Motores 1.6 16 válvulas
Renault: Scénic 1.6 16V, Clio II 1.6 16V e Mégane 1.6 16V
Particularidades do procedimento
As principais particularidades do procedimento de troca da correia dentada desses veículos são:
As polias dos eixos comandos de válvulas e a engrenagem do virabrequim não são chavetadas. Por isso, a simples troca dessa correia, requer o domínio do procedimento e a utilização de ferramentas especiais.
Há pouco espaço livre no compartimento do motor. Para se retirar as capas protetoras da correia, a correia ou qualquer um de seus rolamentos ou engrenagens, deve-se deslocar o motor (conforme explicaremos nos itens a seguir).
O motor está em perfeito sincronismo quando: Com o primeiro cilindro em ponto morto superior PMS (no final da fase de compressão) os rasgos existentes nas
extremidades dos comandos (opostas às polias), alinham-se na horizontal (figura 3), tornando possível a perfeita instalação da ferramenta de fasagem (figura 4).
Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada
Retire a bobina e a vela de ignição do primeiro cilindro (figura 1);
Retire o suporte do filtro de ar - com toda sua tubulação (figura 1);
Retire os tampões retentores dos eixos comandos de válvulas - localizados abaixo do suporte do filtro de ar, do lado oposto ao das polias (figura 2). Para retirar os tampões, bata cuidadosamente na lateral dos mesmos (figura 2). Caso algum dos tampões seja danificado na retirada, providencie um novo componente;
Gire manualmente o motor, até que os rasgos existentes nas extremidades dos comandos (opostas às polias), alinhem-se na horizontal - abaixo do centro dos eixos ( figura 3). Atenção! Rasgos alinhados acima dos centros dos eixos indicam a necessidade de se dar mais uma voltacompleta no virabrequim;
Observe se, nessa condição, o primeiro cilindro encontra-se no ponto morto superior PMS - no final da fase de compressão. Para verificar o PMS insira, por exemplo, um relógio comparador no orifício da vela do primeiro cilindro;
Com o primeiro cilindro em PMS, remova o bujão para posicionamento da ferramenta indicadora do ponto morto superior PMS e instale-a (figura 5). Para verificar o perfeito encaixe da ferramenta de PMS, dê um pequeno giro manual no motor para trás (no sentido contrário ao de rotação) e posteriormente gire-o para frente (no sentido de rotação) até que o movimento do virabrequim seja bloqueado pela ferramenta;
Com o primeiro cilindro bloqueado no PMS (figura 5) e as extremidades dos eixos comandos corretamente posicionadas (figura 3), instale a ferramenta de alinhamento dos eixos comandos de válvulas e aperte seu parafuso de fixação (figura 4).Caso seja verificado o sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir. Procedimento para substituição da correia
Desligue o cabo positivo da bateria (figura 1); Com a correia devidamente sincronizada e os
eixos comandos de válvulas e virabrequim travados pelas ferramentas de fasagem (conforme descrito no item anterior), posicione o veículo em um elevador automotivo;
Retire a proteção do cárter, a roda dianteira direita e o protetor interno ao pára-lama (figura 6);
Alivie a tensão da correia poly-v e retire-a; Certifique-se, mais uma vez, do correto
posicionamento do virabrequim (apoiado pela ferramenta de PMS figura 5) e dos eixos comandos de válvulas (figura 4);
Retire o sensor de rotação e instale em sua base a ferramenta de travamento da árvore de manivelas (figura 7);
Solte a polia do virabrequim e retire a capa de proteção inferior da correia dentada (capa plástica);
Para facilitar a retirada do suporte de sustentação superior do motor, solte a mangueira do canister e desligue o chicote dos sensores de pressão-MAP, posição da borboleta-TPS e atuador da marcha lenta-IAC;
