domingo, 20 de fevereiro de 2011

dicas para economizar combustivel

Algumas atitudes simples podem fazer seu carro gastar menos combustível. Saiba como


A promessa do posto. Toda vez que vamos abastecer gastamos em torno de R$ 70 , a primeira coisa que vem a cabeça é: preciso economizar e gastar menos combustível, mas como?

Com o litro da gasolina na casa dos R$ 2, a maioria dos motoristas contabiliza no final do mês a quilometragem e quantidade de combustível ou melhor, de dinheiro queimado. Para saber o que fazer para reduzir o consumo do seu carro o portal Carro Online preparou algumas dicas de economia.

A primeira é deixar a manutenção do veículo em dia, para gastar menos. Por exemplo, manter os pneus calibrados de acordo com as recomendações do fabricante, as rodas alinhadas e balanceadas e o motor em boas condições. Velas desgastadas ou desajustadas, bicos injetores e filtro de ar sujos aumentam o consumo.

O porta-malas com alguns objetos esquecidos lá ajudam no desperdício. Evite também acessórios que aumentem o atrito com o solo, como pneus mais largos que pioram a aerodinâmica, spoilers muito grandes ou que modificam o rendimento do motor, escapamento esportivo e preparação mecânica.

Outro vilão do desperdício é o congestionamento. Mudar de horários e procurar rotas alternativas pode colaborar. Procure estudar o trajeto antes de sair de casa em vez de ficar rodando de um lado para o outro.

Acelerar menos. Os apressadinhos gastam mais. O arranque e a retomada de velocidade fazem o veículo consumir combustível. Portanto, manter a velocidade em um ritmo constante reduz o consumo.

Freie com antecedência em semáforos, lombadas e pedágios. A diferença de consumo entre uma direção suave e uma mais agressiva pode reduzir o consumo em mais de 50%. Tirar o pé na estrada também faz diferença.

Que o ar-condicionado é um péssimo equipamento para a economia não é novidade. Procure usá-lo de maneira inteligente, rodando com os vidros abertos até que o calor acumulado no interior se disperse, por exemplo.

O combustível adulterado é um problema que tem tirado o sono de muita gente. Atraídos por um preço mais baixo na bomba, normalmente anunciado como "promoção" para chamar a atenção, muitos consumidores abastecem seu carro desconhecendo a procedência e a qualidade do produto - e normalmente compram gato por lebre.

Quando for abastecer, procure postos confiáveis, de marcas conhecidas. Dê preferência sempre à gasolina aditivada, cuja composição contém dispersantes e detergentes que ajudam a reduzir a carbonização interna do motor. Desconfie de gasolinas muito baratas, pois podem estar adulteradas. Escolha sempre os postos certificados pelas distribuidoras e que tenham equipamentos de controle de qualidade do combustível. Se depois desses cuidados, o motor de seu carro começar a engasgar e falhar repentinamente, mude imediatamente de posto. Faça isso sempre que notar alguma alteração na marcha lenta.

Evite acelerar com o veículo parado. A melhor maneira de aquecer o motor é rodando com o carro. Nos dias mais frios, puxe levemente o afogador (nos automóveis com injeção esse sistema funciona automaticamente) e dê a partida. Ande devagar nos primeiros minutos para não forçar o motor e vá desativando gradativamente o afogador. Desse modo, o motor atingirá mais rapidamente sua temperatura ideal de funcionamento sem desperdiçar.

Não desligue o motor em paradas rápidas, como no trânsito ou nos semáforos. O consumo nesse momento é pequeno - de 1 a 2 litros por hora - , para dar a partida o carro acaba gastando mais. Desligue o veículos somente se a parada exceder 3 minutos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

anuncio

Blogger templates