Renault: Scénic 2.0 16V e Laguna 2.0 16V
Particularidades do procedimento
As principais particularidades do procedimento de troca da correia dentada desses veículos são:
A polia do eixo comando de escape e a engrenagem do virabrequim não são chavetadas. Por isso, a simples troca dessa correia, requer o domínio do procedimento e a utilização de ferramentas especiais.
Há pouco espaço livre no compartimento do motor. Para se retirar as capas protetoras da correia, a correia ou qualquer um de seus rolamentos ou engrenagens, deve-se deslocar o motor (conforme explicaremos nos itens a seguir).
O motor está em perfeito sincronismo quando: Com o primeiro cilindro em ponto morto superior PMS (no final da fase de compressão) os rasgos existentes nas
30 N.m
extremidades dos comandos (opostas às polias), alinham-se na horizontal (figura 3), tornando possível a perfeita instalação da ferramenta de fasagem (figura 4).
Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada
Retire a bobina e a vela de ignição do primeiro cilindro (figura 1);
Retire o suporte do filtro de ar - com toda sua tubulação (figura 1);
Retire os tampões retentores dos eixos comandos de válvulas - localizados abaixo do suporte do filtro de ar, do lado oposto ao das polias (figura 2). Para retirar os tampões, bata cuidadosamente na lateral dos mesmos (figura 2). Caso algum dos tampões seja danificado na retirada, providencie um novo componente;
Gire manualmente o motor, até que os rasgos existentes nas extremidades dos comandos (opostas às polias), alinhem-se na horizontal - abaixo do centro dos eixos ( figura 3). Atenção! Rasgos alinhados acima dos centros dos eixos indicam a necessidade de se dar mais uma volta completa no virabrequim;
2Caso seja verificado o sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.
Procedimento para substituição da correia
Com a correia devidamente sincronizada e os eixos comandos de válvulas e virabrequim travados pelas ferramentas de fasagem (conforme descrito no item anterior), posicione o veículo em um elevador automotivo;
Retire a proteção do cárter, a roda dianteira direita e o protetor interno ao pára-lama (figura 6);
Alivie a tensão da correia poly-v e retire-a;
Certifique-se, mais uma vez, do correto posicionamento do virabrequim (figuras 5 e 7) e dos eixos comandos de válvulas (figura 4);
Retire o sensor de rotação e instale em sua base a ferramenta de travamento da árvore de manivelas (figura 8);
Solte a polia do virabrequim e retire a capa de proteção inferior da correia dentada (capa plástica);
Para facilitar a retirada do suporte de sustentação superior do motor, solte a mangueira do canister e desligue o chicote dos sensores de pressão-MAP, posição da borboleta-TPS e atuador da marcha lenta-IAC;
Apóie o motor pelo cárter utilizando-se de um macaco jacaré, por exemplo;
Retire o suporte de sustentação superior do motor (figura 1);
Por intermédio do macaco jacaré, levante cuidadosamente o motor até que se consiga acesso para a retirada da capa de proteção superior da correia dentada (capa metálica). Feito isso, retire a capa superior da correia;
Solte a porca de fixação do tensionador da correia dentada e retire a correia;
Instale a nova correia no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim;
Com o auxílio de uma chave Allen de 6mm, movimente o tensionador para sua posição de máximo tensionamento (figura 9). Nessa posição, aperte a porca de fixação do tensionador;Reinstale a polia do virabrequim, aplicando um torque de 25 N.m (2,5 Kgf.m) + 135 graus angulares;
Retire a ferramenta de fasagem dos eixos comandos (figura 4), o indicador de PMS (figura 5) e a ferramenta de travamento da árvore de manivelas (figura 8);
Dê dois giros manuais no motor;
Solte a porca de fixação do tensionador e movimente-o para sua posição de tensionamento ideal (figura 9). Nessa posição, aperte a porca de fixação do tensionador com o torque de 30 N.m (3 Kgf.m);
Reposicione atentamente a correia em sincronismo (conforme descrito no item verificação do sincronismo), travando os eixos comandos de válvulas (figura 4) e o virabrequim (figura 5) em sua posição de fasagem. Instale novamente a ferramenta de travamento da árvore de manivelas;
Retire a polia do virabrequim;
Reinstale as capas de proteção da correia, o suporte de sustentação superior do motor e a polia do virabrequim - torque recomendado de 25 N.m (2,5Kgf.m) + 135 graus angulares;
Retire a ferramenta de travamento e as ferramentas de fasagem (figuras 4, 5 e 7);
Reinstale o que foi retirado.
