A Ford Motor Company foi fundada em 1903 com um investimento de $28.000 de doze investidores, dentre eles os irmãos John Dodge e Horace Dodge (que futuramente sairiam da Ford e fundariam a Dodge), a Ford foi uma das poucas grandes empresas que resistiram a grande depressão de 29.
Ford Século XXI
A Ford nos últimos anos vem passando por uma reformulação com vistas a redução de folha de pagamento e custos de produção. Pra custear tal reformulação vendeu algumas marcas do seu acervo, tais como a Aston Martin, Land Rover e a Jaguar. O conceito de carro global atualmente é uma coisa necessária em função de redução de custos de produção e ciente disso a Ford já elegeu seu carro chefe dessa nova fase: O Ford Fiesta. Carro elaborado com base no conceito Verve é o novo projeto global da marca, a Ford disse recentemente em nota oficial de que o novo Ford Fiesta é o Ford T do século XXI. Esse lançamento vem com certeza firmar a boa participação da Ford no velho continente. No ano de 2008 a Ford lidera as vendas de automóveis por lá vendendo até agosto mais de um milhão de automóveis. Com relação ao seu principal mercado, os EUA, a Ford pretende depois de muitos anos lançar o novo Fiesta por lá. O novo Fiesta será fabricado no México e comercializado em toda américa do norte. Existem especulações de que não só o novo Fiesta bem como o novo Ford Ka seria também comercializado na América do Norte.
[editar] Ford e Suas Pesquisas em Combustíveis Alternativos
Com toda essa crise girando em torno do petróleo e por ser o petróleo uma riqueza não renovável faz-se mister pesquisar mais profundamente outras variações de combustíveis que não sejam derivados de petróleo. E é isso que a quase duas décadas vem fazendo a Ford em seu seu Centro de Pesquisa em Aachen na Alemanha.
Histórico da Ford Brasil
Linha do Tempo
1.919 -
• A Ford Americana aprovou a criação da filial Brasileira, destinando para tanto um capital inicial de 25 mil dólares, que seriam tranferidos da filial da Argentina. Foram enviados ao Brasil, E.A. Evans e Benjamim Kopf para estabelecer a nova filial. Evans deu início às operações em 24 /4/ 1.919 com apenas 12 funcionários, num depósito de 2 andares na R. Florencio de Abreu, no centro de S. Paulo, onde se iníciou a montagem de automóveis
Modelo T e os caminhões Ford TT. Foi o primeiro fabricante de automóveis
à se estabelecer no Brasil. No 1º ano das operações no Brasil, foram
vendidos 2.447 automóveis.
1.920 - • As instalações da fábrica foram transferidas p/ um ringue de patinação na Pça. da República-SP.
• Neste ano foram vendidos mais de 4.000 unidades.
1.921 - • Inaugurada a sede própria da Ford do Brasil na R. Solon, no bairro do Bom Retiro - SP em um prédio especialmente
construído para funcionar como linha de montagem, tendo como engenheiro responsável pela obra o Sr. B. R. Brown, que havia supervisionado também a construção da fábrica americana de Highland Park.
O gerente da filial era o dinamarques Kristian Orberg que se manteria no posto até 1.953
1.923 - • A fábrica contava com 124 funcionários e tinha capacidade de produção anual de 4.700 carros (40 por dia ) e 360 tratores.
1.924 -
• As vendas do Modelo T foram de 24.250, recorde brasileiro até 1.960, quando foi introduzido o Corcel. Neste ano, a Ford montou a 1ª Exposição de automóveis do Brasil, em S. Paulo, no Palácio das Indústrias entre 4 e 12 de Outubro.
1.925 - • São inaugurados um escritório e linha de produção em Recife, à R. Padre Muniz, 343.
1.926 - • A cidade de Porto Alegre-RS, recebeu sua linha de montagem da Ford, na R. 7 de Setembro, 14.
1.927 - • Trouxe a inauguração do Centro de treinamento de Serviços da Ford em S. Paulo, iniciativa
pioneira no país para a formação de mecânicos especializados.
• No Rio de Janeiro inicia-se uma nova linha de montagem, na Av. Graça Aranha, 333.
• No mesmo ano foram adquiridos novos terrenos no bairro do Ipiranga-SP, com vistas à futura expansão.
• Por causa da recessão econômica da década de 30, são desativadas as fábricas de Recife, Porto Alegre e Rio de Janeiro e a produção do Modelo T foi interrompida em todo o mundo para receber o inovador Modelo A, com seu motor de 4 cilindros e 40 HP, proporcionando novos níveis de desempenho e imensa durabilidade. Um dos veículos de melhor relação custo-benefício da história do automóvel e um dos modelos antigos de maior índice de sobrevivência. O popular "Fordinho" no Brasil, substituiu o Modelo T e trouxe novos recordes de vendas.
