Para o novo Uno este serviço vai além.
Antes não necessitava a retirada da tampa de válvula, bastando apenas a remoção do suporte da bobina e a introdução de uma unica ferramenta figura abaixo para travar o eixo comando de válvulas.
Depois retirava as proteções da correia dentada, a polia da correia dos acessórios, o velho tensor e a correia. Em seguida as substituições dos novos componentes.
Para o novo Uno, a substituição da correia dentada vai muito além destes procedimentos:
Serão precisos a retirada da tampa de válvulas, suporte da bobina, remover outros acessórios e proceder cuidadosamente com os serviços, as ferramentas aumentaram e foram modificadas para maiores precisão no manuseio deste serviço.
Estes cuidados e ferramentas é quase que obrigatório para um perfeito sincronismo deste motor, alias de qualquer motor. Ou faz o uso das ferramentas corretamente ou então os serviços serão perdidos e o motor inevitavelmente vai ser danificado, principalmente o cabeçote e seus acessórios.
As ferramentas necessárias estão apresentadas nas descrições e imagens abaixo:
- Ferramenta para travar precisamente o eixo comando de válvulas;
- Ferramenta para travar o virabrequim na defasagem exata, ou seja, no PMS (ponto morto superior);
- Ferramenta para travar a polia do eixo comando, para soltar o parafuso do mesmo;
- Torquímetros, tensionador do tensor da correia;
- E outras ferramentas necessárias.
Estas são as principais, além de outras que serão necessários para os serviços corretos.