do virabrequim e tomando o  máximo cuidado para não perder o correto sincronismo;
Com a chave allen de 6 mm tensione o esticador em sua posição de máximo tensionamento. Aperte a porca de fixação (figura 3);
Dê dois giros manuais completos no motor; Confira atenciosamente a posição do tensionador e
as marcas de referência para sincronismo. O tensionador deve estar na posição correta de trabalho (figura 3). Se for necessário, reajuste-o. As marcas de sincronismo (da polia do eixo comando e da engrenagem do virabrequim) devem coincidir com as referências (conforme descrito anteriormente);
Se tudo estiver OK, reinstale o que foi retirado;

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

como trocar a correia do Corsa 1.0 16V, Corsa 1.6 16V e Tigra 1.6 16V



Motores 1.0 e 1.6 16 válvulas
Corsa 1.0 16V, Corsa 1.6 16V e Tigra 1.6 16V
>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada
Para verificar o sincronismo da correia dentada desses motores, proceda da seguinte forma:
Retire a correia poli-V; Retire a capa plástica superior de proteção
da correia dentada. Retire o sensor de fase; Retire a polia do virabrequim; Retire a capa plástica protetora inferior da
correia dentada; Gire manualmente o motor, de modo que a
marca existente na engrenagem do virabrequim alinhe-se com a referência existente tampa traseira da correia dentada (figura 1);
Observe se, nessa condição, as marcas existentes nas polias dos comandos de admissão e escape alinham-se na horizontal (figura 2). Se não forem observados os referidos alinhamentos, dê mais uma volta completa na árvore de manivelas;
Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.
>>Procedimento para substituição da correia
Com a correia dentada já exposta e sincronizada (conforme descrito anteriormente nos itens 5 e 6), trave as polias dos eixos comandos utilizando-se de uma ferramenta especial (figura 3);
Solte a porca do tensionador. Com uma chave allen de 6 mm, afrouxe o tensionador e retire a correia (figura 4). Evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;
Instale a correia nova, começando pela engrenagem do  virabrequim e tomando o  máximo cuidado para não perder o correto sincronismo;
Com a chave allen de 6 mm tensione o esticador em sua posição de máximo tensionamento. Aperte a porca de fixação (figura 4);
Retire a ferramenta de travamento das polias dos eixos comandos e dê dois giros manuais completos no motor;Confira atenciosamente a posição do tensionador e as marcas de referência para sincronismo. O tensionador deve estar na posição correta de trabalho (figura 4). Se for necessário, reajuste-o. As marcas de sincronismo (das polias dos eixos comandos e da engrenagem do virabrequim) devem
coincidir com as referências (conforme descrito anteriormente);
Se tudo estiver OK, reinstale o que foi retirado. O torque aplicado no parafuso da polia do virabrequim deve ser de aproximadamente 140 N.m ou 14 Kgf.m;

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

honda cyti ficha tecnica

Ficha Técnica
Motor Potência (cv x rpm) - Gasolina/ Etanol Torque (kgf.m x rpm) - Gasolina/ Etanol Tração Transmissão manual de 5 velocidades Transmissão automática de 5 velocidades com Shift Hold Control Pneus Estepe em aço Rodas de liga leve (pol) Direção com assistência elétrica progressiva (EPS) Suspensão dianteira Suspensão traseira
DX
1.5 16V SOHC i-VTEC FLEX
14,8 x 4800 115/116 x 6000
Dianteira
175/65 R15 175/65 R15
15 x 5,5’ J
McPherson Barra de torção

Dim E nsõ E s
Distância entre eixos (mm) Comprimento (mm) Altura (mm) Largura (mm) Peso - Transmissão manual (Kg) Peso - Transmissão automática (Kg) Capacidade do tanque de combustível (l) Volume do porta-malas (l)
DX
2550
1480 4400
1695
1118 1156
506 42

E XTE rior
Acabamento do suporte da placa traseira cromado Antena na parte traseira do teto Brake light Farol de neblina Grade frontal na cor cinza Maçanetas externas Pára-brisa degradê Pára-choques na cor do veículo Ponteira do escapamento cromada Retrovisores elétricos na cor do veículo Vidros verdes com filtro UV

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