sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

COMO TROCAR A CORREIA DO DO GOL G4 MOTOR AT 1.0 8 VALVULAS



































Motor AT 1.0 8 válvulas


Gol 1.0 MI 8V

>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada

Para verificar o sincronismo da correia dentada dos motores AT 1.0 8 válvulas, proceda da seguinte forma:

Posicione manualmente o volante do motor na marcação de zero grau (figura 1);

Observe se nessa condição a marca de sincronismo da polia do comando de válvula coincide com a marca de referência (figura 3);

Observe ainda se o eixo distribuidor de ignição está posicionado corretamente. Com a correia dentada em sincronismo, o rotor de ignição deve apontar para a marca de referência (figura 4). Se não forem observados os referidos alinhamentos, dê mais uma volta completa na árvore de manivelas;

Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir. >>Procedimento para substituição da correia


Retirar a tampa superior de proteção da correia dentada;

Retirar a correia poli-V; Retirar a polia do virabrequim (fixada

por 4 parafusos); Retirar a proteção plástica inferior da

correia; Girar manualmente o motor e posicionar o volante do


mesmo na marca de zero grau (figura 1). Nessa condição a marca de sincronismo da polia do comando de válvulas deve coincidir com a marca de referência (figura 3);

Solte a porca do tensionador. Utilizando-se uma chave allen de 6 mm, afrouxe o tensionador e retire a correia (figura 2). Evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;

Instale a correia nova no sentido de rotação do motor. Comece a instalação pela polia do virabrequim;

Com a chave allen de 6 mm tensione o esticador em sua posição de máximo tensionamento. Aperte a porca de fixação (figura 2);

Dê dois giros manuais completos no motor;Confira atenciosamente a posição do tensionador e as marcas de referência para sincronismo. O tensionador deve estar na posição correta de trabalho (figura 2). Se for necessário, reajuste-o. As marcas de sincronismo (da polia do eixo comando e do volante do motor) devem coincidir com as referências (conforme descrito anteriormente (vide item 5);


Se tudo estiver OK, refaça a montagem das tampas plásticas inferior e superior, reinstale a polia do virabrequim e a correia poli-V.

11 comentários:

  1. Com quantos quilometros devo trocar a correio dentada?

    dgodiego @ hotmail . com

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  2. e bom lembrar que o procedimento para possicionar o motor no ponto zero deve ser feito com a correia velha no lugar para evitar contato do pistom com as valvulas.

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  3. puts comprei um gol G4 a um mes . ele é o modelo plus. ta com 74.000 km rodados. não tenho dinheiro p fazer a troca agora. to com muito medo. acho que não vou arrancar ele da garagem;;;;

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  4. fiz tudo conforme escrito mas ainda esta fora de ponto

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    1. VOCÊ TEM QUE CONFERIR O ROTOR SE ESTÁ NO PONTO CORRETO ALEM DO CORTE QUE TEM NA CARCAÇA O PONTO DO ROTOR É NO PINO DA TAMPA QUE VEM DO CILINDRO 01

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    2. Me ajudem!!!!

      Tenho um VW gol 1.8 2006/2007 com distribuidor motor UDH. Preciso acertar o ponto do motor. Já acertei a marca OT no cabeçote do motor e OT no volante do motor. Como acerto o distribuidor?

      Outra duvida, alemã da marca OT no volante do motor tem outros números 18|15 12|9 6 OT

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  5. para retirar a polia do virabrequim tem que soltar apenas os 4 parafusos "allen" ou tem que tirar aquele parafuso 20 estriado tambem?

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  6. Quando puder, coloca um tutorial da retirada da correia poli v. Aquela que passa pelas polias.

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  7. Tenho um gol g4 1.8 ano 2007 motor UDH. A correia dentada rebentou, como faço para colocar o motor no ponto?

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  8. Alguém pode fornecer para mim o manual de teste da injeção eletrónica para o vw gol 1.8 ano 2007 motor UDH??

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  9. eu queria tira uma duvida ?
    minha uno quebrou a correia dentada quando aconteceu eu não insisti a força o motor sera que empenou as válvulas ?

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