segunda-feira, 6 de setembro de 2010

como trocar a correia dos Motores 1.8 16 válvulas Brava HGT 1.8 16V

como trocar a correia dentada do marea 1.8 16v
fasagem do ponto da mareia 1.8 16 v
Motores 1.8 16 válvulas
Brava HGT 1.8 16V, Marea 1.8 16V e Marea Weekend 1.8 16V

>>Condição de sincronismo da correia dentada
Quando o primeiro cilindro está em ponto morto superior - PMS (no final da fase de compressão), as ferramentas de fasagem dos eixos comandos de válvulas devem se encaixar perfeitamente nos mancais correspondentes (figura 2). A verificação do PMS do 1º cilindro pode ser feita observando-se o alinhamento da marca existente na polia do virabrequim, com a referência da capa de proteção da correia dentada (figura 1).
>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada.
Retire a tampa de proteção das bobinas de ignição, as bobinas de ignição e a tampa de válvulas;
Com os eixos comandos de válvulas já expostos retire: - No eixo comando de admissão, a capa do mancal correspondente ao segundo cilindro. É a terceira capa contada a partir da polia (figura 2). - No eixo comando de escape, a capa do mancal correspondente ao terceiro cilindro. É a terceira capa contada a partir da polia (figura 2). Atenção! Marque as capas dos mancais retiradas e seus respectivos posicionamentos. Elas não podem ser invertidas porque possuem posição única de montagem;
Gire manualmente o motor, até que o perfil das ferramentas de fasagem dos eixos comandos de válvulas possa ser encaixado, com perfeição, nos alojamentos dos mancais mencionados (figura 2). As ferramentas de fasagem têm um formato semelhante ao das capas dos mancais dos comandos. Porém são mais largas (espessas). A ferramenta na qual está gravada a letra A, deve ser encaixada no comando de admissão. A ferramenta na qual está gravada a letra S, deve ser encaixada no comando de escape (vide figura 2);
Nessa condição, a marca existente na polia do virabrequim deve alinhar-se com a referência existente na capa da correia dentada (figura 1);
Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.
>>Procedimento para substituição da correia
Com a correia dentada sincronizada (conforme
descrito anteriormente nos itens 2, 3, e 4), retire a correia poli-V;



Confira minuciosamente o sincronismo do motor (figuras 1 e 2);

Retire a tampa protetora da correia dentada;

Retire a polia do virabrequim (cuidado para não girar a árvore de manivelas e perder o sincronismo!);

Solte a porca de fixação do tensor da correia dentada (figura 3) e remova a correia. Evite movimentar o virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;Com o auxílio de uma ferramenta de travamento (figura 4), afrouxe os parafusos das polias dos comandos. Feito isso, pode-se observar que há uma folga entre os rasgos e as chavetas das mesmas. Com as polias livres, gire-as manualmente no sentido horário até o final do curso da folga;


Instale a correia nova no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim. Observe ainda, o lado de instalação da correia. As setas gravadas na mesma devem ficar direcionadas para o sentido de rotação do motor. No ato da instalação tome o máximo cuidado para não perder o sincronismo;

Tensione a correia dentada. Para isso, force o tensionador de modo que o mesmo atinja a posição normal de tensionamento (figura 3). Feito isso, aperte a porca de fixação do tensionador (torque recomendado 25 N.m ou 2,5 Kgf.m);

Utilizando-se da ferramenta de travamento, aperte as polias dos comandos (torque recomendado: Polia de escape 120 N.m ou 12Kgf.m; Polia de admissão 10 N.m ou 1 Kgf.m - cada parafuso - vide figura 4);

Retire as ferramentas de fasagem e reinstale as capas dos mancais (torque recomendado 20 N.m ou 2 Kgf.m);

Reinstale a polia do virabrequim ou roda fônica (torque recomendado 30 N.m ou 3 Kgf.m - cada parafuso);

Reinstale a tampa protetora da correia dentada;

Dê dois giros manuais no motor e confira as condições de sincronismo e tensionamento da correia (figuras 1, 2 e 3);

Se tudo estiver OK, reinstale o que foi retirado;

31 comentários:

  1. essa dica me deu uma senhora ajuda pois ,primeira vez que pego um motor desses para e estava com a junta de cabeçote queimada e nas polias haviam varias marcas e nao estava me encontrando com o ponto correto agora ficou mais facil ,obrigado ...

