Motores 2.0 16 válvulas
Tempra 2.0 16V, Tipo 2.0 16V e Fiat Coupé
>>Condição de sincronismo
Quando o primeiro cilindro está em ponto morto superior - PMS (no final da fase de compressão), as marcas existentes nas polias dos comandos de válvulas devem estar alinhadas com as marcas existentes na tampa traseira da correia dentada (figura 2).
>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia.
Movimente manualmente o motor de modo que as marcas existentes na polia do virabrequim alinhem-se simultaneamente com a referência existente na capa da correia dentada e com o sensor de rotação (figura 1);
Remova as correias auxiliares da direção hidráulica, do alternador e do compressor do ar condicionado (se existirem);
Retire a polia do virabrequim (roda fônica);
Retire o suporte da bieleta, a polia da bomba d`água e a tampa protetora da correia dentada;
Gire manualmente o motor de modo que as referências existentes nas polias dos comandos, alinhem-se com as marcas existentes na tampa traseira da correia dentada (figura 2);
Nessa condição, a marca existente na engrenagem do virabrequim, alinha-se com a referência existente no bloco do motor (figura 3);
Nos veículos Tempra 2.0 16V (93 a 94), Tipo 2.0 16V e Coupé, que possuem distribuidor de ignição, confira também o posicionamento do mesmo. Com a correia dentada em sincronismo (conforme itens 5 e 6), o rotor de ignição deve apontar para a marca de referência (figura 5). Se o posicionamento não estiver correto, solte os parafusos de fixação do distribuidor e reposicione-o;
Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.
>>Procedimento para substituição da correia
Com a correia dentada já exposta e sincronizada (conforme descrito anteriormente nos itens 5, 6 e 7), solte a porca do tensionador e retire a correia. Evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;
Instale a correia nova, começando pela engrenagem do virabrequim e tomando o máximo cuidado para não perder o correto sincronismo;
Tensione a correia dentada utilizando-se da ferramenta específica para tensionamento (figura 4). Esta ferramenta é uma alavanca graduada com contrapeso móvel. A ferramenta deve ser instalada com o contrapeso de tensionamento posicionado na marca de 100 mm da escala contida na alavanca (figura 4);
Com a ferramenta instalada no tensionador, dê cuidadosamente dois giros manuais no motor (no sentido horário);
Mantenha a ferramenta de tensionamento instalada e aperte a porca de fixação do tensionador (torque de aperto 45 N.m ou 4,5 Kgf.m);
Gire manualmente o motor e confira a condição de sincronismo da correia (figuras 2 e 3);
Se tudo estiver OK, reinstale o que foi retirado;
como faco pra saber c ja esta na hora de trocar a correa ,tenhoum tempra 16v.giovani2013@hotmail.com .comprei ja usado nao sei quantos quilometros ele rodou com esta correa
ResponderExcluircolega fiz o mesmo, comprei um e fui trocar, só que o mecãnico falou-me que a corréia era novíssima, e acreditei, mas foi somente por pouco tempo ela quebrou e danificou parte das válvulas.. P R E J U Í Z O... troque logo que puder... abraços
ExcluirUma parte importante na hora da troca da correia dentada, é observar o estado de desgaste das engrenagens, principalmente a do virabrequin
Excluirtroque velho eu me ferrei numa dessa
ResponderExcluircoloquei a correia no comando de escapamento e depois na engrenagem do virabrequim so assim seu serto quando estiquei a correia.
ResponderExcluirantes de retirar a correia gire o motor até colocar no ponto só depois afrouxe o esticador da correia só assim evite dor de cabeça, boa sorte...
ResponderExcluirpior que isso mandei trocar a minha agora o carro anda cheio de problemas
ResponderExcluirrsrs
Quais problemas
Excluirolá, pela segunda vez meu tempra entortou valvula de escapamento, motivo correia dentada, depois de uns 20 mil km ele arranca dente da correia e sai do ponto, causa possivel seria a polia do virabrequim onde vai a correia, parece estar gasta. então uma boa dica para evitar futuros problemas é quando for substituir correia dentada troque tambem a polia do virabrequim.
