segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Troca da corrente sincronizadora: Classe A 160 e A 190


Procedimento de troca da corrente sincronizadora mercedes classe A 160 e A 190.
- Nos veículos Mercedes classe A, a fasagem do motor (ponto) é efetuada por uma
corrente sincronizadora. Com o tempo podem surgir ruídos ocasionados pelo aumento do
perímetro (comprimento) dessa corrente ou devido ao mau funcionamento de seu
tensionador hidráulico. Esse ruído assemelha-se ao que ocorre quando a correia poly-V
está excessivamente tensionada.
- Antes de se decidir pela troca da corrente é recomendada à limpeza interna de seu
tensionador e alojamento (o tensionador pode ser facilmente desmontado) - Figura 1.
- O procedimento convencional de substituição da corrente sincronizadora dos motores
dos veículos Mercedes Classe A, prevê a retirada do motor (estima-se o tempo de mais
de 12 horas para realização desse trabalho).
- A seguir, demonstraremos como sincronizar e substituir a corrente, sem retirar o motor.


Sincronismo da corrente do motor
- Retire a tampa de válvulas;
- Gire manualmente o motor até que a marca existente na engrenagem do eixo comando
de válvulas, alinhe-se com a referência existente na capa do mancal do primeiro cilindro
(figura 3);
- Nessa condição, o primeiro cilindro deve se encontrar no ponto morto superior-PMS, no
final da fase de compressão;
- Quando o primeiro cilindro encontra-se no PMS a marcação OT existente na polia do
virabrequim deve estar alinhada com a referência fixa existente na capa da corrente do
motor (figura 3). Em caso de dúvida confira o PMS do primeiro cilindro com o auxílio de
um relógio comparador.Substituição da corrente do motor
- Com o motor já em sincronismo e sem a tampa de válvulas, retire o tensionador
hidráulico de seu alojamento (figura 1);
- Remova cuidadosamente um dos elos da corrente velha (figura 2). Note que no Classe
A a corrente do motor não possui elos diferenciados (emendas);
- Mantenha a corrente velha já aberta (sem um de seus elos) posicionada nas
engrenagens do motor;
- Com o auxílio de um parafuso e uma porca apropriada conecte a corrente velha a
corrente nova (figura 2);
- Gire manualmente o motor até que a corrente nova passe pela engrenagem do
virabrequim e chegue a engrenagem do eixo comando (figura 4). Durante essa
movimentação atente para que não seja perdido o sincronismo do motor - ponto (a
corrente pode vir a pular alguns dentes das engrenagens). Caso isso ocorra, corrija o
sincronismo do motor;
- Desparafuse a corrente velha da corrente nova;
- Refaça (feche) a ligação da corrente nova. Para isso utilize (prense) o elo novo que foi
fornecido com a corrente (figura 5);
- Reinstale o tensionador hidráulico;
- Dê dois giros manuais no motor;
- Mais uma vez, revise os pontos de sincronismo (figura 3);



- Reinstale tudo o que foi retirado.

12 comentários:

  1. precisa trocar a corrente não sabia ajuda em boa hora ,valeu....

    14/11/2013

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  2. Pequeno detalhe, o mercedes classe A não possui correia dentada.

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    1. Boa noite a todos!!! Mas assim: è importante saber que só pode ser instalado o tencionador da corrente de comando, após descarregar a pressão do óleo que esta dentro dele, pois o mesmo é hidráulico. Para descarregar tem que prender na morsa, na parte de cima do tensionador solte com cuidado a porca que esta em formato redondo, recolha o pistãozinho do mesmo fazendo sair o óleo que esta dentro. Apos isso aperte novamente e só assim instale. Obs. Senão fizer esse procedimento de montagem sem descarregar o óleo, recolhendo o pistão, vc pode apos alguns kilometros rodados quebrar a corrente, atropelando válvulas etc. ((Fica a Dica))

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    2. Tenho uma pergunta, em caso de que já tenha feito o procedimento de descarregar o tensor da corrente como mencionado aqui, qual o procedimento para reinstalar o tensor, como ele está sem carga de óleo, não corre o risco de saltar um ponto de sincronismo por estar com pouca tensão na corrente?

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  3. Tenho uma pergunta, em caso de que já tenha feito o procedimento de descarregar o tensor da corrente como mencionado aqui, qual o procedimento para reinstalar o tensor, como ele está sem carga de óleo, nõ corre o risco de saltar um ponto de sincronismo por estar com pouca tensão na corrente?

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  4. Quanto fica em média pra trocar correia dentada da classe a ?

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  5. Pode acontecer de somente a corrente secundária dar problema e causar o travamento do motor?

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