domingo, 19 de dezembro de 2010

Cuidados especiais para a perfeita instalação e durabilidade das correias dentadas

Cuidados especiais para a perfeita instalação e durabilidade das correias dentadas
Na instalação de uma nova correia dentada, atente para os seguintes detalhes:

1 - Aplicação da correia nova e das engrenagens do sistema 
:: Certifique-se da correta aplicação da correia que será instalada, conferindo sua largura e o comprimento de seu perímetro externo (diâmetro externo). :: Na necessidade de se substituir uma engrenagem do sistema ou a bomba d`água, atente para a correta aplicação do componente.
 2 - Alinhamento e verificação das polias
Verifique: :: Polias desalinhadas (principalmente a polia tensora); polias com os dentes gastos; polias contaminadas por óleo, graxa, areia, corrosão, etc. Tais problemas causam ruídos excessivos e desgaste prematuro das correias. :: A integridade dos roletes auxiliares da correia dentada (roletes trancados, roletes excessivamente folgados).
3 - Instalação da correia dentada
:: A substituição, bem como o tensionamento da correia dentada, deve ser efetuada com o motor frio. :: Quando a correia for retirada, evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, as válvulas estão paradas e há riscos de colisão entre as mesmas e os pistões. :: A nova correia deve ser instalada e tensionada cuidadosamente na posição correta de sincronismo. Após sua instalação movimente manualmente o virabrequim por duas voltas completas (isso faz com que a correia se assente sobre as  polias). Feito isso, confira a posição e o tensionamento da correia. Se necessário posicione-a e tensione-a novamente.
4 - Entrevista com o cliente e verificação do histórico do veículo
É importante saber o histórico do veículo em que será feita a substituição da correia dentada. Esta informação pode ser valiosa na solução do problema apresentado. :: Se o veículo apresenta desempenho insatisfatório após a substituição da correia por outro profissional, é provável que o mesmo não tenha sabido sincronizá- la. :: Se a correia apresenta desgaste e ruído excessivo após ter sido substituída em um veículo que já sofreu reparos no motor ou colisões frontais, é provável que haja polias desalinhadas (empenadas), etc.
5 - Advertências
:: As correias dentadas não podem ser dobradas (vincadas) sob o risco de danificar os cordonéis da correia que são de fibra de vidro. Devem ser mantidas em sua embalagem original até o momento de sua aplicação. :: Correias dentadas usadas não podem ser reutilizadas.

Um comentário:

  1. Meu gol mi pulo um dente da correia e ficou fraco como boto no ponto denovo

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