Apóie o motor pelo cárter utilizando-se de um macaco jacaré, por exemplo;
Retire o suporte de sustentação superior do motor (figura 1);
Por intermédio do macaco jacaré, levante cuidadosamente o motor até que se consiga acesso para a retirada da capa de proteção superior da correia dentada (capa metálica). Feito isso, retire a capa superior da correia;
Solte a porca de fixação do tensionador da correia dentada e retire a correia;
Instale a nova correia no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim;
Com o auxílio de uma chave Allen de 6mm, movimente o tensionador para sua posição de máximo tensionamento (figura 8). Nessa posição, aperte a porca de fixação do tensionador;Reinstale a polia do virabrequim, aplicando um torque de 25 N.m (2,5 Kgf.m) + 135 graus angulares;
Retire a ferramenta de fasagem dos eixos comandos (figura 4), o indicador de PMS (figura 5) e a ferramenta de travamento da árvore de manivelas (figura 7);
Dê dois giros manuais no motor; Solte a porca de fixação do tensionador e
movimente-o para sua posição de tensionamento ideal (figura 8). Nessa posição, aperte a porca de fixação do tensionador com o torque de 30 N.m (3 Kgf.m);
Reposicione atentamente a correia em sincronismo (conforme descrito no item verificação do sincronismo), travando os eixos comandos de válvulas (figura 4) e o virabrequim (figura 5) em sua posição de fasagem. Instale novamente a ferramenta de travamento da árvore de manivelas;
Retire a polia do virabrequim; Reinstale as capas de proteção da correia, o
suporte de sustentação superior do motor e a polia do virabrequim - torque recomendado de 25 N.m (2,5Kgf.m) + 135 graus angulares;
Retire a ferramenta de travamento e as ferramentas de fasagem (figuras 4, 5 e 7);
Reinstale o que foi retirado.
Não consigo travar o virebrequim,como faço?
ResponderExcluiro vira não trava mesmo ele encosta de um lado só
ExcluirVc terá de compra uma trava para volante e instalará no lugar do sensor de rotação, que fica do lado oposto em cima da caixa de machas, um pouco a baixo de onde se instala a trava dos comandos
Excluircomo trocar a bobina de igniçao do senic 2002
ResponderExcluirconseguimos trocar a correia do scenic 1.6 16 sem a ferramenta so com esse desenho
ResponderExcluirah pára
Excluirmegane 1.6 16v 2007 não pega oque pode ser
ResponderExcluirAmigo, com esse esquema também é possível trocar a correia dentada do kangoo 1.6 16v
ResponderExcluirTodos os veículos da nissam e Renault que usam o motor k4m 1.6 16v
ExcluirAmigo, com esse esquema também é possível trocar a correia dentada do kangoo 1.6 16v????
ResponderExcluirSim, todos os 1.6 16v Renault e Nissan é mesmo processo
Excluirparabens pelo site obrigado pela ajuda de como trocar a correia dentada do senic
ResponderExcluirbom
ResponderExcluirnossa esse esquema e 1000 valeu.
ResponderExcluircomo tiro o ar do atauador de embreagem megane2
ResponderExcluirola, estou com dificuldade para soltar os os parafuzos do comando, e rosca direita ou esquerda estou soltado como direita mas nao solta .telho que sincronisar serto pois apos troca ficou um pouco fora o comando de escape. Ass Adailton
ResponderExcluirmeu scenic rt 1.6 16v travo o motor so na partida e possivel .levei no mecnico o carro estava virando o motor ele apertou a apolia do virabrequim deu a partida dai travou e possivel isso ?estou achando q ele colocou alguma trava na correia dentada alguem mim ajude pois vou abrir o motor segunda feira
ResponderExcluira polia não tem chaveta pode ser que ele apertou fora do sincronismo ai atropela valvula
Excluircomo trocar o esticador da correia poly v do renault scenic 1.6 16v?