ótimo cite
ResponderExcluirobrigado
ResponderExcluirscenic 2.0 16v ano 2004
ResponderExcluircomo testar a engrenagem do comando de admissão?
engrenagem hidraulica.
Após retirar a correia dentada, com as ferramentas no lugar l, tente mexer a polia para um lado e outro, se ela se mover está ruim.
Excluircara me manda um email explicando melhor se possivel uma foto vamper1000@hotmail.com
ResponderExcluirgostaria de saber se tem posicao da polia de admissao
ResponderExcluirSim tem posição correta, até porque uma das polias do comando tem o variador de fase
ExcluirObs: só com a ferramenta apropriada. Kit Raven 151501
quero trocar o retentor de comando de admissão da polia variador de faze. como fazer?
ResponderExcluirA CORREIA DAS POLIA FICA SAINDO, VCs TEM A FORMA CORRETE DE COLOCAR MEU CARRO É RENAULT SCENIC 2002 2.0 16v
ResponderExcluirquero saber como colocar o motor no ponto certo
ResponderExcluirTenho Laguna 2.0 16V apresentado barulho de um carro a diesel, levei mecânico, segundo ele é a polia do comando de admissão e tem que substituir pois não estar mais lubrificando, realmente a ligar ele como motor frio não tem este barulho, começa quando o motor aquece. sera que teria como recuperar -la ou realmente precisa substituir.
ResponderExcluirTroquei os retentor de valvula do laguna 1998 e agora nao estou achando nem uma oficina que tenha a ferramenta pra colocar o carro no ponto alguem tem alguma opniao como colocar esse carro no ponto sem a ferramenta
ResponderExcluirquero saber como colocar a polia de adiniçao fase no poto
ResponderExcluirOlá minha scnic perdeu ponto comando poderia me ajudar
ResponderExcluiro pistao 1 fica bem em cima quando esta no ponto
ResponderExcluiro pistao 1 fica bem em cima quando esta no ponto
ResponderExcluirMinha correia estourou existe a possibilidade de não ter atropelado válvula? Como fazer um teste para saber se atropelou ou não?
ResponderExcluirmuito bom o trabalho de vcs, parabens
ResponderExcluirtrabalho que nos ajuda muito ,depois de pesquizar bastante em vaios canais foi atraves desses desenhos que tirei todas minhas duvidas. parabens!!!!
ResponderExcluirBOM DIA!
ResponderExcluirAmigos,
poderiam por gentileza relacionar todas as ferramentas que preciso usar para desmontar o cabeçote do motor Scenic 2.0 16v
Boa Tarde,
ResponderExcluirEstou com um Duster 2015 2.0 16v acende a luz da injeção perde a potencia. Passei o aparelho rastreador Kaptor.com deu codigo DF457(falha no sensor de rotação), já foi trocado o sensor de rotação e de fase, o motor nao da sicronismo, já coloquei a ferramenta de sicronismo da correias. Me ajudem o que posso fazer para solucionar o problema.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA ferramenta que trava o virabrequim não encaixar com o pistão todo em cima .tem 2 modelos de pino
ResponderExcluirO meu e um scenic )2.0 16v 2005
Olá! Gostaria de saber quanto newton vai de aperto na polia de admissão (variável) alguém poderia me ajudar?
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