segunda-feira, 23 de agosto de 2010

como trocar o retentor trazeiro do audi sem distribuidor

111049 - Dispositivo para posicionamento e colocação da roda fônica em motores VW / Audi
A fixação da roda fônica é feita por interferência (a roda entra sob pressão) na extremidade traseira da árvore de manivelas, próximoao flange do retentor, onde está instalado também o sensor de leitura da posição da roda. A fixação por interferência se dá na parte lisa do eixo onde trabalha o retentor, portanto, sem condição de haver um rasgo de chaveta ou qualquer outro tipo de entalhe que pré-determinaria uma só posição. Em função disso deve-se usar um dispositivo para que a roda seja colocada na posição correta. Caso contrário, as curvas de avanço calculadas pela unidade de comando serão alteradas, provocando funcionamento irregular do motor ou até mesmo impedindo seu funcionamento.Existem ainda 2 detalhes em relação às rodas fônicas de motores VW / Audi. Inicialmente no motor 1.0 16V Turbo e, posteriormente, nos primeiros motores 1.6 e 2.0 sem distribuidor, o sistema retentor / flange + roda fônica era de origem alemã com 2 fornecedores distintos: Freudenberg e Bruss. Nos motores produzidos a partir de 2000, a VW solicitou à Sabó que desenvolvesse e produzisse um sistema de retentor / flange + roda fônica. Essa diversidade de fornecedores e sistemas acarreta também posicionamentos diferenciados entreeles e conseqüente diferença de dispositivo para a colocação da roda.
O dispositivo Raven 111049 atende aos 3 sistemas diferentes.
O pino que determina a correta posição de montagem da roda, tem 2 opções diferentes determinadas por 2 alojamentos com rosca interna. No corpo do dispositivo, ao lado de cada rosca onde o pino pode se alojar, existe uma gravação para identificar em qual deles enroscá-lo, de acordo com o sistema utilizado no motor.
Ao lado de um dos alojamentos está gravado "Freuden" e ao lado do outro, "Sabó".
Para identificar qual sistema equipa o motor, basta analisar o flange do retentor e determinar o fabricante, caso o nome esteja ilegível:
• Bruss utiliza flange do retentor de alumínio e roda fônica vazada (com janelas).
• Freudenberg utiliza flange do retentor de alumínio e roda fônica dentada. Para estes 2 sistemas o posicionamento da roda é o mesmo, portanto, basta enroscar o pino de posicionamento no alojamento identificado com a gravação "Freuden".
• Sabó utiliza flange do retentor de plástico e roda fônica lisa (polarizada). Para este sistema deve-se colocar o pino de posicionamento no alojamento identificado com a gravação "Sabó".
Observe as diferenças entre as rodas (fig. 1): Bruss, Freudenberg e Sabó.Montagem
1instale primeiramente o retentor /flange novo (fig. 2).
2- determine o sistema utilizado no motor, através da marca do fabricante e enrosque o pino de referência no alojamento correspondente, identificado com as gravações.
3- passe um pouco de graxa na superfície da ferramenta para dar aderência à roda fônica. Colque-a sobre a ferramenta, observando que seu orifício se encaixe no pino de referência. Centralize visualmente a roda em relação ao dispositivo (fig. 3).
4- posicione o dispositivo Raven 111049 de modo que seus 2 parafusos possam ser enroscados nos orifícios da árvore de manivelas (fig. 4), ao mesmo tempo que são guiados pelo pino de bronze que só se encaixará em uma única posição, pois um dos orifícios é assimétrico (tem distância diferente em relação aos outros). Obs.: a utilização deste dispositivo não está vinculada ao PMS. O posicionamento da roda fônica foi determinado apenas pelo orifício assimétrico de fixação do volante.
5- vá enroscando os 2 parafusos manualmente, alternando entre um e outro. Quando a roda fônica encostar na árvore de manivelas, comece a enroscá-los com uma chave de 17mm até que o dispositivo encoste na face do eixo de manivelas e dê o torque final, por igual e com uma carga maior (fig.5).
6- retire o dispositivo fazendo a operação inversa, ou seja, solte o torque final e venha desenroscando os 2 parafusos alternadamente.7- monte o volante utilizando trava química nos parafusos e aplique o torque especificado

2 comentários:

  1. Ok amigo, deu para compreender perfeitamente, e com a ferramenta Raven 111049 facilita bastante a montagem. O que não ficou claro e parece ser impresindível é que a arvore de manivela tem que estar no seu ponto correto, com o pistão 01 no seu PMS.

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