ResponderExcluirtroquei minha correia e travou tudo perdi o motor
ResponderExcluirPorque travou?
Excluiruma boa opção na hora de trocar a correia dentada é trocar a engrenagem do virabrequim, e tambem adicionar o rolamento de encosto da correia dentada, pois alguns modelos do 16v não vieram com este rolamento, isso vai dar uma vida util maior para correia dentada.
ResponderExcluirdepois que troquei a correia e tensores do meu tempra 16v 96 esta assim,quando esquenta nao pega e depois que esfria pega normalmente o que sera??
ResponderExcluirmotor de arranque
Excluiralternador testa ele deve esta carregando a mais e a bateria fica quente faz um teste no alternado blz
Excluirna hora de trocar a correia, nuito cuidado pois no momento de tencionar pode a correia não estar completamente encaixada nas engrenagens e causar danos que o olho humano nao percebe, danos milimétricos aumentam e dimunui a vida util
ResponderExcluirtroguei minha correia do tempra e deu certo a do tempra é 30.000 km
ResponderExcluirPelo jeito é melhor trocar o carro ao inves da correia...
ResponderExcluirmeu amigo não troque de carro de uma certa atenção para o seu motor de partida e verifique a posição da roda fÔnica
ResponderExcluirPARABENS VOÇES NOS AJUDAM MUITO CONTINUEN ASSIN OBRIGADO
ResponderExcluiracabei de adquirir um tempra 16v , já sabendo que tem que fazer o motor , gostaria de saber o passo a passo da desmontagem e montagem deste motor . desde já agradeço a atenção .
ResponderExcluircomprei um tempra 2.0 16v , gostaria que se possivel enviar a tabela de torque deste motor em kgf , cabeçote , mancal , e biela .
ResponderExcluirmandei retificar o cabeçote do meu tempra 16 valvula montei tudo certo mas ele ñ pega nem por reza brava, nem da sinal de pegar!
ResponderExcluirpode ser sensor de fase ,ou a roda fonica
Excluirtenho um tempra 2.0 8 valvula gostaria da tabela de torque deste motor em kgf cabeçote biela e mancal
ResponderExcluirme disseram q carros 2.0 e mto dificil de impenar vauvulas ainda mais se for 8v
ResponderExcluirEu tenho um tempra 8v e sau fora de ponto enpenou uma valvula mas nao tem pra ninguem,e um escelente carro dificil dar problemas,adoro o meu tempra 92carburado 2.0...anda muito,boa sorte pra quem tem um.
ResponderExcluirtenho um 16v muito bom para viagens! vou pescar nele ,no rio sao fransisco ! fui e voltei sem dar problema.
ResponderExcluirtenho um tempra 16v 2.0 ano 99 otimo carro so que deixei rebentar a correia resolvi faser o moptor enteiro dica pra quem tem troca os dois rolamentos correia e polia do vira brequim com 20.000 km!
ResponderExcluiroke fazer quando a correia quebra dando partida o mecânico me disse que só ai vai uns 2.000 mil sem nem verificar e como faço pra trocar a mesma obrigado
ResponderExcluirmeu carro ta no ponto so q ele esta ratiando muito so ta queimando dois pistões oq devo fazer?
ResponderExcluirDiones, comece trocando cabos de velas e velas.
ResponderExcluirtenho um tenpra 16v otimo carro,foi do meu pai desde novo,nao da poblema so anda mais tem que cuidar!
ResponderExcluircomo q se ponha o motor no ponto?
ResponderExcluiré possivel a troca de motor 16v por 8v tempra 95
ResponderExcluirA minha correia dentada comeu os dentes e o motor saiu do ponto e empenou valvulas pd ter estragado mais alguma coisa
ResponderExcluirtenho uma tempra 16v2.0 ano 96 a correia dentada arrebentou empenou valvula fiz cabeçote troquei anel de seguimento bronzina,fiz arranque e verifiquei alternado o carro quando esquenta nao pega o que pode ser ?
ResponderExcluirQuando o tenpra tiver no ponto o pistao 1 deve tar em cima e embaixo
ResponderExcluirOu em baixo???
ResponderExcluir