- Hyundai HB20
Hyundai HB20 é eleito o carro de 2012; Ford Ranger é a melhor picape90
r
Hyundai HB20: compacto teve moleza entre os rivais diretos, mas vitória suada na votação geral
O Hyundai HB20 é o melhor carro de 2012. O modelo da marca sul-coreana, fabricado desde setembro em Piracicaba (SP), foi consagrado por um júri de 12 jornalistas do setor automotivo, formado a convite de UOL Carros.
O modelo da Hyundai também foi escolhido o melhor carro na faixa de R$ 30 mil a R$ 40 mil. Nela, o HB20 pode ser encontrado em versões com motor 1.0 ou 1.6.
O critério para dividir os carros foi o preço. UOL Carros avalia que, em boa parte das decisões de compra, é o fator econômico que pesa mais. Mesmo que o cliente tenha preferência por um tipo específico de carroceria (por exemplo, sedã, utilitário esporte, minivan), ele vai procurá-la numa determinada faixa de valores. Os intervalos iniciais foram de R$ 10 mil, aumentando à medida que o preço mínimo subia.
A única exceção ficou com as picapes, que concorreram numa categoria à parte, sem restrição de valor. Já o voto no carro do ano foi dado em separado, e deveria ser atribuído obrigatoriamente a um dos modelos escolhidos anteriormente pelo eleitor.
+ Veja quem ganhou em cada categoria:
Até R$ 30 mil
CHEVROLET ONIX
O estreante da GM custa R$ 29.990 na versão básica, a LS 1.0, que já inclui itens como ABS/EBD, airbags e direção hidráulica. Um pacote robusto, inigualado pelos rivais, que já deixa o modelo pronto para as regras de 2014. Por isso, teve seis votos. Agora cabe ao eventual comprador exigir que as concessionárias garantam este preço atraente. Sintomaticamente, nem a assessoria da GM tinha fotos do Onix LS para ceder a UOL Carros.
De R$ 30 mil a R$ 40 mil
HYUNDAI HB20
O melhor carro de 2012 venceu em uma faixa de preços em que oferece nada menos que cinco versões, três com motor 1.0 e duas com o mesmo 1.6 do novo i30. Estilo arrojado, acabamento de carro mais caro, ousadias como um motor 3-cilindros bicombustível e conteúdo farto a preços razoáveis foram decisivos para sua folgada vitória com sete votos.
De R$ 40 mil a R$ 60 mil
CITROËN C3
Nesta categoria houve um empate de franceses: o C3 teve três votos, mesmo escore do Renault Fluence, que custa R$ 57.850 na versão de entrada Dynamique (as demais ficam acima do limite). O critério de empate dava a vitória ao modelo mais barato, e por isso a nova geração do compacto francês é a eleita: mesmo com preço reajustado após o lançamento, a versão top, Exclusive 1.6 automática, custa R$ 55.340.
De R$ 60 mil a R$ 90 mil
VOLKSWAGEN JETTA TSI
Aqui brigaram desde compactos premium até sedãs médios turbinados, passando por carros de imagem e SUVs. O carro da Volks, lançado no ano passado, tevequatro votos, certamente de apreciadores de seu estilo sóbrio, seu motor turbo de 200 cv e câmbio automático de seis velocidades. Para que não restassem dúvidas, o Novo Volkswagen Fusca ficou em segundo, com três votos e a mesmíssima plataforma do vencedor.
De R$ 90 mil a R$ 200 mil
BMW 328i (SÉRIE 3)
O sedã alemão em sua versão intermediária (entre 320i e 335i) fica um pouco abaixo do limite de preço e traz motor 2.0 com turbocompressor duplo, capaz de entregar perto de 250 cavalos. Teve quatro votos, numa vitória apertada sobre o novo Ford Fusion Titanium, que teve três.
Superluxo (acima de R$ 200 mil)
PORSCHE 911 CARRERA
A Sttutgart, representante da Porsche no Brasil, promoveu em agosto um raro evento de desgustação para jornalistas de um dos carros da marca. Poder dirigir o 911 Carrera S numa pista de corrida relativamente desafiadora, na qual ele se sente em casa, serviu para garantir 4 votos ao modelo alemão, numa categoria muito pulverizada (foram lembrados carros de Audi, BMW, SRT e até Bentley). A gama do 911 Carrera à venda no Brasil tem 19 variações.
Melhor picape
FORD RANGER
O modelo da Ford, que praticamente ressuscitou com a chegada da nova geração em 2012, protagonizou uma disputa voto a voto com a Volkswagen Amarok, que neste ano ganhou um excelente câmbio de oito marchas e consolidou seu portfólio. Todos os 12 votos foram para uma das duas picapes, mas a da Ford, completamente renovada, global e com muita tecnologia embarcada, terminou à frente com sete votos.
Melhor carro de 2012
HYUNDAI HB20
Numa amostra de como o mercado automotivo nacional é variado, a vitória do HB20 (que alguns consideravam "galinha morta") não foi nada fácil. O compacto teve quatro votos, o equivalente a 33,5% do total. Em segundo lugar ficou o Chevrolet Onix, com três votos (25%); e o bronze foi para o Ford EcoSport, com dois (16,7%). O melhor carro de 2012 já é um sucesso nas lojas: a Hyundai emplacou 11.388 unidades do HB20 até o final de novembro, mês em que ele ficou entre os dez mais vendidos no país (nono lugar, considerando carros de passeio e comerciais leves).
fonte uol carros
Nenhum comentário:
Postar um comentário