ResponderExcluirtome cuidado ao apetar a polia da scenic , tem que colocar no ponto com as ferramentas especiais pois esta polia nao tem chaveta e pode tirar do ponto , e empenar valvulas, sempre e bom tocar no virabrequim com um cachimbo 19 m/m e verificar se o motor esta virando livremente , atençao tire as velas para que o motor livre sem compreçao.
ResponderExcluirestou trocando a correia sincronizada do megane / comprei o kit de ferramentas raven completa , tenho dificuldade de acertar o ponto,pois o primeiro pistao fica em cima
ResponderExcluiraqui da 2 pontos
sou Tiago mecânico no RS.parabéns seu esquema é muito bem montado,conseguimos acertar o ponto depois de abrir o cabeçote pois arrebentou a correia dentada.digo mais conseguimos até fabricar a ferramenta de travar os comandos pois ainda não esta desponivel aqui no RS
ResponderExcluirOBRIGADO
Por favor, respondam-me
ResponderExcluirPosso mesmo rodar 80 000 Km com a correia dentada?
Scenic 2006.
Tenho que trocar a correia do alternador toda vez que trocar a dentada?
Tenho mesmo que trocar o tensionador e o rolamento auxiliar da correia dentada sempre que ela for trocada?
Obrigado
Não só é recomendável trocar o tensionador, mas também a bomba de agua.
ExcluirA polia do comando de válvula da scenic/clio 1.6 16V tem uma chapinha soldada na lateral dela. Teria problema em se colocar uma das polias sem essa chapinha?
ResponderExcluirmuito bom esse site, me ajudou muito na troca da correia dentada do megane 1.6 16v
ResponderExcluirao trocar a correia dentada trocar sempre o parafuso da polia do virabrequim pois se soltar causara grande estrago
ResponderExcluireu gostaria de saber a correia do altenador naum dentada
ResponderExcluirA correia do alternador é uma poly-v, portanto não tem posição definida.
ResponderExcluirtenho uma scénic 1.5 CDI 2005, queria saber se é igual, obrigado
ResponderExcluirN
ExcluirPara o Fausto, podes rodar até 120.000KM deves trocar tensor e a estes KM também a bomba de agua pois não durará muito mais.
ResponderExcluirmuito otimo o esquema conseguir troca a correia sem ferramenta para travar comando ok . renault clio 1.6 16v
ResponderExcluirtenho uma scenic 2002 e ela pulou a correia dentada os mecanicos que eu fui me disse que tenho que fazer o cabeçote e vai custa muito caro queria saber se e real
ResponderExcluirposiçao da seta do pistao do scenic 1.6 16v e para frente ou para tras . agradeço se alguem soube
ResponderExcluirpara frente ;)
Excluirtrocamos a correia dentada de um clo 1.0 16 valvulas e aconteceu de afrouxar o parafuso do vira brequim duas vezes o que devo fazer
ResponderExcluirtem uma cola especial para isso. vc vai aplicar ela sobre a rosca antes de colocar o parafuso, tem vermelha e verde. tanto faz. o nome dela não me lembro. mais si achar uma torneria pode pedir pra um torneiro mecanico, que com zerteça ele deve saber o nome.
ExcluirTrava parafusos (Tipo Loctite)...http://www.loctite.pt/fixacao-de-roscas-5862.htm...
Excluirhttps://www.facebook.com/HotzBrazil?ref=bookmarks
se chama trava anaerobica .. a vermelha e mais forte
Excluiro meu scénic e desses sem chaveta. mais oq devo colocar pra garantir que a polia dentada do virabrequim naão vai girar?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirMeu Sandero 1.6 11/12 com 28 mil km quebrou CORREIA DO ALTERNADOR , será que alguém já passou por isso ? É difícil fazer a troca?
ResponderExcluirquanto vou gastar para trocar a correia dentada do scenic 2001
ResponderExcluirestou tendo problemas com meu scenic esta soltando a polia do vira brequim oque faço
ResponderExcluircoloquei o scenik no ponto normal 1.616v e guando giro com a mao ele trava o que pode ser me ajude.....
