como trocar a correia dentada do peugeot 2.0 16v
Substituição da correia de distribuição de motores Citroën / Peugeot 2.0 16V
Motores 2.0 16V(EW10J4 e EW10A) Veículos Citroën: C5, C8, Picasso e Xsara(2002 em diante). Veículos Peugeot: 307, 406(2002 em diante) e 807
Aplicações Pino (161001-C) de 7,90mm de diâmetro: determinação do posicionamento dos pistões a meio curso, através do alinhamento do flange da árvore de manivelas (entalhe meia-lua) e do orifício correspondente na carcaça da bomba de óleo. Pino (161004-B): determinação do posicionamento dos pistões a meio curso, através do alinhamento do orifício localizado na lateral traseira do bloco do motor e do orifício correspondente, existente no volante. Pinos (161004-C) de 5,85 x 9,75mm de diâmetro: determinação de PMS dos eixos de comando de válvulas, através do alinhamento de orifícios, um em cada polia do comando e dos orifícios correspondentes, localizados no cabeçote.Desmontagem
Motores até 2003 - EW10J4
1- em um papel, desenhe o caminho da correia dos acessórios e marque o sentido de rotação em caso de reutilização. Em seguida, remova-a.
2- remova o motor de partida e aplique a ferramenta 101008 (fig. 1).
3- solte os 4 parafusos de fixação e retire a polia poli-v dos acessórios. Neste modelo a polia é simples, não apresentando núcleo de borracha para amortecimento de vibrações.
4- retire as proteções plásticas que recobrem a correia dentada.
5- a polia dos acessórios é fixada em um flange na extremidade da árvore de manivelas. Após retirá-la, o flange já poderá ser visualizado.
6- identifique no diâmetro externo do flange, um entalhe em forma de meia-lua.
7- retire a ferramenta 101008. 8- vá girando o motor, através
do parafuso central da árvore de manivelas, até que o entalhe meialua fique alinhado com o orifício
existente na bomba de óleo, em seguida encaixe o pino de 161001-C (fig. 2). Isso determinará o correto alinhamento dos pistões a meio curso. Ao posicionar a árvore de manivelas, as polias dos eixos de comando de válvulas também deverão estar alinhadas com os orifícios existentes no cabeçote. Caso contrário, dê mais uma volta na árvore de manivelas.
9- recoloque a ferramenta 101008. 10- instale os pinos 161004-C nas polias dos eixos de comando de válvulas, certificando-se de seu correto e total encaixe nos orifícios correspondentes no cabeçote (fig. 5). 11- solte o parafuso central da árvore de manivelas. Não é necessário removê-lo, apenas afrouxá-lo. Neste modelo de motor, o flange da extremidade da árvore de manivelas é chavetado, a polia dentada, não. Após soltar o parafuso central, a polia dentada permitirá um pequeno giro livre, para ambos os lados. Esse giro livre é necessário para distribuir a tensão quando for montada a correia nova.
OBS.: é importante posicionar o flange corretamente, antes de soltar o parafuso central da árvore de manivelas.
12- solte o parafuso ou porca central do rolamento tensor, alivie a tensão e remova a correia.Motores 2004 em diante - EW10A
1- repita o passo 1 anterior. 2- não é necessária a remoção do motor de partida. 3- neste modelo de motor, não há 4 parafusos segurando a polia poli-v dos acessórios.
IMPORTANTE: não remova a polia antes de ler o que vem a seguir.
4- retire as proteções plásticas que recobrem a correia dentada. 5- olhando o motor pela frente
(polias), localize na lateral esquerda traseira do bloco, próximo à saída do semi-eixo, o orifício de instalação do pino 161004-B (ø±30 mm). Vá girando o motor, através do parafuso central da árvore de manivelas, até que apareça o orifício correspondente de encaixe existente no volante (ø± 9 mm). 6- instale o pino 161004-B, certificando-se de seu correto e total encaixe (fig. 3). A colocação do pino determinará o correto alinhamento dos pistões, a meio curso e bloqueará o movimento da árvore de manivelas, permitindo soltar ou torquear seu parafuso central. Verifique se neste momento, as polias dos eixos de comando de válvulas também estão alinhadas com seus orifícios correspondentes no cabeçote, caso contrário, dê mais uma volta na árvore de manivelas. 7- instale os pinos 161004-C nas polias dos eixos de comando de válvulas, certificando-se de seu correto e total encaixe nos orifícios correspondentes no cabeçote (fig. 5). 8- solte o parafuso central, remova-o e, em seguida, remova a polia poli-v dos acessórios (fig. 4). Neste modelo de motor, a polia dos acessórios tem amortecimento de vibração e seu núcleo é de borracha. Ao removê-la, não há flange como no modelo EW10J4, modelos até 2003. Ao removê-la, já se pode visualizar a polia dentada. Da mesma forma que o modelo anterior, a polia dentada não é chavetada. Ao soltar o parafuso central ela girará livremente. Seu giro livre é necessário para distribuir a tensão quando for montada a correia nova.
OBS.: é importante posicionar e bloquear a árvore de manivelas antes de soltar o parafuso, caso contrário, perde-se a referência, podendo causar danos às válvulas.9- solte o parafuso ou porca central do rolamento tensor, alivie a tensão e remova a correia.
Montagem
1- remova o rolamento tensor e inspecione-o quanto à falta de lubrificação, desgaste, folga ou pontos duros. Substitua-o se encontrar alguma irregularidade. Faça o mesmo com o rolamento fixo de apoio. 2- elimine a folga da polia dentada da árvore de manivelas, girandoa no sentido anti-horário (apenas para motores até 2003). 3- instale a correia nova, no sentido horário, iniciando a colocação pela polia do comando de admissão e terminando no tensor. 4- utilize uma chave Allen 6 mm, atue no rolamento até conseguir o alinhamento das marcas, fixa e móvel. Aperte o parafuso ou porca central de fixação do rolamento. 5- nos motores até 2003, aplique um torque de 13 kgf.m no parafuso central da árvore de manivelas. 6- remova o pino de referência 161001-C, os pinos 161004-C e a ferramenta 101008. Dê 2 giros completos no motor e confira se os pinos se encaixam novamente. 7- recoloque a polia dos acessórios. 8- reinstale a correia poli-v e o motor de partida. 9- nos motores 2004 em diante, reinstale a polia dos acessórios e aplique um torque de 13kgf.m em seu parafuso central. 10- remova os pinos 161004-C e o pino 161004-B. Dê 2 giros completos no motor e confira se os pinos se encaixam novamente. 11- reinstale as proteções plásticas. 12- reinstale a correia poli-v.
gostaria da mesma informacao, so que a do chrysler neon 2.0i 16v,como trocar a correia dentada passo a passo.obrigado!
ResponderExcluirgostaria de saber quais os pinos de travar as engrenagens dos comandos de valvulas e do eixo de manivelas do peugeot 307 2.0 16 valv. 2005
ResponderExcluirExplicação muito bem feita,gostei muito e me ajudou bastante.
ResponderExcluir