sábado, 2 de novembro de 2013

Astra 2001 2.0 16 válvulas esquentando

ola pessoal vamos ao que interessa.
Um amigo meu chegou na minha oficina, com um Astra 2001 2.0 16 .
apresentando um problema de aquecimento.
O diferencial nesse caso é que estando parado, o carro não aquece .
Mas toda vez que ele pega uma estrada a temperatura vai nas alturas.
Defeito: super aquecimento do motor em alta rotação 
Serviço realizado: foi feito a limpeza no sistema de arrefecimento do veiculo .
e diagnosticado um defeito na válvula termostática que encontrava-se travada.
com uma pequena abertura que só refrigerava o veiculo em baixa rotação .
Solução: limpeza completa do sistema de arrefecimento e substituição da válvula termostática 
Astra 2.0 16

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

usados go

Se você esta procurando dicas e truques.
Se você quer saber comprar seu usados go.
Fique por dentro das melhores ofertas da baixada em carros usados .
Aqui vai algumas dicas para você saber como comprar seu usado.
Primeiro conheça a procedência do veiculo que você tem em mente.
Ande com vários carros escolha oque melhor se adapta as sua precisões.
De uma boa olhada no visual do carro usados go.
Peça para um funileiro ver se já não foi batido se não existe algum podre.
Veja se a suspensão esta ok.
Peça para um mecânico olhar motor barulhos peças que precisão ser trocadas.
Só você seguir essas dicas

sábado, 20 de julho de 2013

mecanica de carros e motos

mecânica carros e motos

Oque é preciso  para ser um bom mecânico?
Essa é uma pergunta relativamente simples!
Na mecânica como em qualquer outra profissão antes de mais nada ,
você precisa fazer um bom curso ou ter um grande professor de pratica.
Eu por exemplo tive dois excelentes professores, com quem posso tirar alguma eventual duvida até hoje
Você precisa ter em mente um principio fundamental.
Honestidade!
Não só como profissional mais também como pessoa,
pois os seus clientes precisão sentir que deixaram o carro deles com uma pessoa confiável e integra.
Procure ter amigos no meio de trabalho, pois muitas vezes você vai precisar de uma dica com defeitos difíceis que vão deixar seus cabelos branco mais cedo.
Outro ponto fundamental .
Há muitos mecânicos que perdem clientes por cobrar até para apertar um parafuso,
muitos trabalhos são tão simples que não se devem ser cobrados, afim de se manter o cliente.
Por exemplo:
Uma pessoa veio na minha oficina e pediu para que verificasse um barulho
na traseira do carro dele, apos eu andar com o carro descobri que o barulho nada mais era do que uma garrafa solta no porta malas.
Entendeu oque aconteceu ?
Em apenas 10 minutos de atenção ao cliente ganhei um divulgador da minha oficina e um clientes fiel, que por sinal é muito melhor do que ganhar 10 reais.
Levando em conta que a mecânica é um negocio que parte da divulgação individual, a chamada
propaganda boca a boca.
Se eu tivesse cobrado, ele pagaria mais nunca voltaria aqui.
Outra dica importante, sempre mostre aos seus clientes as notas das peças substituídas.
Nunca aumente o valor das peças pois, quando você faz isso corre o risco de ser descoberto e chamado de ladrão ,picareta e outros adjetivos.
Procure sempre estar atualizado no mercado .
Até mais e Boa Sorte

sexta-feira, 28 de junho de 2013

oque é a toyota-autocenter.com como entrar

http://toyota-autocenter.com/?mgr=andremonteiro13
Segundo informações obtidas por nosso site
Vai se tratar de uma equip de divulgação

1. Benefícios da inscrição no Clube Internacional.

1 Capacidade de participar em todos os programas do clube. Na primeira fase do programa é de dois «NEGÓCIOS», «AUTO».
2 Obter todos os produtos do clube.
3 Ajuda na compra de um carro.
4 Ganhe acesso a outros programas.
5 Consultas profissionais.
6 de Formação dentro do clube.
7 E muito mais ...
1.1. O programa «Negócios».
O programa «Negócios» será capaz de atender a todos os gestores do clube e obter lucros, sem qualquer investimento.
Cada "manager online» clube receberá de renda, dependendo da atividade.
2.1. "Gerenciador online» do clube.
Cada participante inscrito receberá o status de "manager online» do clube.