1.929 - • O Modelo A era o automóvel mais vendido no Brasil.
1.932 -
• É anunciado o revolucionário motor Ford V8 - 3,65 L e 65 HP.
1.942 à 1.944 - • Apesar da recessão ocasionada pela 2ª Guerra Mundial, a Ford Brasil prosseguiu com a
montagem de carros em pequena escala, adaptando-se ao sistema de gasogenio, devido ao racionamento de gasolina.
1.945 - • Após a semi-paralização da montagem de veículos durante a guerra, reinicia-se lentamente no
Brasil a montagem de veículos, para um público ávido por novidades. Contando com a boa situação de divisas em 1.946, o governo Dutra retoma a importação de veículos em grande volume.
• Os automóveis Ford, Mercury e Lincoln, marcam a preferência dos brasileiros por sua extrema
resistência, apesar dos modelos Europeus serem mais acessíveis em preços.
1.951 - • As importações atingiram novo recorde. O Ford e o Mercury marcaram época pelo seu conforto,
desempenho e confiabilidade.
Ford Mercury
1.953 - • Trouxe a criação da nova fábrica no Ipiranga-SP, onde eram montados automóveis da Ford
americana e européia, tratores e chassis de ônibus. O Gerente-geral era o brasileiro Humberto Monteiro, um grande entusiasta da produção nacional de veículos.
1.954 -
• A Ford Brasil, participou das comemorações do 4º Centenário da cidade
de S. Paulo e apresentou no stand no Parque do Ibirapuera o novíssimo modelo do Thunderbird, um clássico americano.
1.955 - • Iniciada a estampagem das corrocerias da linha F. O programa de nacionalização da produção no Brasil dá seus pioneiros passos ao serem produzidas as primeiras cabines de Pick-ups e caminhões com aço de Volta Redonda.
• No final da década de 50, na esteira do otimismo e nacionalismo desenvolvimentista do governo de Juscelino Kubitschek, encerra-se a montagem de automóveis importados pela Ford Brasileira e inicia-se a total nacionalização da produção de automóveis e caminhões.
1.958 - • O Presidente Juscelino inaugurou a nova fábrica de motores V8, dentro do complexo industrial do
Ipiranga. Este motor era conhecido como Power King, com bloco em "Y" e desenvolvia 161 hps.
• Henry Ford II visita o Brasil pela primeira vez.
1.959 - • Foi apresentado o primeiro caminhão Ford Brasileiro, o F-350, com motor V8 e 2.670 Kgs de capacidade de carga.
1.960 - • Sai da linha de produção nacional o primeiro trator Ford, o 8 Br Diesel.
1.961 - • A Ford apresentou o 1º caminhão com motor diesel, era o F-600.
1.962 - • Lançada a nova linha de Pick-ups e caminhões super Ford.
• É produzido no Brasil o Ford de nº 75.000 ( 1 Pick-up F-1000).
1.964 -
• A Ford Americana lançou o Mustang, que seria no Brasil, o
carro importado mais vendido da década.
1.967 - • Em 2 de Abril a Ford Brasil lançou seu primeiro automóvel brasileiro, o Ford Galaxie 500, com motor V8 de 4,5 litros, 170 hp. Era o 1º automóvel moderno feito no Brasil.
• Em Outubro deste ano a Ford adquiriu o controle acionário da Willys-Overland do Brasil, fábrica situada em São Bernardo do Campo - SP, que produzia os modelos Jeep, Rural, Pick-up,
Aero Willis, Itamaraty, Gordini e Interlagos.
1.969 - • É trazido a público o "Ford Corcel", veículo médio, derivado do "Projeto-M" da Willys que recebeu centenas de aperfeiçoamentos. É até hoje o automóvel de maior produção na história da Ford Brasil.
• Foi apresentado também o "LTD" (fabricação limitada), versão mais luxuosa do Galaxie, para o ano de 1970. Vinha com motor de 190 hp e foi o 1º veículo nacional c/ transmissão automática.
• Criado em Rudge-Ramos - S. B.Campo - SP o centro de pesquisas da Ford .
1.970 - • A Ford oferecia ao público a versão ultra-luxuosa da linha Galaxie para 1971, o Landau, com
motores de 6 cc em linha ou V8.
• Assume a presidência da Ford Brasil, Joseph O'Neil.
1.971 - • Os modelos "Aero Willys" e "Itamaraty", da antiga Willys-Overland, continuavam à ser fabricados pela Ford, mas perdiam espaço rapidamente devido à concorrência. No intuito de criar um novo modelo à altura dos concorrentes, a Ford, através de pesquisas, chegou à conclusão que a
melhor alternativa era o "Maverick", veículo já fabricado nos E.UA. desde 1.969.
