quarta-feira, 10 de novembro de 2010

fiat punto com novo motor de 1.6 117 cc




Hatch é o mais bonito entre os concorrentes, mas

faltava o motor na dose certa (Foto: Divulgação)O visual do Punto, assinado pelo mestre do design italiano Giorgetto Giugiaro, sempre foi admirado, mas brigava com a falta de um motor adequado ao apelo esportivo das linhas da carroceria. O 1.4 era insuficiente para o peso do carro e o 1.8 antigo, da General Motors, muito ‘gastão’. Para tentar resolver o impasse, a fabricante lançou em 2009 a versão 1.4 T-Jet de 152 cv que, por R$ 25 mil a mais que o modelo de entrada, não agradou muito.



A última tentativa da marca foi estrear em seu hatch premium o novo motor 1.6 E.torQ – já adotado no restante da linha. E a cartada deu certo. O propulsor alia muito bem força e consumo de combustível. Durante o teste, em uso misto (estrada e cidade), o computador de bordo registrou a média de 8.2 km/l de álcool, nada mal para os 117 cavalos de potência e 16,8 kgfm torque que empurram com folga o modelo.



De acordo com a fabricante, a 1.500 giros já são disponibilizados 13,55 kgfm, o que representa 81% da força máxima do motor. A 2.500 giros, o propulsor atinge 92% de sua força que é entregue totalmente aos 4.500 rpm. Com fôlego de sobra, a versão 1.6 acelera de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e chega a velocidade máxima de 182 km/h.



Agora mais equilibrado, o Punto promete esquentar a briga com os rivais, por preço e porte, Volkswagen Polo e Citroën C3. Atualmente, o hatch francês, que começa em R$ 44.740 na versão 1.6, é o primeiro entre os concorrentes no ranking de vendas com 32.250 mil unidades comercializadas até outubro. O Punto, que parte de R$ 44.630, ocupa a segunda posição com 29.381 unidades no acumulado, uma boa vantagem para o Polo (a partir de R$ 42.850 ) que registrou 10.562 no período.





Pneus de perfil baixo transmitem as

irregularidades do piso (Foto: Divulgação)Além da disposição do propulsor, pesa a favor do hatch da Fiat o pacote de série que inclui computador de bordo, direção hidráulica, ar condicionado, alertas de limite de velocidade, travas e vidros dianteiros elétricos, volante com regulagem de altura e profundidade e faróis de neblina. Como opcionais são oferecidos desde sistema de som com entrada USB, airbag e freios ABS até acendimento automático dos faróis e teto solar. Completo, o preço da versão Essence chega a quase R$ 60 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

anuncio

Blogger templates