terça-feira, 27 de abril de 2010

modulo de injeçao

o modulo de injeçao é utilizado num veículo Isuzu Geo Storm.Uma centralina é um dispositivo electrônico utilizado no controlo de uma grande variedade de dispositivos mecânicos e elétricos/eletrónicos de um automóvel.



De forma muito simplificada, o funcionamento de uma centralina, é o seguinte:



Sensores => modulo => Actuadores



Sensores (também designados Transductores de Entrada): Convertem as grandezas físicas que monitorizam, para sinais elétricos que enviam para
o modulo.

modulo: Recebe dos sensores, os sinais elétricos correspondentes a grandezas físicas, processa esses sinais, e envia para os actuadores os sinais eléctricos correspondentes a acções que os actuadores devem executar.

Actuadores (também designados Transductores de Saída): Convertem os sinais elétricos recebidos da centralina para grandezas físicas, correspondentes às acções mecânicas e/ou elétricas que devem executar.

o modulo, por sua vez, é constituída pelos seguintes módulos:



Conversor A/D: Converte sinais eléctricos analógicos para digitais (recebidos dos sensores).

Processador Digital de Sinal (em inglês DSP - Digital Signal Processor): Processa os sinais recebidos, efectua os cálculos e gera sinais resultantes dos cálculos efectuados.

Memória EEPROM ou FLASH: Onde reside o programa que controla o funcionamento da centralina.

Memória RAM: Onde o DSP guarda temporáriamente dados, sobre o estado de funcionamento em que se encontra o veículo, a cada instante.

Portos de E/S (entrada e saída): Portas de comunicação entre o DSP e os conversores A/D e D/A.

Conversor D/A: Converte sinais eléctricos digitais para analógicos (que envia para os actuadores).

Este era o funcionamento clássico de uma centralina que controlava todo o veículo. Actualmente os veículos, em vez de uma única centralina, dispõem de uma rede de centralinas, cada uma delas especializada numa determinada tarefa, e podendo ter entre 80 a 100 centralinas especializadas, e uma que supervisiona o funcionamento geral do veículo.



Temos assim:



Unidade de Controlo do Motor (em inglês ECU - Engine Control Unit)

Unidade de Controlo de Transmissão (em inglês TCU - Transmission Control Unit)

as duas unidades acima, em conjunto são designadas Módulo de Controlo de Potência (em inglês PCM - Powertrain Control Module)

Unidade de Controlo da caixa de velocidades (em inglês GCU - Gearbox Control Unit)

Unidade de Controlo de Airbag (em inglês ACU - Airbag Control Unit)

Unidade de Controlo de Telefone (em inglês TCU - Telephone Control Unit)

Interface Homem-Máquina (em inglês MMI - Man Machine Interface)

Unidade de Controlo de Portas (em inglês DCU - Door Control Unit)

Unidade de Controlo de Bancos (em inglês SCU - Seat Control Unit)

Unidade de Controlo de Climatização (em inglês CCU - Climate Control Unit)

Unidade de Controlo de Velocidade (em inglês SCU - Speed Control Unit)

Unidade de Controlo do Painel de Instrumentos (em inglês CCU - Convenience Control Unit)

Unidade de Controlo de Parqueamento (em inglês PCU - Park-assistant Control Unit)

A Centralina principal (Unidade de Controlo Electrónico) é vulgarmente designada "cérebro do carro"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

anuncio

Blogger templates