quinta-feira, 7 de junho de 2012

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Motores AP ( Preparações)
Receitas de Preparação de Motores AP VW
As informações abaixo citadas são de inteira responsabilidade de quem for executar o
serviço, pois são uma referência para melhorar a performance de um motor de combustão,
se você não tem nenhum conhecimento em mecânica, pare por aqui, ou procure alguém que
tenha conhecimento do mesmo. As receitas de veneno são direcionadas totalmente a
motores da linha volkswagen, se você possui outra marca, não me leve a mal, mas se você
quer potência, rendimento e durabilidade, o motor tem que ser um Volks, da linha AP (Alta
Performance).
Para preparar um motor é necessário além de um prévio conhecimento, também uma série
de ferramentas, um jogo de tabelas de torque, ponto, velas, não pense que com uma chave
de fenda, um alicate e um martelo você já está apto a começar ! Então comece o
investimento em uma caixa de ferramentas completa, pois não existe coisa pior que quando
estiver na metade do serviço faltar aquela chave. E não pense que vai usar essas
ferramentas apenas para fazer o serviço e  pronto, pois quando se trata de preparação de
motores, você terá que carregar essa caixa no porta-malas, pois a qualquer momento pode
aparecer um problema e você como um bom preparador terá que por a "mão na massa"
esteja onde estiver...Digo tudo isso, pois um motor preparado está suscetível a incomodar a
qualquer momento, se você usa o carro para viagens, prepare-se para um dia ficar na
estrada !!!
Veneno Leve
Introdução:
Esta é uma opção para você que quer aumentar um pouco o rendimento de seu carro sem
modificar a estabilidade original do motor(ou seja, o carro vai ficar com a marcha lenta
normal). É aplicado à motores AP1600, 1800,2000.
Peças necessárias:
1. Um comando de válvulas 049G (mais conhecido como comando "S").
2. Um jogo de juntas p/ tampa de válvulas.
3. Uma junta de cabeçote.
4. Um jogo de velas mais frias que as originais.
5. Uma junta do coletor de admissão.
6. Juntas do coletor de escape.
Mão-de-obra:
Desmontagem:
Comece retirando a tampa da correia dentada, a seguir retire a tampa de válvulas, retire o
comando com sua polia, retire a polia do comando usando uma morsa de bancada.
Substitua o comando de válvulas original  pelo 049G, esse comando é encontrado em
qualquer concessionária volks, ele equipa os motores 1.8S do Gol GT e GTS, esse comando
é o mais bravo da linha, e pode ser instalado em qualquer motor AP. Monte a polia no novo
comando, recoloque-o no seu lugar, os parafusos dos mancais do comando devem ser
apertados usando um torquímetro. Agora solte os parafusos que prendem o coletor de
admissão, retire-o, solte os parafusos do coletor de escape, retire-o, solte todas as
mangueiras que são presas ao cabeçote, após soltar tudo que está preso ao cabeçote, solte os
parafusos do mesmo e retire-o.  Leve-o em uma retífica de motores e mande aplainar 0.8mm se for a álcool, e 1,2mm se for
a gasolina. Feito isso, limpe-o bem para que não fique nenhuma limalha.
Montagem:
O procedimento de montagem dos componentes, é o inverso ao da montagem. O que se
deve observar na montagem é quando for colocar a correia dentada na polia do comando,
observe que a polia tem uma marca de um pontinho em sua parte interna, essa marca deve
estar alinhada com a base da tampa de  válvulas do lado direito. Retire a tampa de
distribuição e verifique se o rotor está apontado para o cabo de velas do primeiro cilindro,
se não tiver faça isso. Na janela do volante deve estar alinhado o ponto "OT", feito isso,
encaixe a correia dentada na polia. Continue a montagem.
Regulagem:
Não precisa ser feito nenhuma modificação na carburação, apenas uma boa limpeza, e uma
regulagem de mistura ar/combustível, alguns preparadores costumam modificar o avanço
do segundo estágio que é a vácuo, para mecânico, eu particularmente não recomendo, pois
o consumo aumenta muito e o rendimento não é diretamente proporcional ao consumo.
Faça a regulagem de válvulas. Consulte sua tabela de ponto para ver qual é o ponto de seu
motor, se for por exemplo 8 graus, aumente-o para 12 e saia para dar uma volta para testar,
com velocidade baixa coloque uma quarta e pise no fundo do acelerador, se o motor fizer
um barulho de batida de pino("trincar"), baixe um pouco o ponto, teste novamente até parar
de trincar.
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