4. Preciso fazer um pagamento para o programa de bônus do clube?

Obter recompensa todos os "Gerentes online» ativos e inativos.
4.1. Gerente inativo.
Gerente inativo está registrado participante, não incluído no programa clube «AUTO».
4.2. O gerente do ativo.
Gerente de ativos é um participante registrada do programa clube «AUTO».

5. Como é que os lucros sejam distribuídos gerente do clube?

O tamanho de bónus no âmbito do programa do clube dependerá do gestor actividade. Gestores ativos serão capazes de ganhar uma renda maior do que o inativo.

6. Como funciona o plano de compensação?

Plano de compensação serão anunciados poucos dias antes do início oficial do programa. Todos os valores mostrados no programa de premiação local - os reais.

7. Quais são os sistemas de pagamento será utilizado?

Para entrada e saída de recursos serão utilizados vários sistemas de pagamento eletrônico oficiais e cartões bancários.

8. Quem pode se tornar um gerente do clube?

"Os gestores online» do clube pode se tornar um cidadão de qualquer país que tenha atingido a idade de 18 anos.

9. Você pode fazer vários registros de um único PC?

Com um computador pessoal, você pode fazer um número ilimitado de registros.

10. Por que o site é chamado TOYOTA-AUTOMÁTICA?

Carros de Toyota combinar confiabilidade, segurança, conforto, economia. De acordo com estimativas de especialistas mundiais causar menos danos ao meio ambiente.
Nosso Clube encoraja todos os membros a comprar em «AUTO» marca de carro «TOYOTA».

terça-feira, 18 de junho de 2013

divulgador telexfree

É com enorme prazer que nosso blog vem apresentar essa incrível oportunidade .
Ganhe dinheiro em casa com sua família pelo seu computador com apenas poucos minutos de trabalho diário 
A telexfree 
logo telexfree

uma empresa inovadora e totalmente transparente esta Convidando você isso mesmo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Você que trabalha muito e ganha pouco
que tem vontade garra e determinação
para ser um vencedor 
você pode ganhar de

US$ 100 a US$ 400 por mês 

milhares de pessoas ja estao trabalhando 
vem você tambem!!
entre em contato no e-mail  : andremonteiro13@outlook.com

sexta-feira, 14 de junho de 2013

comunicado mecanica caseira

Você pode estar se perguntando.
Porque eu devo ajudar o blog?
Porque eu devo doar meu dinheiro?
Pois eu te digo as pessoas devem ter bom senso se você é ajudado pelo blog ,
qual o problema de ajudar também?
mesmo assim para aqueles que contribuírem com mais de 10 reais noz iremos sortear uma tv de 42 polegadas da marca lg quando o numero de doações atingir a meta  de 500 doadores
muito obricado
banco:   Santander 
Agência: 3512   Conta: 01.007862.9
o blog para esclarecer suas duvidas e ajudar muitas vezes com coisas que parecem não ter solução
todo mecânico sabe que  essa profissão exige muita dedicação e conhecimento mais pratico do que técnico
tenho certeza que o blog em alguma oportunidade te ajudou a esclarecer defeitos ou mostrou como por uma correia dentada em fim esclareceu alguma duvida relacionada ao aspecto do trabalho
AGORA É O BLOG QUE PRECISA DE VOCÊ 
devido a problemas financeiros graves
 O BLOG MECÂNICA CASEIRA
Atravessa uma crise impossível de ser superada só com a minha boa Vontade 
quando comecei o blog unica e exclusivamente para ajudar meus amigos mecânicos
com fé e boa vontade sabendo que todos precisão ganhar o seu pão de cada dia   
e que muitos tem dificuldade para finalizar alguns procedimentos em carros mais complicados 
e sabendo que quem tem esse conhecimento não dividi a fim de ganhar mais!!!!!!
Por isso estou aqui para te ajudar
mais agora peço a sua ajuda se você gosta do blog e quer ajudar a mante-lo no ar e atualizado faça uma contribuição 
depositando qualquer quantia você estará dando um folego de vida ao blog 
Desde já agradeço  a sua ajuda 
 Participe dessa corrente