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  2. por nada deixa eu te falar se tiver alguma duvida é só postar que eu respondo o mais rapido possivel

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    1. olá!
      Seria possível informar-me a tabela de torque de aperto dos parafusos do comando de admição do brava 1.8 16v, pois vou trocar o variador de fase e não sei qual e o torque de aperto.

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  3. tenho om brava 1.8 16v, e meu mecânico desmontou o motor para a troca de anéis, que estava passando óleo,levei o cabeçote a retífica e fui informado que tenho que comprar uma ferramenta para o comando de válvulas para regular, como devo proceder?

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  4. Olá... Preciso da POLIA DO VIRABREQUIM do MAREA 1.8 de 16v. alguem quer vender? ou sabe quem queira?

    favor entrar em contato:
    11-67605996 (EDINHO)

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  5. tentei colocar meu tempra 8v a alcool no tempo com esse esquema que vc esta mostrando mais não qur mais pega o carburador invez de chupar o ar esta colocando para fora e o carro não pega mais nem na bala...me ajuda povavor..!!!

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    1. ta fora de sicronismo corrige novanente a imagem posta e do hjt 18 16v nao e do templa e do mareia liga ai

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  6. eu tambem estava com duvidas sobre apossiçao dos comandos ao monta o cabeçote quando o mesmo tinha queimado a junta,ate pensei que foce falta de compressao do motor,pelo qual o motor nao pergava bem,mas com esta dica eu aquedito que vai da certo agora,por que esta com tres semanas que bato cabeça com este carro???????

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  7. pulou uns dentes da correia dentada do meu brava 16 valvulas e o mesmo motor da palio wekend tem perigo de entortar valvulas

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  8. ja fiz de tudo na minha marea 1.8 ela nao para de estourar. gostaria de saber se alguem tem a soluçao deste problema, quando esta quente explode direto

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  9. eu mandei fazer o motor do meu Marea 1.8 16 Válvulas, e agora montou e não quer pegar de jeito nenhum, trocaram-se todos os sensores e agora descobriram que um dentinho da CENTRAL está virado, tem um rapaz que está recuperando ela para mim, será que esse é mesmo o defeito????

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  10. oi amigos tenho um marea 1.8 16v ele está com um problema demora para ligar já levei para passar o escâner na injeção no modulo e nada contou um desses cara falou que era o modulo ,que tinha descodificar o modulo só que ele tentou fazer e não conseguiu falo que estáva dando curto em algum lugar mandei em outro ele falou que ei trocar todo o chicote do modulo ,ele até trocou o chicote mas quando ia dar partida queimava o chicote ele não conseguiu falo que o motor estava desalinhado aguem me ajuda.

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    1. Amigo eu tenho um pode ser o senso de fase mas para fazer a troca do mesmo tem que retirar a polia e travar os comandos com as chaves de ponto 1.8 são diferentes da 2.0 20v

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  11. Olá preciso de ajuda . tenho Marea weekend 1.8 16V 2002.
    O carro é exelente em tudo porém o motor faz um tremendo barulho quando liga. Parece que é da polia de admissão . Será que é isso mesmo ? onde resolvo no Rio?
    aguardo

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    1. pode ser no rolamento do variador de fase

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  12. tenho om brava 1.8 16v, e meu mecânico desmontou o motor para a troca de anéis, que estava passando óleo,levei o cabeçote a retífica e fui informado que tenho que comprar uma ferramenta para o comando de válvulas para regular, como devo proceder? ou se existe alguma maneira de sincronizar o comando de valvula sem essa ferramenta????? U R G E N T E...