ResponderExcluirtroquei as valvulas do cabeçote do scenik 1.6 16v e quando giro o motor com a mao ele trava o que pode ser, coloquei com a ferramenta certa de ponto so ele trava quando gira me da uma luz ok
ResponderExcluirtroca os comandos de valvulas de um lado para o outro concerteza ai no seu carro esta trocado
Excluirtroca os comandos de valvulas de um lado para o outro concerteza ai no seu carro esta trocado
ExcluirBoa. Noite por favor me ajuda. Meu carro trocou a. Correia dentada. O. Mecânico diz que. Ele já está no ponto
ResponderExcluirMas o carro não funciona da a partida mas não liga sabe me disser pq pode ser. Por favor
Boa. Noite por favor me ajuda. Meu carro trocou a. Correia dentada. O. Mecânico diz que. Ele já está no ponto
ResponderExcluirMas o carro não funciona da a partida mas não liga sabe me disser pq pode ser. Por favor
ola luis Filipe talvez minha ajuda neste caso ja tenha sido tarde de mais mais este poblema se resolve colocando ocodigo de funcionametodo do motor tem video na internete mostrando com fazer;
ResponderExcluirboa noite se colocarmos os comandos com as meias luas maiores para baixo o caro pega!funciona normalmente...
ResponderExcluirsai do ponto apos aperto k4m
ResponderExcluirGente estou desesperada. Acabei de pagar 3.800,00 para o mecânico referente a troca de correia dentada retifica... Após 15 dias o carro parou na rodovia Castelo Branco foi guinchado até o mecânico e ele disse que do a polia que estourou e que por não ser culpa dele eu teria que pagar tudo de novo!!!! Minga pergunta: Quando se troca correia dentada do scenic 1.6 16 válvulas é obrigado a trocar polia????
ResponderExcluirNão necessariamente, talvez ele foi negligente em não avaliar o estado das peças e parafusos, e não respeitou o torque nescessário para cada item e acabou implanta do ou deixando um problema durante o serviço
ExcluirPq se for obrigado e ele não trocou, a culpa "sim" é dele...
ResponderExcluirEsse esquema serve para a DUSTER 1.6 16v?
ResponderExcluirQual e aperto das polias do comamandos duster 1.6
ResponderExcluirEsses carros são uma merda pra trocar correia
ResponderExcluirQuem compra isso tem que se fuder #odeio linha francesa
ResponderExcluirObrigado pela matéria!
ResponderExcluirSou leigo e pobre tenho um senic ano 2002 1.6 y 16 valvula ...eu nao sei como se chama essa correia que vai no ar hidraulico autenador ...ela e um so mas ele escapa o tempo todo ...eu paro e abro o capu com uma chave 12 0u 13 coloco ele de volto e ando mais dez kilometro e solta outra vez ..assim vou levando ...essa correia que coloco e a tal correia dentada nao tem capa no meu carro talvez seja por isso que troco facil aprendi a posicao com esse teu desenho ...sera q estou fazendo besteira Sr. Mecanico???? Colocando por conta assim?
ResponderExcluirProvavelmente problema em algum rolamento ou polia, alternador por exemplo. Verifique que estão todas no mesmo alinhamento
ExcluirQuanto ao uso da ferramenta 151002, não se consegue o sincronismo perfeito com o uso da mesma, a ferramenta serve apenas pra soltar e apertar as polias mais não serve como base pro sincronismo, já perceberam este detalhe?
ResponderExcluirE normal a correia ficar bem esticada mesmo sem ter tensionado
ResponderExcluirBoa tarde pessoal.
ResponderExcluirQuero gostei da explicacao, é muito interativa , obrigado!
qual a ferramenta para soltar o bujão lateral onde vai entrar o pino de travar o virabrequim no PMS?
ResponderExcluirObrigado. Ricardo
Boa noite meu Clio quebrou a bomba d'água mas não quebrou a correia pode ter amassado pistões?
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