Renault: Clio II 1.0 16V, Kangoo 1.0 16V, Express 1.0 16V e Twingo 1.2 16V Peugeot: 206 1.0 16V
Considerações iniciais sobre o sistema
As principais particularidades do procedimento de troca da correia dentada desses veículos são:
A polia do eixo comando de válvulas e a engrenagem do virabrequim são chavetadas. Isso facilita o sincronismo e a troca da correia. Nesses veículos não há necessidade de utilização de ferramentas especiais para sincronizar o motor.
Um dos principais pontos de sustentação do motor está na capa de proteção superior da correia. Por isso, para se retirar a correia ou qualquer um de seus rolamentos ou engrenagens, deve-se apoiar o motor (conforme explicaremos nos itens a seguir).
No Peugeot 206 1.0 16V, após a substituição da correia sincronizadora é necessário apagar, “resetar”, a indicação de revisão periódica do painel de instrumentos (vide dica no final do procedimento).
Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada
Posicione o veículo em um elevador automotivo; Retire a proteção do cárter, a roda dianteira direita e o protetor interno ao pára-lama (figura 2);
Apóie o motor pelo cárter utilizando-se de um macaco jacaré, por exemplo;
Com o motor apoiado retire seu suporte de sustentação superior (figura 1);
Retire a capa superior de proteção da correia dentada (figura 1);
Gire manualmente o motor até que a marca (triangular) existente na polia do eixo comando alinhe-se com a referência fixa existente na parte traseira da capa superior da correia (figura 3);
Nessa condição, a marca da polia do virabrequim deve alinhar-se com a referência existente na capa de proteção inferior da correia dentada (figura 3).
Com a correia já exposta, confira atenciosamente se as referências móveis existentes na polia do eixo comando e na engrenagem do virabrequim alinham-se com suas respectivas referências fixas (vide vista geral da correia);
Solte a porca de fixação do tensionador da correia dentada. Com uma chave Allen de 6mm, posicione o tensionador em sua posição de mínimo tensionamento. Com um pino de aproximadamente 1mm trave-o nessa posição (figura 5). Com o tensionador travado retire a correia dentada;
Instale a nova correia no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim. Além disso, observe o lado (setas) e a posição (marcas) de montagem da correia (figura 6);
Com a correia já instalada, destrave o tensionador de sua posição mínima. Com uma chave Allen posicione o tensionador em sua posição de máximo tensionamento (figura 5). Aperte a porca de fixação do tensionador, com um torque de 30 N.m ou 3 Kgf.m;
Retire a ferramenta de travamento da árvore de manivelas (figura 4);
Dê dois giros manuais (voltas completas) no motor e posicione o tensionador em sua posição ideal de tensionamento (figura 5);
Reposicione atentamente a correia em sincronismo (vide vista geral da correia);
Instale novamente a ferramenta de travamento da árvore de manivelas;
Reinstale as capas de proteção da correia. Reinstale a polia do virabrequim (torque recomendado: 20 N.m (2 Kgf.m) + 90 graus angulares);
Retire a ferramenta de travamento;
Reinstale o que foi retirado.
No Peugeot 206 1.0 16V, quando faltam menos de 1000 Km ou o prazo de revisão do
veículo expira, observa-se que: o indicador de manutenção periódica permanece aceso por cinco (5) segundos toda vez que é ligada a ignição (figura 7).
Como apagar "resetar" a indicação de manutenção periódica 1 - Com a chave de ignição desligada, aperte o botão (1) e mantenha-o apertado (figura 7); 2 - Ligue a chave de ignição, sem soltar o botão (1), e aguarde até que comece uma contagem regressiva de 10 segundos. Passados os 10 segundos o display irá sinalizar [ = 0 ] e o indicador de manutenção desaparecerá; 3 - Solte o botão (1). Desligue a ignição.
Tem como trocar sem essa ferramenta de travamento da árvore de manivelas
ResponderExcluireu eliseu sou dono de uma oficina a mais de 10 anos so aqui eu achei como por no ponto varios veiculos esse syte ta de parabens ate hoje nao achei nada igual na net
ResponderExcluirTroque por uma chave de fenda bem forte mas, cuidado!!!
ResponderExcluirminha bomba d'agua esta pessada, ela esta com defeito ou é normal?
ResponderExcluireu tambem parabenizo este syte pelas forças
ResponderExcluirpara bens este sayte e o maximo so falta as regulagens das vauvulas para bens obrigado carlito brasilia df
ResponderExcluirooie tenho uma oficia !!!!!to com um ploblema no clio 2003 1.0 16 v...demora pra levanta rotaçao ,custa a pegar, falha em alta rotaçao,queima vela muito facil.
ResponderExcluirOk obrigado pelas dicas.
ResponderExcluirQuantos dentes tem da correia dentada da referência de cima até a referência de baixo por favor
ResponderExcluirMaravilhoso a equipe esta de parabens.
ResponderExcluirObrigado pelo conteudo.
Qual é o toque da polia do comando do sandero 1.0 16v?
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