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  13. boa noite
    estou com um marea 1.8 16v colocando o cabeçote
    estou sem a ferramenta mas se eu colocar os calos do mando de valvula
    para cima dar certo?
    me responda por favor
    urgente

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    1. amigo eu tenho um brava 1.8 hgt eu mesmo estou fazendo omotor dele ea unica ferramenta que eu nao tenho e a ferramenta de fasagem que coloca o comando de valvulas no ponto mas essa eu vou pegar emprestado pois toda ofina tem

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    2. boa noite amigo nao entra nessa porque vai dar errado arrume a ferramenta certa

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    3. pode sim com certeza

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  14. to com uma marea na oficina na pega to achando q esta fora de ponto?

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  15. ola boa tarde !! tenho um marea 1.8 16 valvulas . ele estoura no coletor de admissao ao dar a partida .chega a levantar lingua de fogo quando explode .sensor de rotaçao novo marca era italiano ,sensor de detonaçao novo marca dpl ,sensor de faze novo ,
    fiz agora o cabeçote guias e sedes de valvulas trocados

    jogo de tuchos novos .sou mecanico e preciso do carro , alem gostar muito apesar de mau falado ,peço ajuda alguma luz pois ja nao sei mais o q fazer

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    1. pra ligar esses carro nao pode ligar sem a mangueira do filtro de ar porque o sensor está na mangueira tem que desligar o sensor pra ligar o carro sem mangueira

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  16. a concluindo a sonda tambem foi nova universal bosch
    antes ele acusava sensor de detonaçao depois q fiz cabeçote e troquei sensor de rotaçao ele nao acusa mais hoje demanha demorou a pegar e acusou sensor da arvores de velas . e depois q fica quente chega a ligar a ventuinha ele trabalha quadrado, peço realmente SOCORRO , como disse preciso e gosto muito do carro . alguem puder me ajudar !!!!agradeço imensamente !!!

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  17. olá sou Devanir de são Leopoldo eu gostaria de saber a posição do primeiro cilindro da marea 1.8 16valvula

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  18. dica: marea 1.8 16v queoscila, ou demora pegar, ou entao motor quadrado, hora tem forças , hora está fraco: filtro de combustível, aconteceu comigo, demorei pra achar o defeito ...... e, outra que aprendi, PRÉ- IGNIÇAO , asqueles estouros quiando liga, e ainda, aquele barulho chato que parece rolamento de alguma polia ou rolamemto bem na parte de cima do motor, é o comando variavel das valvulas com desgaste, tem um kit na internet pra solucionar esse problema, bem baratinho. ( fica na ponta do comando que tem os4 parafuso pequeno, admissao)

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  19. dica: marea 1.8 16v queoscila, ou demora pegar, ou entao motor quadrado, hora tem forças , hora está fraco: filtro de combustível, aconteceu comigo, demorei pra achar o defeito ...... e, outra que aprendi, PRÉ- IGNIÇAO , asqueles estouros quiando liga, e ainda, aquele barulho chato que parece rolamento de alguma polia ou rolamemto bem na parte de cima do motor, é o comando variavel das valvulas com desgaste, tem um kit na internet pra solucionar esse problema, bem baratinho. ( fica na ponta do comando que tem os4 parafuso pequeno, admissao)

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    1. Boa tarde tenho um marea 1.8 16v
      Oi mesmo estava com problema no sensor de fase troquei e tempos depois deu problema novamente ficava acesa a luz da injeção aí começou a cortar o carro e estourar fiz novamente a troca do mesmo ficou serado depois da troca do mesmo novamente mas nunca se esqueça que se deve usar as ferramentàs corretas de ponto do marea 1.8 não é a mesma do 2.0 qualquer dúvida entre em contato que darei dicas emerson. cescage@Hotmail.com
      Sou mecânico e fanático pelo meu marea 1.7

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  20. Essa correria serve num motor AP turbo cabeçote 1.8 e parte de baixo 2.0 ?

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  21. Bom dia galera eu tenho uma Marea 2.0 20v e não consigo colocar o comando de válvula no ponto VC pode me ajuda a colocar no ponto ou manda uma tabela de ponto dela

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