terça-feira, 31 de agosto de 2010

Marea 2.0 20 V – Vazamento de óleo do cárter

como retirar vasamento do carter do marea 2.0 20v
Marea 2.0 20 V – Vazamento de óleo Depois de remover o cárter para eliminar um vazamento de óleo, o pro blema c o n t i nu o u . Ao efetuar a remoção da caixa


de câmbio para verificar o retentor (tampa) do vo l a n t e, p e rc ebeu-se que estava ali a razão do referido vazamento. Foi montada

tampa nova com todo o cuidado, porém, alguns dias dep o i s , o veículo re t o rnou à oficina com o mesmo pro bl e m a : o vazamento persistia e havia a necessidade de refazer todo o trabalho.

C a u s a – Esse pro blema ocorreu em virt u d e de o retentor ter ficado descentralizado, forçando mais para um lado do que para o outro. Na primeira instalação foram ap e rtados pri m e i ramente os parafusos que fixam o retentor (tampa) ao cárter.

S o l u ç ã o – Reinstalar corretamente a tampa no lugar, centralizar o retentor e apertar primeiro os parafusos ao bloco do motor e depois os do cárter por baixo. Este procedimento deve ser seguido para todos os sistemas integrados de vedação.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

COMO TROCAR A CORREIA DENTADA DO TIGRA 1.6 16V

COMO TROCAR A CORREIA DENTADA DO TIGRA 1.6 16V
SINCRONISMO DOS COMANDOS DO TIGRA 1.6 16V
Motores 1.0 e 1.6 16 válvulas


Corsa 1.0 16V, Corsa 1.6 16V e Tigra 1.6 16V

>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada

Para verificar o sincronismo da correia dentada desses motores, proceda da seguinte forma:

Retire a correia poli-V;

Retire a capa plástica superior de proteção da correia dentada. Retire o sensor de fase;

Retire a polia do virabrequim;

Retire a capa plástica protetora inferior da correia dentada;

Gire manualmente o motor, de modo que a marca existente na engrenagem do virabrequim alinhe-se com a referência existente tampa traseira da correia dentada (figura 1);

Observe se, nessa condição, as marcas existentes nas polias dos comandos de admissão e escape alinham-se na horizontal (figura 2). Se não forem observados os referidos alinhamentos, dê mais uma volta completa na árvore de manivelas;

Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.
>>Procedimento para substituição da correia


Com a correia dentada já exposta e sincronizada (conforme descrito anteriormente nos itens 5 e 6), trave as polias dos eixos comandos utilizando-se de uma ferramenta especial (figura 3);

Solte a porca do tensionador. Com uma chave allen de 6 mm, afrouxe o tensionador e retire a correia (figura 4). Evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;

Instale a correia nova, começando pela engrenagem do virabrequim e tomando o máximo cuidado para não perder o correto sincronismo;

Com a chave allen de 6 mm tensione o esticador em sua posição de máximo tensionamento. Aperte a porca de fixação (figura 4);

Retire a ferramenta de travamento das polias dos eixos comandos e dê dois giros manuais completos no motor;
Confira atenciosamente a posição do tensionador e as marcas de referência para sincronismo. O tensionador deve estar na posição correta de trabalho (figura 4). Se for necessário, reajuste-o. As marcas de sincronismo (das polias dos eixos comandos e da engrenagem do virabrequim) devem coincidir com as referências (conforme descrito anteriormente);


Se tudo estiver OK, reinstale o que foi retirado. O torque aplicado no parafuso da polia do virabrequim deve ser de aproximadamente 140 N.m ou 14 Kgf.m;

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

manual do proprietario volkswagen polo 1.8

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I INSTRUCÓES DE UTILIZAÇAO



Painel de bordo 8 Chaves .......................................... 10

Fecho centralizado ......................... 11

 Portas ................... .... 12

 Tampa do porta-bagagens 13 Janelas ................... .... ........... 14

Espelhos retrovisores .................... 15
Cintos de segurança ...................... 16
 Sistema de airbag .......................... 26
 Segurança das crianças ................. 30

Encostos de cabeça ...................... 35
Bancos dianteiros .......................... 36
 Banco traseiro ............................... 38
 Porta-bagagens .............................. 39
 Cobertura do porta-bagagens ........ 40
 
link para download do manual do proprietario volkswagem polo 1.8

manual do proprietario ford escort Motor 1.8 l ZETEC

manual do proprietario ford escort Motor 1.8 l ZETEC
Importante As informações aqui contidas referem-se a um veículo Ford Escort


equipado com todos os opcionais e equipamentos disponíveis. O seu Ford Escort poderá não dispor de todos os equipamentos mostrados neste manual. Os dados contidos no manual são meramente informativos do modo de usar cada equipamento, não constituíndo qualquer garantia quanto à existência, às características técnicas ou à forma deles em seu veículo.

As ilustrações, informações técnicas e especificações desta publicação
 link para download do
manual do proprietario ford escort Motor 1.8 l ZETEC
ficha tecnica e download do manual do proprietario marverick

no final dessa postagem vc encontra o link para download
Motor:



4 cilindros em linha, dianteiro, quatro tempos, comando de válvulas no cabeçote, acionado por correia dentada, válvula de admissão e escapamento no cabeçote acionadas diretamente pelos balancins apoiado em tuchos hidráulicos.



Cilindrada: 2.300cm³

Diâmetro x Curso: 96,4mm x 79,4mm

Potência Máxima: 99 HP (SAE) a 5.400rpm

Torque Máximo: 16,9mkgf a 3.200 rpm

Velocidade Máxima: 155 km/h - de 0 a 100 km/h em 15,3 segundos

Taxa de Compressão: 7,8:1





Sistema de Refrigeração:

A água, com bomba centrífuga, radiador e bomba termostática.



Embreagem:

Monodisco a seco tipo "chapéu chinês" acionamento mecânico



Transmissão:

4 marchas a frente (alavanca no assoalho)

Tração traseira, diferencial com relação de 3,92:1. Câmbio de 4 marchas à frente todas sincronizadas e uma à ré. Alavanca de mudanças no assoalho.



Relação:

3,596:1 / 2,378:1 / 1,531:1 / 1,00:1. Ré 4,229:1



Direção:

Mecânica, tipo esferas recirculantes. Redução: 22,1:1



Carroceria:

Construção integral tipo monobloco.



Suspensão:

Dianteira: independente, com triângulo superior, braços simples inferiores, barras tensoras diagonais, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação, e barra estabilizadora. Amortecedores telescópicos de dupla ação, tensores longitudinais e barra estabilizadora.

Traseira: eixo rígido, molas semielípticas longitudinais, amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação.



Freios:

A disco nas rodas dianteiras, do tipo autoventilado, e a tambor nas rodas traseiras de acionamento hidráulico.

Freio de estacionamento mecânico atuando nas rodas traseiras.



Pneus e Rodas:

Rodas de aço estampado com aro de 14 polegadas e tala de 5 polegadas, pneus 6,95" S14, do tipo convencional.



Sistema Elétrico:

12 volts com alternador - sistema convencional.



Dimensões:

Entre eixos: 2,619m

Largura: 1,791m

Comprimento: 4,555m

Altura: 1,346m

Distância mínima do solo: 17,3 cm



Peso:

1.274 kg (aferido)
link para download do manual do proprietario maverick

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