domingo, 5 de setembro de 2010

como trocar a correia dentada da ford Ranger 2.3 e Ranger 2.5

correias dentada ford
Motores OHC 2.3 e 2.5 4 cilindros


Ranger 2.3 e Ranger 2.5

>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada

Para verificar o sincronismo da correia dentada dos motores OHC 2.5 4 cilindros, proceda da seguinte forma:

Gire manualmente o motor até que a marca existente na polia do virabrequim alinhe-se com a referência da tampa protetora da correia dentada (figura 1);

Observe se, nessa condição, as marcas existentes nas polias do eixo comando de válvulas e da bomba de óleo alinham-se com as referências da tampa traseira da correia (figura 2). Se não forem observados os referidos alinhamentos dê mais uma volta completa na árvore de manivelas;

Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.

Observação: Para a visualização das polias do eixo comando e da bomba de óleo, é necessário retirar a tampa protetora da correia dentada. Para que isso seja possível, antes devem ser retirados o ventilador hidrodinâmico (”ventoinha”), a correia poli-V (atentando para seu sentido de instalação), a bomba da direção hidráulica, o compressor do ar condicionado (se existir) e a polia da bomba d´água.

>>Procedimento para substituição da correia



Retire a polia do virabrequim (para isso trave o volante);

Com a correia já exposta e sincronizada (conforme descrito anteriormente nos itens 1 e 2) solte, sem retirar, o parafuso central e o parafuso de ajuste do tensor da correia dentada (figura 3);

Utilizando-se uma ferramenta especial, movimente o tensionador e retire a correia dentada (figura 4). Evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;

Instale a correia nova no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim e tomando o máximo cuidado para não perder o correto sincronismo (vide vista geral da correia dentada);

4Dê dois giros manuais completos no motor;


Reaperte o parafuso central e o parafuso de ajuste do tensor da correia dentada. No parafuso central aplique um torque de 5 Kgf.m (50N.m) e no de ajuste aplique um torque de 4 Kgf.m (40 N.m);

Confira atenciosamente a posição do tensionador e

as marcas de referência para sincronismo (vide vista geral da correia dentada);

Se tudo estiver OK, reinstale o que foi retirado. O torque aplicado na polia do virabrequim deve ser de aproximadamente 14 Kgf.m ou 140 N.m;

10 comentários:

  1. As ranger 2.3 16V Repower não usam correia, já são corrente.

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  2. como botar ranger 2.3 16v no ponto o pistão fica no meio ou em cima

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    1. Para se colocar o motor da ranger 2.3 16v deve se colocar o pistão 1 e 4 em PMS e os comandos se posicionam com uma régua na parte traseira dos comandos

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  3. Com quantos km se troca a correia dentada ??

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  4. Boa noite com quantos mil km troca a correa dentada da ranger 2001 2.5 diesel

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  5. Tenho uma Ranger 98 gasolina 2.5.

    Fiz o motor mas não liga corretamente, pois o mesmo está estourando até o filtro de oleo devido por algum motivo a pressão do motor estar alta de mais. Medimos e está dando mais de 7bar. Alguém pode me ajudar?

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  6. Quantos km se troca a correia do alternador da Ford ranger 2011 sport ? Não achei no manual

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