quarta-feira, 28 de abril de 2010

Câmara de combustão

 é o espaço em que ocorrem as explosões da mistura ar-combustível em um motor. Durante a fase de admissão é preenchida com o carburante e, após a explosão, esvaziada.







As câmaras de combustão nos motores a reação tem diversas formas podendo ser composta por vários tubos dispostos entre o compressor e a turbina. Podem ser também anelares ou seja um espaço contínuo onde ocorre a queima do combustível. Um dos maiores problemas numa câmara de combustão é a estabilidade da chama devido a rápida corrente de ar sob pressão. Para se obter a estabilidade da chama, o combustível é pulverizado já no estado gasoso num tubo interno a câmara de combustão. Este tubo possue diversos furos posicionados de tal forma que admitem a entrada de ar suficiente para a queima eficiente do combustível sem desestabilizar a chama. Outro problema é o resfriamento da parte externa da câmara de combustão onde para isto há o desvio de uma parte importante do ar vindo do compressor que "banha" a câmara externamente obtenmdo-se assim seu resfriamento. As câmaras de combustão recebem o ar comprimido do último estágio do compressor e para tanto tem um desenho que cause a menor interferência possível no fluxo de ar.



A função principal de uma camara de combustão é naturalmente queimar a mistura ar/combustivel, adicionando energia calorifica ao ar, para isso a camara de combustão deve queimar essa mistura de forma eficiente, resfriar os gasses resultantes da combustão para que as palhetas de turbinas suportem a temperatura operacional. todas as camaras de combustão contem a mesma estrutura basica:

carcaça

camisa interna perfurada

sistema de injeção de combustivel

sistema de ignição (vela)

sistema de drenagem para o combustivel residual na camara

Existem tres tipos basicos de camara de combustão:

camara multipla ou caneca

anular ou tipo cesta

caneca anular ou canelar

camara de fluxo reverso

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