banco:   Santander
Agência: 3512   Conta: 01.007862.9

sábado, 8 de junho de 2013

lançamentos de carros para 2014



Os carros de hoje são tão ... familiar. Dia a dia, em todas as estradas e em cada estacionamento, somos bombardeados por todos os mesmos carros que temos visto milhares de vezes antes.
Carros do futuro, por outro lado, manter o fascínio do que está próximo. Quer se trate de um novo nome ou apenas um novo design, há algo de mágico sobre um carro entre o momento em que é revelado e no dia em que começa a chegar em lotes dos concessionários, aparecendo em anúncios de televisão, e começando a transformação rápida do futuro para o familiar.
Então aqui está uma antevisão dos novos carros , caminhões e SUVs vindo em nossa direção para o ano modelo 2014, a maioria dos que fizeram a sua estreia mundial este ano no Los Angeles , Detroit e Nova York feiras de automóveis, e alguns dos quais já estão à venda .
Você pode fazer o passeio na galeria alfabética acima, em seguida, explorar seus favoritos via as miniaturas correspondentes abaixo. Mas fazê-lo agora, antes que a magia desaparece.
Acura mdx 2014
 Acura rlx2014
 Cadillac cts 2014
  Cadillac elr 2014
 FIAT 500l 2014
 Chevrolet Silverado 2014
 Chevrolet Impala 2014
 Chevrolet Corvette 2014
 Kia Forte 5 portas 2014
 Kia forte 2014
 Ford Transit Connect wagon 2014

quarta-feira, 29 de maio de 2013

troca de correia PALIO WEEKEND SIENA STILO IDEA

troca de correia PALIO  WEEKEND  SIENA  STILO IDEA

diagrama de correias alfa romeu 166,164 e asia towner

diagrama de correias alfa romeu 166,164 e asia towner

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terça-feira, 28 de maio de 2013

como trocar a correia do Chevete 1.4L Chevete 1.6L


Chevete 1.4L
Chevete 1.6L
Ano: 1976-87
Não é recomendado um intervalo de tempo específico para que seja feita a troca da correia dentada.
Na prática pode-se constatar que, como precaução, a troca deve ser feita no intervalo de 80.000 Km.
Sempre deve ser levados em conta o uso prévio e a história de serviço do veículo.
Caso não haja a instalação da correia com precisão, pode haver dano nos pistões e Válvulas.
Um cheque de compressão de todos os cilindros deveria ser executado antes de remover o CABEÇOTE.
A - Correia de medir tensão GM – N° J-26486.
A - Desconecte o cabo terra da Bateria
B - Não gire a Árvore de Manivelas nem o Comando de Válvulas ao remover a correia dentada.
C - Remova as velas para aliviar a pressão do motor se ele tiver que ser girado.
D - Gire a Árvore de manivelas no sentido normal de funcionamento ou seja no sentido horário.
E - Não gire a Árvore de Manivelas pelo Comando de Válvulas ou pôr outra polia.
F - Observe todos torques.




1)- Levante e apóie a frente do veículo.
2)- Remova:
A - Correias de acessórios adicional.
B - Painel de montagem superior do radiador.
C - Envoltório superior da ventoinha (modelos com ar-condicionado)
D - Ventoinha e polia da bomba d’água.
E - Parafuso e arruela da polia da árvore de manivelas (fig.1).

F - Protetor superior da correia de sincronismo (fig.2).
3)- Gire a árvore de manivelas lentamente duas vezes à direita até o cilindro N° 1 no ponto morto superior de compressão com a marca de sincronismo da polia alinhada (fig. 3 diagrama)com a marca O.
4)- Insira uma broca 0,125"pol. (3,4m.m) através do protetor da correia de sincronismo traseiro para dentro da engrenagem do comando de válvulas (fig. 4 diagrama), com o distribuidor saindo no cilindro N° 1.


5)- Remova a polia da árvore de manivelas (fig. 5) e o protetor inferior da correia de sincronismo


6)- Solte o parafuso da polia tensionadora (fig. 7 diagrama) e gire a polia à direita para aliviar a tensão da correia.

7)- Remova a correia de sincronismo.
1)- Instale temporariamente a polia da árvore de manivelas e confirme que as marcas de sincronismo estejam alinhadas (fig. 3 diagrama).

2)- Cheque se a broca de 3,4m.m está na engrenagem (fig. 4 digrama).

3)-Instale a correia de sincronismo nas engrenagens e polias na seguinte ordem:
A - Engrenagem da árvore de manivelas.
B - Engrenagem do comando de válvulas
C - Polia tencionadora.
4)- Confirme que a correia de sincronismo tencione entre as engrenagens no lado oposto ao tencionador.
5)- Solte o parafuso tencionador (fig. 7 diagrama) e usando a chave Allen ¼", gire a polia tencionadora à esquerda para pré-tensionar a correia.

