troca de correia dentada Palio 1.0 MPI
Procedimento para verificação do
sincronismo da correia dentada
troca de correia dentada Palio 1.0 MPI
Retire a tampa traseira do eixo comando de válvulas;
Gire manualmente o motor, de modo que a marca
gravada no eixo comando coincida com a referência
existente na carcaça do cabeçote (figura 1).
Nessa condição, o rasgo existente na parte traseira do
eixo comando (rasgo de chaveta) deve se encaixar
perfeitamente no ressalto da ferramenta de fasagem
(figura 2);
troca de correia dentada Palio 1.0 MPI
Deve ser observado ainda que a referência existente
no volante do motor coincide com o zero grau (0º)
gravado na carcaça da caixa de marchas (figura 3);
Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje
substituir a correia dentada, execute o procedimento a
seguir.
Com a correia dentada sincronizada (conforme
descrito anteriormente nos itens 2 e 3), retire as
correias auxiliares e a polia da bomba da direção
hidráulica;
Remova a proteção inferior do volante e posicione
a ferramenta específica para travamento da árvore de
manivelas (figura 4);
Com a árvore de manivelas travada, solte a porca de
fixação da polia do virabrequim (roda fônica) e retire-a;
Retire as tampas protetoras inferior e superior da
correia dentada e o sensor de rotação;
Solte a porca de fixação do tensor da correia dentada
(figura 6) e remova a correia;
Instale a correia nova no sentido horário, começando
pela engrenagem do virabrequim. Deixe a parte mais
folgada junto ao tensionador;
Tensione a correia dentada utilizando-se da ferramenta
específica para tensionamento (figura 6). Esta
ferramenta é uma alavanca graduada com contrapeso
móvel. A ferramenta deve ser instalada com o
contrapeso de tensionamento posicionado na marca
de 100 mm da escala contida na alavanca (figura 6);
Remova a ferramenta utilizada para fixação do
virabrequim e a ferramenta de fasagem do eixo
comando (caso tenha sido instalada);
Com a ferramenta de tensionamento instalada no
tensionador, dê cuidadosamente dois giros manuais
no motor (no sentido anti-horário);
Mantenha a ferramenta de tensionamento instalada e
aperte a porca de fixação do tensionador (torque de
aperto 25 N.m ou 2,5 Kgf.m);
Gire manualmente o motor e confira a condição de
sincronismo da correia (figuras 1 e 3);
Se tudo estiver OK, reinstale o que foi retirado. O
torque recomendado para a porca da polia do
virabrequim é de 180 N.m ou 18 Kgf.m.;
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