Foto 001
001
002
A foto 002 mostra o distribuidor já sem a tampa e o rotor, mas com o platinado antigo ainda instalado.
A foto 003 mostra o distribuidor já sem o platinado, e a cor
vermelha mostra o ponto do eixo do distribuidor responsável pela
abertura do platinado. Note que, no motor 4 cilindros, são 4 os
ressaltos, a 90 graus cada um.
A foto 004
Foto 003
mostra o platinado, e a cor vermelha indica o came
plástico que se apóia no eixo do distribuidor. No momento da
regulagem da folga do platinado, esse ponto deve estar apoiado no
ponto indicado pela cor vermelha na foto 003.
A foto 005 mostra em detalhe os contatos do platinado; é este
ponto que deve ter a sua folga calibrada, quando o platinado for
montado no distribuidor. Recomendo que use um platinado novo da
BOSCH, e que limpe esses pontos antes da instalação com thinner para
remover o óleo protetor e evitar falhas de ignição.
Foto 005
A foto 006
mostra o platinado já montado no distribuidor, e a cor
vermelha indica um chanfro no platinado onde pode ser colocada
uma chave de fenda, que se apóie nas duas marcas circulares à
direita, para que se possa ajustar a folga com precisão.
Para o ajuste, não aperte completamente o parafuso que segura
o platinado, aperte apenas o suficiente para causar uma
interferência, que ajude a regular a folga. Apos o ajuste, aperte esse
parafuso, mas sem exageros.
A foto 007 mostra um calibre de laminas sendo usado para o
ajuste da folga. É um ótimo investimento um calibre desses, pois
você pode regular o platinado, as folgas dos eletrodos das velas, as
válvulas.
Caso não tenha um desses, use provisoriamente uma lamina de
gilete, com cuidado para não se cortar. Mas insisto que é um ótimo
investimento!
Depois de ajustada a folga do platinado novo, é o momento de colocar o motor no ponto. Para isso, solte o suporte do distribuidor, e com a polia na posição indicada no inicio, você pode girar o corpo do distribuidor, para achar o momento exato que o platinado se abre.
Foto 007 Esse ponto exato pode ser verificado de varias formas; afoto 008 mostra o uso de um multímetro, que da forma como está ligado, indica o momento em que o platinado (medido no fio verde) se abre, e o curto circuito ao terra se abre. Outra forma de se verificar isso é com uma lâmpada de 12v ligada ao platinado e ao positivo da bobina, desde que a chave esteja no contato para alimentar a lâmpada. Gire o distribuidor no sentido horário até que a lâmpada se acenda; ai comece a girar lentamente no sentido anti-horário, até que ela se apague. Essa é a posição exata do corpo do distribuidor, bastando agora apertar seu suporte.
Com o LED, tudo fica mais simples, pois ele indica se o platinado está fechado (aceso) ou aberto (apagado), da mesma forma que com a lâmpada para encontrar o ponto de ignição exato, basta verificar o momento em que o LED se apaga!
Foto 008 A cor azul nafoto 009 indica o fio do platinado, que originalmente iria até o negativo da bobina; a cor vermelha mostra o fio que iria até o condensador, montado logo abaixo na foto.
Na instalação do módulo, recomendo que se desligue o condensador, para total aproveitamento da ignição. Esta é uma solução interessante, pois basta cortar esse fio e instalar um conector em cada extremidade; caso ocorra um imprevisto, basta reconectar
o condensador, e continuar a viagem. O módulo é muito confiável, encare isso apenas como uma precaução!!!
Foto 009 Na foto 010, pode -se ver o módulo instalado em um fusca; a
cor vermelha mostra a ligação do fio preto (terra), num dos
parafusos do suporte da bobina. Logo atrás do filtro de ar pode-se
ver o módulo, montado na parede de fogo.
Foto 10 O procedimento é basicamente o mesmo para qualquer carro, com pequenas variações de montagem, ou de marcas de referencia. Caso tenha duvidas, ou ainda precise de especificações de regulagem de algum motor em particular, entre em contato, que farei o possível para ajudar.
é bom saber que tem esse tipo de instrução no ar, pois são procedimentos simples mas que de serta forma demandam muito cuidado e atenção, e nem sempre se tem codição de chegar a uma oficina para tais reparos.
ResponderExcluirtenho uma kombi 1983 e aindo uso esse sistema.
tenho um dakar com motor de fusca1600cc e comprei um mdulo de iguiniçao ass tonella q saber q a melhor bobina para usar nele e se devo colocar um resisto
ResponderExcluirMuito boa dica!! Tenho uma Brasilia 1979 e ao regular o ponto sempre me confundia com as duas marcas. Nenhuma outra literatura técnica me esclarecia ao certo. Agora foi de grande ajuda, ao saber que o ponto correto é 10º.
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