6)- Aperte o parafuso tensionador (fig. 7 diagrama) e remova a broca da engrenagem do comando de válvulas (fig. 4 diagrama).

7)- Gire a árvore de manivelas lentamente duas vezes à direita e instale temporariamente a polia.
8)- Cheque se as marcas de sincronismo na árvore de manivelas estão alinhadas (fig. 3 diagrama) e se o buraco na engrenagem do comando de válvulas está alinhado com o buraco do protetor traseiro (fig. 4 diagrama).

9)- Instale o medidor de tensão N° J-26486 na correia de sincronismo na q .
10)- Solte o parafuso tensionador (fig. 7 digrama ) e usando a chave Allen ¼", gire a polia tencionadora à esquerda até que o medidor leia 63-77 lbs.

11)- Segure a polia tensionadora e aplique um torque de 20,3 Nm no parafuso (fig. 7diagrama).
12)- Instale os componentes na ordem inversa de que foram removidos.
13)- Aplique um torque de 136 Nm no parafuso da polia tensionadora (fig. 1).

quinta-feira, 23 de maio de 2013

correia dentada Palio 1.0 MPI, Siena 1.0 MPI, Palio 1.5 MPI, troca

troca de correia dentada Palio 1.0 MPI

Procedimento para verificação do
sincronismo da correia dentada
   
troca da correia dentada Palio 1.0 MPI, Siena 1.0 MPI, Palio 1.5 MPI, Strada 1.5 MPI e Weekend 1.5 MPI
 troca de correia dentada Palio 1.0 MPI
Retire a tampa traseira do eixo comando de válvulas;
Gire manualmente o motor, de modo que a marca
gravada no eixo comando coincida com a referência
existente na carcaça do cabeçote (figura 1).
Nessa condição, o rasgo existente na parte traseira do
eixo comando (rasgo de chaveta) deve se encaixar
perfeitamente no ressalto da ferramenta de fasagem
(figura 2);
troca de correia dentada Palio 1.0 MPI
Deve ser observado ainda que a referência existente
no volante do motor coincide com o zero grau (0º)
gravado na carcaça da caixa de marchas (figura 3);
Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje
substituir a correia dentada, execute o procedimento a
seguir.
Com a correia dentada sincronizada (conforme
descrito anteriormente nos itens 2 e 3), retire as
correias auxiliares e a polia da bomba da direção
hidráulica;
Remova a proteção inferior do volante e posicione
a ferramenta específica para travamento da árvore de
manivelas (figura 4);
Com a árvore de manivelas travada, solte a porca de
fixação da polia do virabrequim (roda fônica) e retire-a;
Retire as tampas protetoras inferior e superior da
correia dentada e o sensor de rotação;
Solte a porca de fixação do tensor da correia dentada
(figura 6) e remova a correia;
Instale a correia nova no sentido horário, começando
pela engrenagem do virabrequim. Deixe a parte mais
folgada junto ao tensionador;
Tensione a correia dentada utilizando-se da ferramenta
específica para tensionamento (figura 6). Esta
ferramenta é uma alavanca graduada com contrapeso
móvel. A ferramenta deve ser instalada com o
contrapeso de tensionamento posicionado na marca
de 100 mm da escala contida na alavanca (figura 6);
Remova a ferramenta utilizada para fixação do
virabrequim e a ferramenta de fasagem do eixo
comando (caso tenha sido instalada);
Com a ferramenta de tensionamento instalada no
tensionador, dê cuidadosamente dois giros manuais
no motor (no sentido anti-horário);
Mantenha a ferramenta de tensionamento instalada e
aperte a porca de fixação do tensionador (torque de
aperto 25 N.m ou 2,5 Kgf.m);
Gire manualmente o motor e confira a condição de
sincronismo da correia (figuras 1 e 3);
Se tudo estiver OK, reinstale o que foi retirado. O
torque recomendado para a porca da polia do
virabrequim é de 180 N.m ou 18 Kgf.m.;
troca de correia dentada Palio 1.0 MPI
 troca de correia dentada Palio 1.0 MPI

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Carros eletricos Chevrolet Volt

As vendas são susceptíveis de triplicar em 2013, como as montadoras continuam a aumentar a nossa escolha de plug-in híbridos e todos os carros elétricos e crossovers.

