Motores Zetec Rocam 1.0 e 1.6
Courier 1.6 Rocam, Escort 1.6 Rocam, Fiesta 1.0 Rocam, Fiesta 1.6 Rocam, Ka 1.0 Rocam, Ka 1.6 Rocam
>>Fasagem e substituição da corrente sincronizadora
Para substituir e sincronizar a corrente dos motores zetec
rocam, o fabricante recomenda a retirada do motor.
Retirada da corrente
Com o motor na bancada (fora do veículo) proceda
da seguinte forma:
Drene o óleo lubrificante do motor;
Marque o sentido de rotação da correia poly-V e
retire-a;
Retire a polia da bomba D'água;
Com o auxílio de uma ferramenta apropriada trave à
polia do virabrequim e retire seu parafuso de fixação;
Retire o Carter. Caso o veículo possua ar
condicionado, retire o seu compressor. A não
retirada do compressor impossibilita a retirada
do Carter;
Retire o conjunto do pescador da bomba de
óleo juntamente com sua placa defletora;
Retire a bomba de óleo. Observe que um de seus
parafusos de fixação é mais curto. Respeite a sua
posição de montagem. Caso contrário, ocorrerá
contato entre um dos parafusos de fixação da
bomba de óleo e a corrente do motor;
Retire os cabos de velas e desconecte o conector do
sensor de fase (na tampa de válvulas);
Para facilitar a movimentação do motor, retire todas as
velas de ignição;
Retire a tampa de válvulas;
Gire manualmente o motor até que o par de elos
cobreados da corrente alinhem-se com a seta existente
na engrenagem do eixo comando (figura 1). Nessa
condição, o primeiro cilindro deve encontrar-se no
ponto morto superior-PMS, no final da fase de
compressão. O PMS do primeiro cilindro é indicado pelo
alinhamento do elo cobreado da corrente com a
referência existente na engrenagem do virabrequim
(figura 2);
Com a corrente devidamente sincronizada (figuras 1 e
2) retire o seu tensionador (vide vista geral);
Com o auxílio de uma ferramenta apropriada, trave a
engrenagem do eixo comando e retire-a;
Retire a corrente. Sem a corrente, evite movimentar o
motor.
Instalação da corrente
Instale a nova corrente juntamente com a
engrenagem do eixo comando, respeitando os pontos
de sincronismo do motor (figuras 1 e 2).
Reinstale tudo o que foi retirado. Os torques
recomendados são:
- Engrenagem do eixo comando: 80 N.m (8 Kgf.m)
- Tensionador: 40 N.m (4 Kgf.m)
- Polia do virabrequim: 130 N.m (13 Kgf.m)
com quantos mil km deve ser trocado esta corrente?
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