segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pegaso Z-102

Pegaso foi uma empresa estabelecida conhecido por seus caminhões e ônibus, mas também produziu carros esportivos por sete anos. Pegaso gerente diretor técnico até então era Wifredo Ricart , ex- projetista da Alfa Romeo 512, e rival do companheiro de Ferrari Enzo , que na época tinha também trabalhou para a Alfa Romeo .

Design


O Z-102 tecnologia de corridas de carros-empregados no seu chassis e corpo em liga. Tudo foi produzido in-house em Barcelona , onde a fábrica de carros foi Pegaso, com exceção do coachworking externa, seja pela Carrozzeria Touring , Saoutchik ou Serra (embora cedo Z-102 unidades levar Pegaso-made corpos). A quatro-cam-liga todos os V8 do motor, lubrificação por cárter seco, e um 5-velocidade caixa de câmbio não-syncronmesh montada com o diferencial como uma unidade estavam dentro de um chassis em aço estampado.
O Z-102 começou a vida como dois protótipos em 1951 como um cupê e um drophead. O cupê e conversível tinha corpos de aço dumpy, eo peso foi um problema na medida em que Pegaso tomou a decisão de voltar a liga para a carroçaria. Coachbuilder Touring então "embelezada" o design, substituindo a grade com uma cruz de duas peças, reduzindo o carro, o reposicionamento do foglights e simplificando vários detalhes para dar um perfil limpo, semelhante ao contemporâneo Aston Martin DB2 eo Lancia Aurelia , que foi o mais memorável e numerosos de todos os Z-102 corpos.
O Z102 entrou em produção com um motor 2.5 (2472cc) litros, usado nos protótipos, embora mais tarde houve variantes com 2.8 (2816cc) e 3.2 (3178cc) litros DOHC desmodromic 32 - válvula V8 360 hp (270 kW) motores com múltiplos carburadores ou supercharger opcional. Horsepower variou 175-360, e, transferido através de uma caixa de cinco velocidades e marcha-driven árvore de cames, mais rápido pode chegar a 160 mph, (256 km / h), superando carros Ferrari, tornando-se assim do mundo carro de produção mais rápido no momento. [ carece de fontes? ] O carro tinha uma base de 120 mph (192 km / h) de velocidade máxima.
As vigas principais da estrutura do carro tinha grandes buracos relâmpago, e os poços de roda sob o corpo foram usados ​​como membros estressados.
Este carro de tracção traseira, tinha a sua transmissão na traseira, conectada ao diferencial (tornando-se um transaxle). Mas foi extraordinariamente localizado atrás do diferencial dentro de um reverso Um quadro cujo ápice foi na parte traseira do chassi. Um tanque de combustível estava situado em cada lado da transmissão.
A suspensão traseira era do Dion De tipo, com a característica incomum que, para conter o tubo de lado a lado o movimento, seu tubo tinha uma pequena roda em seu ponto médio que rolou em um canal vertical na frente do diferencial ( que em um sistema de Dion De é aparafusado ao chassis) em vez de usar uma ligação Watts ou uma vara de Panhard .
No entanto, os carros foram pesados ​​e brutal de conduzir e sucesso a concorrência era praticamente inexistente. Porque os carros foram construídos com base no custo-não-objeto, isso causou dificuldades financeiras na empresa. Uma versão simplificada e mais barata, o Z-103 com 3,9, 4,5 e 4,7 litros os motores, foi colocado em produção, mas de nada adiantou, eo Z-102 foi interrompido após 1958 . Apenas 86 carros foram produzidos e, destes, apenas um punhado de cabriolets foram construídos.
[ editar ]Corrida e elegância concursos

O Pegasos correu em várias competições, mas sem sucesso real. No de 1953 Le Mans ensaios, motorista José Jover ficou gravemente ferido depois de bater em mais de 200 km / h. Eles competiram também em 1954 Carrera Panamericana , dirigido por Joaquin Palacio, com resultados cada vez mais promissor nas primeiras fases, mas, novamente, um acidente impediu uma excelente posição final.
Além disso, em 25 de setembro de 1953, em Jabbeke (Bélgica), a Touring Z-102 BS/2.8 (o Barchetta antigos foram usados ​​em Le Mans, 2.8 supercharger único litro), dirigido por Celso Fernández, quebrou quatro oficiais RACB (Royal Automobile Club de Belgique) discos no mundo inteiro (o mais rápido deles, 243,079 Km / h (= 151,042 mph ) média no quilômetro voador-start), anteriormente propriedade de um Jaguar XK120 . O original Z-102 BSS/2.5 Bisiluro Especial Competición (2,5 litros twin supercharged) significou para assumir os registros não poderiam ser usados ​​por causa de um motor fundido.
Pegasos alcançado resultados muito melhores em vários Concours d'Elegance concursos. A Pegaso Z-102 coupé por Saoutchick, de propriedade do barão Thyssen-Bornemisza , foi a este respeito o epítome da sofisticação carroçarias, como tinha assentos estofados com pele de leopardo e controles em ouro, e de tal terminar um ganhou o 1953 Enghien- les-Bains (França) Grand Prix d'Elegance.

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