domingo, 30 de novembro de 2014

SUBSTITUIÇÃO DO FILTRO DE DIESEL DUCATO

SUBSTITUIÇÃO DO FILTRO DE DIESEL

Realizar a substituição do filtro de combustível a cada 7.500 km ou 12 meses, se o veículo for utilizado em uma ou mais das condições relacionadas abaixo:
- Utilização do veículo nos limites máximos de esforço, de carga ou uso constante em subida;
- Serviço em canteiro de obra;
- Tráfego predominante em estrada de terra;
- Tráfego urbano com constante funcionamento do motor em marcha lenta (ex.: veículos de entregas de porta em porta, escolares, lotação, etc).
A variedade do grau de pureza do óleo diesel pode tornar necessária a substituição do filtro de combustível mais frequentemente do que está indicado no Plano de Manutenção Programada.
Caso o veículo não seja utilizado em nenhuma das situações acima, a troca do filtro de combustível pode ser efetuada a cada 15.000 km ou 12 meses.
- Utilizar sempre o elemento filtrante genuíno, porque ele foi testado e aprovado pela Fiat.
- Após a desmontagem do filtro, limpar o copo do elemento filtrante, com um pano branco totalmente limpo e sem desprendimento de fiapos.
ATENÇÃO:
- Durante a montagem, não tocar no elemento filtrante com a mão. Abrir sua tampa de proteção plástica, encaixar na parte superior do filtro e colocar imediatamente dentro do copo, fechando o conjunto. O lado externo do elemento filtrante é o lado pós filtragem e se no momento na montagem encostar em alguma sujeira, ela vai seguir para os componentes da injeção.
- Não colocar o elemento filtrante novo sobre bancada. E, retirar da embalagem somente no momento da montagem no corpo do filtro.
- Substituir sempre a guarnição de vedação da tampa, fornecida junto com o elemento filtrante genuíno.
Antes de efetuar a partida no motor, ligar somente a chave de ignição e aguardar 12 segundos. Nesse tempo a bomba elétrica entrará em funcionamento enchendo o filtro com diesel e expulsando o ar da tubulação. Repetir esta operação por mais duas vezes antes de ligar o motor, para se certificar que não existe nenhum vazamento de diesel após a montagem.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

como tirar agua do filtro da ducato MULTIJET ECONOMY PROCONVE L6

como tirar agua do filtro da ducato


A qualidade do óleo diesel e a substituição do filtro de combustível, conforme indicado no plano de manutenção do Manual de Uso e Manutenção, são determinantes para o funcionamento normal do veículo e para a garantia dos componentes do motor, por causa da tecnologia do sistema eletrônico de injeção.
No abastecimento, utilizar somente óleo diesel S-10 da linha automotiva. Nunca utilizar combustíveis especificados para outras finalidades, como por exemplo: óleos combustíveis para caldeiras, etc. Não é necessário utilizar aditivos no óleo diesel, a sua utilização poderá restringir os direitos de garantia.
Ao utilizar óleo diesel armazenado em tambores, considerar que ele pode conter impurezas que causam falhas no sistema de alimentação. Neste caso, filtrar o combustível antes de abastecer o veículo.
como tirar agua do filtro da ducato
A cada 5.000 km ou quando no quadro de instrumentos a luz-espia acender, é necessário descarregar a água de condensação do filtro.
O fenômeno de condensação de água, ocorre dentro do tanque devido a umidade presente no ar. Quanto maior a quantidade de ar no tanque, maior a possibilidade de condensação durante a noite, quando a temperatura diminui. Portanto, recomendamos que o veículo seja abastecido até o tanque ficar cheio, no final do dia, para diminuir este efeito.
Soltar algumas voltas no parafuso plástico, localizado na lateral do filtro (figura abaixo), utilizar uma chave de fenda e reapertá-lo após verificar que o combustível está saindo sem água.
como tirar agua do filtro da ducato
como tirar agua do filtro da ducato
Após a drenagem, virar a chave de ignição na posição MAR, sem efetuar a partida no motor. Esse procedimento irá ligar a bomba elétrica no tanque por aproximadamente 12 segundos, fazendo com que o filtro seja completamente cheio. O diesel em excesso, será liberado para o retorno ao tanque. Retorne a chave na posição STOP e depois efetue a partida no motor.
como tirar agua do filtro da ducato
A operação de sangria, se não for efetuada corretamente com as devidas precauções, pode comprometer a segurança de marcha do veículo e ocasionar perigosos vazamentos de combustível.
Sempre que a indicação da luz-espia ocorrer logo após o abastecimento, é possível que tenha sido introduzida água no reservatório, junto com o diesel. Neste caso, retire todo combustível do tanque, substitua o filtro de diesel e coloque diesel limpo no tanque.
como tirar agua do filtro da ducato

anuncio

Blogger templates