1.973 -
• Sai da linha de montagem o primeiro Ford Maverick Brasileiro. Equipado com motor Willys de 6 cilindros ou com o moderno V8-302, 5 L de 197 hp, importado, o mesmo utilizado no Mustang.
1.974 - • Inauguradas as novas "Fundição e Fábrica de Motores" da unidade fabril de Taubaté-SP.
• Novo motor de 4 cc e 2,3 Lts produzido em Taubaté, passa a equipar o Maverick, em substituição
ao motor de 6 cc.
1.975 - • A Ford exporta cerca de 225.000 motores para a Alemanha, Inglaterra, Canadá e Argentina.
1.976 - • Inaugurada em S.B. do Campo - SP a nova fábrica de tratores Ford.
• A Ford produz o milionésimo Ford Brasileiro.
1.978 -
• Introduzido o Corcel II, baseado na plataforma do Corcel, porém modernizada. Este veículo estabeleceu recordes de venda na Ford do Brasil.
• Inaugurado o Campo de Provas na cidade de Tatuí-SP.
1.979 - • Após mais de 108.000 unidades produzidas, sai de linha o Maverick, e a Ford anuncia a produção
de veículos à alcool e tem-se o início da fabricação da Pick-Up F-1000 com motor à diesel.
1.980 -
• Apresentada a Pick-Up Pampa ( modelo 81 ) baseada na plataforma
do Corcel II.
• Produzido o milionésimo Corcel.
1.981-
• Criado o "Del Rey" ( como modelo para 1.982 ), baseado na plataforma do Corcel II, com requintes e sofisticação inéditos em carros médios. Foi o pioneiro em vidros e travas elétricas.
1.983 - • Em Janeiro interrompia-se a linha do Landau, último remanescente da linha Galaxie. Foi o último automóvel com motor V8 feito no Brasil.
• Ainda neste ano, é lançado (como modelo 1.984) o "Escort", carro mundial da Ford, com motor de 4 cc, 1,6 L CHT. Era o 1º carro da Ford com motor transversal. Foi considerado o melhor motor à alcool do país. O Escort era exportado para a Finlândia.
1.985 -
• Surge a moderníssima linha de caminhões com cabine basculável "Cargo", que foi exportado até para os E.U.A ( Eram fabricados na unidade do Ipiranga. )
• Nesse ano é apresentada também a versão do Escort conversível.
1.986 - • Criada a Autolatina, joint-venture com a Volkswagen do Brasil.
1.989 - • O motor 1,8 L da Volkswagen passou a equipar as linhas "Escort" e "Del Rey".
1.990 -
• A Ford lança o "Verona", modelo de 3 volumes derivado
do Escort, era o primeiro carro da cooperação Ford-Volkswagen.
1.991 -
• Criado o "Versailles" para o seguimento de carros de luxo, com transmissão automática opcional.
• A Ford atinge a produção de 4.000.000 de carros brasileiros.
1.992 - • Ressurge o Escort com nova linha, injeção eletrônica, catalizador e 5 marchas à frente. (Alcool ou
gasolina).
1.993 -
• Lançamento do Escort Hobby 1.0.
1.994 - • A Ford começa a importação do "Ford Taurus" americano e do "Mondeo" europeu, para o
seguimento de alto luxo.
1.995 -
• Inicia-se a importação da pick-up média americana "Ford Ranger" , inaugurando assim o disputado mercado das pick-ups.
• Dissolve-se a Autolatina.
• É lançado o caminhão "Cargo C-4030".
1.996 -
• A fábrica de S.B. do Campo foi totalmente reprojetada e deu inicío à produção do Ford Fiesta nacional.
• A fábrica de motores e transmissões de Taubaté é reinaugurada para suprir a produção do Fiesta.
• Começa a produção do caminhão "Cargo 814".
1.997 - • Lançado o Ford Ka, 1º carro da linha New Edge.
• Da-se início à produção da pick-up Courier, derivada do Fiesta.
• O Escort importado da Argentina começa a ser comercializado com nova motorização.
1.998 - • Sai a nova linha Série-F de caminhões e pick-ups.
1.999 -
• Criado o motor Zetec RoCam utilizado no Fiesta, Ka e Courier modelo 2000.
• Lançada a F-350, o F-16000 e a F-250.
2.000 -
• Surge o "Ford Focus" , lançamento que revolucionou a imagem e o design da marca. O Focus assume a produção de um dos carros mais premiados no Brasil e no mundo.
2.001 - • Iniciam-se as operações do Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari-BA. Esta nova unidade da Ford tem capacidade para produzir 250 mil veículos por ano.
