quarta-feira, 20 de agosto de 2014

como trocar correia do apolo AP 1.6/1.8/2.0 8 válvulas

Motor AP 1.6/1.8/2.0 8 válvulas
Ford:
Volkswagen:
Escort 1.6, Escort 1.8, Escort 2.0, Pampa 1.6, Pampa 1.8, Royale 1.8, Royale 2.0, Verona 1.6, Verona 1.8, Verona 2.0, Versailles 1.8, Versailles 2.0. Apolo 1.8, Gol 1.6, Gol 1.8, Gol 2.0, Golf 1.8, Logus 1.6, Logus 1.8, Logus 2.0, Parati 1.6, Parati 1.8, Parati 2.0, Pointer 1.6, Pointer 1.8, Pointer 2.0, Polo 1.6, Polo 1.8, Polo 2.0, Quantum 1.6, Quantum 1.8, Quantum 2.0, Santana 1.6, Santana 1.8, Santana 2.0, Saveiro 1.6. Saveiro 1.8, Saveiro 2.0.
30 N.m
>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada
Para verificar o sincronismo da correia dentada dos motores AP 1.6/1.8/2.0 8 válvulas, proceda da seguinte forma:
Posicione manualmente o volante do motor na marcação OT - condição em que o 1º cilindro encontra-se em PMS, no final da fase de compressão (figura 1);
Observe se nessa condição a marca de sincronismo da polia do comando de válvula coincide com a referência na face superior do cabeçote (figura 2);
Observe se o eixo distribuidor de ignição está posicionado corretamente. Com a correia dentada em sincronismo, o rotor de ignição deve apontar para a marca de referência (figura 3);
Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia, faça o procedimento a seguir.
Retirar a tampa superior de proteção da correia;
Retirar a correia do alternador e a polia da bomba d`água;
Retirar a polia do virabrequim (fixada por 4 parafusos allen);
Retirar a proteção plástica inferior da correia;
Girar manualmente o motor e posicionar o volante do mesmo na marca OT (figura 1). Nessa condição a marca de sincronismo da polia do comando de válvulas deve coincidir com a referência na face superior do cabeçote (figura 2);
Solte a porca do tensionador. Utilizando-se uma ferramenta especial ou um alicate de bico, afrouxe o tensionador e retire a correia (figura 4). Evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;
Instale a correia nova no sentido de rotação do motor.
Comece a instalação pela polia do virabrequim;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

anuncio

Blogger templates