Chevrolet Volt General Motors is #1 in plug-in sales with the Chevrolet Volt , a plug-in hybrid with 38 to 40 miles of electric range and 380 to 400 miles per gasoline fill-up range. General Motors é # 1 em vendas de plug-in com o Chevrolet Volt , um híbrido plug-in com 38 a 40 quilômetros de faixa elétrico e 380-400 milhas por gasolina gama fill-up. The Volt has a starting price of about $39,000. O Volt tem um preço inicial de cerca de 39 mil dólares americanos. GM has a complete Voltec Propulsion System roadmap that envisions added offerings of pure battery-electric and diesel plug-ins. GM tem um completo roteiro Sistema de propulsão Voltec, que prevê ofertas adicionais de plug-ins de bateria elétrica e diesel puro. The second plug-in hybrid from GM is the Opel/Vauxhall Ampera, now selling in Europe. O segundo plug-in híbrido da GM é o Opel / Vauxhall Ampera, agora vendido na Europa. The all-electric Chevrolet Spark EV can soon be ordered in California and Oregon for about $32,500 for this fun city car with 80-mile range between charges. O todo-elétrico Chevrolet Spark EV pode ser encomendado em breve na Califórnia e Oregon por cerca de 32.500 dólares americanos para este carro cidade do divertimento com alcance de 80 milhas entre cargas. In late 2013, sales are likely for the Cadillac ELR using a plug-in hybrid drive system similar to the Volt. No final de 2013, as vendas estão provavelmente para o Cadillac ELR usando um plug-in sistema de acionamento híbrido semelhante ao Volt. Chevy Volt Owner's Range and Driving Experiences. Chevy Volt Owner's Range and Driving Experiences . Variação do Chevy Volt Proprietário e experiências de condução.




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sábado, 9 de março de 2013

Receita para fazer "pretinho" silicone para pneu


Receita para fazer "pretinho" pros pneus

A receita é simples. Para fabricar 1 litro de pretinho:
- 500 Ml de Glicerina (Glicerina se compra em qualquer farmácia)
- 250 Ml de Água (só para engrossar a mistura)
- 250 Ml de Álcool (álcool comum, usado em casa, serve para diluir a glicerina)
Misture tudo, aplique no pneu usando um pincel ou uma esponja. Sempre antes de usar, chacoalhe bem. O resultado fica ótimo, o pneu parece novo e brilhante, fica melhor que qualquer tipo de pretinho que o pessoal usa por aí. Pode ser usado também para deixar os tapetes de borracha do carro bem pretos
  

segunda-feira, 4 de março de 2013

codificar uma nova chave do FIAT CODE I

code

O FIAT CODE é um sistema de segurança veicular também conhecido como imobilizador. O CODE somente libera o funcionamento do motor se a chave estiver codificada, desta forma a central do imobilizador reconhece o sinal da chave e libera a partida. Para codificar as chaves no FIAT CODE  I basta seguir as dicas à baixo:

Passo-a-passo Para Codificar Chave FIAT

  1. Pegue todas as chaves que vão ser usadas no carro. Devem ter no mínimo 3 chaves sendo 2 azuis (chaves que vão ser usadas no dia-a-dia) e 1 vermelha (esta é a chave mestre que vai ser usada para liberar o uso das outras chaves);
  2. Coloque a chave Vermelha no cilindro de ignição e vire para a posição de MARCHA (MAR);
  3. Aguarde a lâmpada do code acender e apagar;
  4. Logo após apagar retire a Chave vermelha num prazo de 2 segundos no máximo;
  5. Insira uma das chaves azuis no prazo de 10 segundos e vire a chaves para a posição MAR.
  6. Com a chave nesta posição a lâmpada do code vai acender e apagar;
  7. Após a lâmpada se apagar retire a chave obedecendo o limite de 2 segundos e coloque a próxima chave num prazo máximo de 10 segundos. Repita o procedimento com todas as chaves azuis sempre obedecendo o tempo e lembrando  que só podemos codificar no máximo sete chaves.
  8. Quando você codificar a ultima chave, coloque a Chave Mestre (vermelha) e vire-a para MAR.
  9. A lâmpada indicadora do CODE se ascenderá e apagara logo em seguida. Quando a lâmpada se apagar o processo de codificação esta terminado.
  10. Por ultimo e não mais importante, teste todas as chaves.
Este é realmente um procedimento simples, basta ter paciência.
Abraços