• Também foram lançados o Fiesta Street Sedan, 3ª geração
do modelo, e o novo Ford Ka Freshining, um carro compacto que se distingue por sua dirigibilidade, design externo e
equilíbrio de detalhes. As diversas modificações do modelo, fizeram dele uma ótima opção para quem busca beleza, performance e economia, c/ motores Zetec RoCam 1.0 e 1.6
2.002 - • A Ford inova com o motor Power Stroke 2.8 L Turbo Diesel com TGV, para melhorar o
desempenho das pick-ups Ford Ranger. Foram ainda introduzidos nova transmissão, embreagem auto-ajustável, suspensão recalibrada e eixo traseiro com diferencial antiderrapante.
• Em Junho, chega ao público o novo Ford Fiesta, totalmente remodelado.
2.003 -
• A Ford completa 85 anos no Brasil.
• A Ford investe no seguimento das "Suvs" ( veículo utilitário esportivo ) no Brasil e lança o "Ecosport" com motores 1.0 8V, 1.6 8V, 2.0 16V.
• O Focus tem sua linha renovada.
• Surge a Ford F-250 cabine dupla p/até 6 passageiros, com motor MWM Turbo Diesel com
intercooler, 6 cc, 4,2 Litros e 180 HP.
• A "Ford Ranger Storm" , nova versão especial, passa a vir com motor Power Stroke Turbo Diesel,
tração 4X4 e cabine dupla.
2.004 - • Lançada o "Ecosport 4 WD" - com mais força e segurança. Vem com sistema de tração Control
Trac II, com módulos automáticos e bloqueado e freios ABS.
• O Ford Fiesta é lançado na versão Flex, com injeção eletrônica de última geração. O Fiesta surge
na versão Sedan, com mais vantagens em termos de estilo, espaço e conforto.
• Chega ao Brasil o "Ford Explorer", o utilitário esportivo lider de vendas no mundo, equipado com motor à gasolina V6 - 4.0 L, com 213 HP, transmissão automática e tração inteligente nas 4 rodas.
Voltar para página inicial
Fonte: www.ford.com
Ford Escort 1.8 XR3 1990
Ford Escort 1.8 XR3 1990
Ford Escort 2.0 XR3 Conversível Special Edition 75 anos
Ford Escort 2.0 XR3 Conversível Special Edition 75 anos[editar] Modelos comercializados no Brasil
Ford Ka
Ford Fiesta e Fiesta Trail
Ford Fiesta Sedan
Ford Focus
Ford Focus Sedan
Ford Fusion
Ford EcoSport
O modelo Ford EcoSport.Ford Ranger - Cabine Simples, Cabine Dupla
Ford F-250 - Cabine Simples, Cabine Dupla
Ford Courier
Ford Courier Van
Ford Edge
Ford Transit - Passageiro, Furgão
Ford F-1000 - chamado pelos consumidores ou chamado pela fábrica Série F
Ford Cargo
Outros modelos
Ford Belina (1970-1986)
Ford Del Rey (1981-1991)
Ford Del Rey Belina (1986-1991)
Ford Corcel (1968-1986)
O Crossover americano de luxo Ford Edge.
Novo Ford Mondeo Ford Mondeo.
Novo Ford Mondeo Ford Mondeo.Ford Crown Victoria (1955-1956; 1979-presente)
Ford Escort (1983-2003)
Ford Galaxie (1967-1979)
Ford Landau (1971-1983)
Ford Mustang (1964-presente)
Ford Maverick (EUA: 1969-1977; Brasil: 1973-1979)
Ford Pampa (1982-1997)
Ford Taurus (1986-2006; 2008-presente)
Ford Telstar (1983-1999)
Ford Tempo (1984-1994)
Ford Ten
Ford Territory (2004-presente)
Ford Thunderbird (1955-1997, 2002-2005)
Ford Torneo
Ford Torino (1968-1976)
Ford Transit (1965-presente)
Ford Ute
Ford Verona (1989-1996)
Ford Vedette (1948-1954)
Ford Versailles (1991-1997)
Ford Victoria
Ford Woody
Ford W-Series (1966-1977)
Ford Windstar (1995-2006)
Ford Zephyr (1950-1971)
Ford Zodiac (1950-1971)
Ford ZX2 (1997-2003)
Modelos conceituais
Ford Explorer Sport Trac Concept
Ford Fairlane Concept
Ford Focus MA
Ford Forty-Nine
Ford GT90
Ford Indigo
Ford Iosis
Ford Model U
Ford REFL3X
Ford SAV
Ford Shelby GR-1
Ford Super Chief
Ford SYNUS
Ford TH!NK
Ford Verve
Nenhum comentário:
Postar um comentário