domingo, 27 de fevereiro de 2011

ford ka sem força

DEFEITO: Este carro estava com um desempenho a baixo do esperado e muito fraco principalmente em arrancadas.
CAUSA: Começamos o diagnóstico com o uso do scanner e não havia nenhuma avaria reconhecida e os parâmetros de funcionamento estavam normais, conferimos velas e cabos e não foi encontrado nada de anormal, testamos a pressão e vazão da bomba de combustível e tudo estava ok.
Passamos então a monitorar os sensores e atuadores individualmente com o uso de um multímetro, ao chegarmos no sensor de borboleta (TPS), notamos uma diferença nas medições do sensor. Com a borboleta fechada havia 0,80 V ou seja normal, ao acelerarmos a borboleta por fora do carro este chegava a uma tensão de 4,75 V que tambem é um parâmetro normal, mas quando abríamos a borboleta usando o pedal de aceleração o sensor só enviava 3,6 V que equivale a uma tensão bem a baixo do normal que é de 4.6 a 4.8V com abertura total.
SOLUÇÃO: Para resolver este problema foi necessário abaixar o batente do pedal que é uma lata onde o pedal encosta no fim do seu curso. Com o uso constante o pedal empena fazendo com que seu curso diminua. Este defeito do acelerador ocasionava uma falta de abertura na borboleta fazendo com que o carro não usa-se a sua potência máxima.

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