domingo, 2 de janeiro de 2011

troca de correia dentada Gol Power 1.0 16V, Parati Power 1.0 16V e Gol Highway 1.0 16V

Motores EA 111 1.0 16 Válvulas
Gol Power 1.0 16V, Parati Power 1.0 16V e Gol Highway 1.0 16V
>>Procedimento para verificação do sincronismo do motor
Retire a tampa de proteção do motor (tampa que cobre o motor e os coletores de admissão e escape);
Retire a capa de proteção superior das correias dentadas;
Gire manualmente o motor até que os furos existentes nas polias dos eixos comandos alinhem-se com os guias existentes no cabeçote, tornando possível a instalação dos pinos de fasagem (pinos de 7,9 mm de diâmetro por 6,5 cm de comprimento)  figura 1;
Nessa condição, o primeiro cilindro deve encontrar-se no ponto morto superior- PMS. O PMS do primeiro cilindro pode ser verificado pelo posicionamento do volante do motor na marca de zero grau (0º) - figura 2.
Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir as correias, faça o procedimento a seguir.
>>Procedimento para substituição das correias
Com o motor devidamente sincronizado, conforme descrito no item anterior (figuras 1 e 2), efetue o procedimento a seguir:
Para facilitar o acesso às correias dentadas retire o pára-choque e a chapa de apoio do suporte dianteiro do motor (figura 3). - O pára-choque está preso pelos seguintes parafusos: - 06 parafusos internos aos pára-lamas. Três parafusos em cada pára-lama; - 02 parafusos na parte inferior do pára-choque (saia). Um de cada lado; - 06 parafusos na parte superior do pára-choque (grade). Três de cada lado; - A chapa de apoio do suporte dianteiro do motor está presa por 3 parafusos, localizados abaixo do pára-choque (figura 3);
Após a retirada do pára-choque e da chapa de apoiodo suporte dianteiro marque a geometria (desenho), da correia poly-V. Feito isso, retire a correia poly-V;
Com o auxílio de uma ferramenta de travamento (figura 4), afrouxe o parafuso central da polia do virabrequim e retire a polia;Retire a capa de proteção inferior da correia dentada. Para que seja possível a retirada da capa de proteção inferior da correia dentada é necessário retirar: - O tensionador da correia poly-V, com o seu suporte; - O rolamento auxiliar da poly-V que fica junto à capa inferior da correia dentada; - O suporte duplo, do compressor do ar condicionado e da bomba da direção hidráulica, se houver. Para que seja possível a retirada do suporte duplo é necessário afastar o conjunto do radiador de arrefecimento do motor;
Solte o parafuso de fixação do tensionador da correia dentada principal (correia maior) e retire a correia;
Solte o parafuso de fixação do tensionador da correia dentada secundária (correia menor), retire o tensionador e a correia;
Instale a nova correia secundária e o seu tensionador. Com o auxílio de uma chave allen de 6 mm posicione o tensionador em sua posição de tensionamento ideal (figura 5). Aperte o parafuso de fixação do tensionador com um torque de 20 N.m (2 Kgf.m);Instale a nova correia principal no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim. Com o auxílio de uma chave allen de 6 mm posicione o tensionador em sua posição de tensionamento ideal (figura 6). Aperte o parafuso de fixação do tensionadorcom um torque de 20 N.m (2 Kgf.m);
Retire os pinos de fasagem dos eixos comandos de válvulas (figura 1);
Dê dois giros manuais (voltas completas) no motor e confira atenciosamente o posicionamento dos tensionadores e o sincronismo do motor. Os tensionadores devem estar na posição correta de trabalho (figuras 5 e 6). O motor deve estar devidamente sincronizado (figuras 1 e 2). Se for preciso efetue ajustes;
Reinstale tudo o que foi retirado. Os torques recomendados são: - Parafusos dos rolamentos auxiliares: 50 N.m (5 Kgf.m) - Parafuso da polia do virabrequim: 90 N.m + 90º (9 Kgf.m + 90º)

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