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

troca de correia dentada da Ford Ranger, Ford F-1000 e Land Rover Defender

Troca da correia cincronizada da s10 motor maxion 2.5 turbo diesel Motores Diesel Maxion HS 2.5 L e HS 2.8 L


Chevrolet S10, Chevrolet Blazer, Mercedes-Benz Sprinter, Ford Ranger, Ford F-1000 e Land Rover Defender
troca da correia cincronizada da s10 motor maxion 2.5 turbo diesel
;Procedimento para verificação do sincronismo e substituição da correia dentada

 troca de correia da ranger

 troca de correia da ranger


 troca de correia da ranger


 troca de correia da ranger


 troca de correia da ranger


 troca de correia da ranger


 troca de correia da ranger


O motor diesel Maxion HS 2.5 L equipa os seguintes veículos: Chevrolet S10, Chevrolet Blazer, Mercedes-Benz Sprinter, Ford Ranger, Ford F-1000 e Land Rover Defender. O Maxion HS 2.8 L equipa a Ford Ranger do modelo 2002 em diante. Embora possuam especificações técnicas distintas, têm procedimentos similares para a troca das correias. O procedimento básico para conferência do sincronismo e substituição da correia dentada desses motores está descrito a seguir:

Em alguns veículos como S10, Blazer e Ranger, para se ter o acesso à correia dentada facilitado é aconselhável a retirada do radiador. Em outros como a Sprinter e a F-1000, devido a condições favoráveis, não é necessário retirar tal componente. Para retirar o radiador, drene o líquido de arrefecimento (com o motor frio) e retire as mangueiras que o conectam ao motor;

Remova o ventilador de arrefecimento e as correias auxiliares; 


Como o auxílio de uma ferramenta especial, fixe a polia do virabrequim e solte seu parafuso de fixação (figura 1). Retire a polia. Caso não seja possível retirá-la manualmente, utilize o sacador específico (figura 2);

Remova a tampa da caixa de distribuição (figura 3);

Gire manualmente o motor até que a chaveta da árvore de manivelas alinhe-se com a seta existente na carcaça da caixa de distribuição (figura 5). Nessa condição, remova o bujão e insira o pino de fasagem da árvore de manivelas na carcaça do volante do motor (figura 4);

Com a árvore de manivelas sincronizada (conforme item 5), a polia do eixo comando de válvulas deve alinhar-se com a referência da caixa de distribuição (figura 6). Se o referido alinhamento não for verificado, retire o pino de fasagem da árvore de manivelas e dê mais uma volta completa no virabrequim. Dessa forma serão conseguidos os alinhamentos desejados. Reinstale o pino de fasagem da árvore de manivelas;

Com a polia do eixo comando e a árvore de manivelas corretamente sincronizadas (conforme descrito anteriormente) insira o pino guia de fasagem na polia da bomba injetora (Figura 6); 


Com a correia dentada em sincronismo (conforme itens 5, 6 e 7), solte o parafuso de fixação do tensionador, sem retirá-lo, e remova a correia;

Instale a nova correia no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim. Deixe a parte mais folgada junto ao tensionador;

Afrouxe, sem retirar, os parafusos de fixação da polia da bomba injetora de modo que a polia possa ser movimentada na folga dos furos oblongos (figura 6);

Tensione a correia dentada com um torque de 10 N.m ou 1 Kgf.m e aperte o parafuso de fixação do tensionador. Para tensionar a correia, utilize um torquímetro e uma extensão com encaixe de 13 mm. Posicione o encaixe de 13mm no quadrado existente na chapa de fixação do tensionador e aplique o torque recomendado (figura 7);

Aperte os parafusos de fixação da polia da bomba injetora. Utilize o torque de 25 N.m ou 2,5 Kgf.m (cada parafuso);

Retire as ferramentas de fasagem da polia da bomba injetora e da árvore de manivelas;Dê dois giros manuais completos no motor
;

Confira atenciosamente a posição de sincronismo da bomba injetora e da árvore de manivelas; 

Se tudo estiver OK reinstale o que foi retirado.

Os torques recomendados são: - Parafuso de fixação do tensionador 45 N.m ou 4,5 Kgf.m - Parafusos da tampa da caixa de distribuição 25 N.m ou 2,5 Kgf.m - Parafuso da polia do virabrequim 80 N.m + 90° ou 8 Kgf.m + 90

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