Chevete 1.6L
Ano: 1976-87
Na prática pode-se constatar que, como precaução, a troca deve ser feita no intervalo de 80.000 Km.
Sempre deve ser levados em conta o uso prévio e a história de serviço do veículo.
Caso não haja a instalação da correia com precisão, pode haver
dano nos pistões e Válvulas.
Um cheque de compressão de todos os cilindros deveria ser
executado antes de remover o CABEÇOTE.
A - Correia de medir
tensão GM – N° J-26486.
A - Desconecte o cabo
terra da Bateria
B - Não gire a Árvore de
Manivelas nem o Comando de Válvulas ao remover a correia dentada.
C - Remova as velas para
aliviar a pressão do motor se ele tiver que ser girado.
D - Gire a Árvore de
manivelas no sentido normal de funcionamento ou seja no sentido
horário.
E - Não gire a Árvore de
Manivelas pelo Comando de Válvulas ou pôr outra polia.
F - Observe todos
torques.
1)- Levante e apóie a frente do veículo.
2)- Remova:
A - Correias de
acessórios adicional.
B - Painel de montagem
superior do radiador.
C - Envoltório superior
da ventoinha (modelos com ar-condicionado)
D - Ventoinha e polia da
bomba d’água.
E - Parafuso e arruela da
polia da árvore de manivelas (fig.1).
F - Protetor superior da
correia de sincronismo (fig.2).
3)- Gire a árvore de manivelas lentamente duas vezes à direita até o cilindro
N° 1 no ponto morto superior de compressão com a marca de sincronismo da polia
alinhada (fig. 3 diagrama)com a marca O.4)- Insira uma broca 0,125"pol. (3,4m.m) através do protetor da correia de sincronismo traseiro para dentro da engrenagem do comando de válvulas (fig. 4 diagrama), com o distribuidor saindo no cilindro N° 1.
5)- Remova a polia da árvore de manivelas (fig. 5) e o protetor inferior da correia de sincronismo
6)- Solte o parafuso da polia tensionadora (fig. 7 diagrama) e gire a polia à direita para aliviar a tensão da correia.
7)- Remova a correia de sincronismo.
2)- Cheque se a broca de 3,4m.m está na engrenagem (fig. 4 digrama).
3)-Instale a correia de sincronismo nas engrenagens e polias na seguinte ordem:
A - Engrenagem da árvore de manivelas.
B - Engrenagem do comando de válvulas
C - Polia tencionadora.
4)- Confirme que a correia de sincronismo tencione entre as engrenagens no lado oposto ao tencionador.
5)- Solte o parafuso tencionador (fig. 7 diagrama) e usando a chave Allen ¼", gire a polia tencionadora à esquerda para pré-tensionar a correia.
6)- Aperte o parafuso tensionador (fig. 7 diagrama) e remova a broca da engrenagem do comando de válvulas (fig. 4 diagrama).
7)- Gire a árvore de manivelas lentamente duas vezes à direita e instale temporariamente a polia.
8)- Cheque se as marcas de sincronismo na árvore de manivelas estão alinhadas (fig. 3 diagrama) e se o buraco na engrenagem do comando de válvulas está alinhado com o buraco do protetor traseiro (fig. 4 diagrama).
9)- Instale o medidor de tensão N° J-26486 na correia de sincronismo na q .
10)- Solte o parafuso tensionador (fig. 7 digrama ) e usando a chave Allen ¼", gire a polia tencionadora à esquerda até que o medidor leia 63-77 lbs.
11)- Segure a polia tensionadora e aplique um torque de 20,3 Nm no parafuso (fig. 7diagrama).
12)- Instale os componentes na ordem inversa de que foram removidos.
13)- Aplique um torque de 136 Nm no parafuso da polia tensionadora (fig. 1).
Está o ponto do comando de válvulas?
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