Como Pintar um Carro
A pintura de um carro é muito importante: além da função cosmética, serve como camada contra o desgaste natural e a corrosão. Pedir para que alguém pinte-o para você, no entanto, pode custar uns bons trocados. Aprenda essa maravilhosa arte e economize dinheiro!
- Compressor de ar.
- Pistola de pintura, que pode ser:
- de alta pressão e baixo volume (HPVL);
- de baixa pressão e baixo volume (LPLV);
- sem ar.
- Cortadora angular com lixadeiras.
- Lixa de papel de 600, 1200 e 1500 grãos.
- Solventes (para limpar superfícies e remover a tinta).
- Fita adesiva.
- Papel.
- Base autocondicionante.
- Tinta automotiva, que pode ser de:
- esmalte a óleo;
- esmalte acrílico;
- poliuretano.
- Endurecedor de tinta.
- Respirador.
- Proteção para os olhos.
- Pasta para polir.
Método 1 de 2: Preparação
- 1Encontre o local ideal para trabalhar. Ele precisa ser bem-ventilado, livre de poeira, ter boa iluminação, energia elétrica e ser espaçoso.
- Não pinte perto de fontes de calor. Os vapores que se acumulam são inflamáveis.
- 2Remova a ferrugem do carro e os arranhões para que não apareçam na pintura.
- 3Retire todas as guarnições de cromo ou plástico possíveis. A maior parte da lataria do carro pode ser removida facilmente. No entanto, caso não consiga remover uma determinada parte, não a force. Algumas lojas vendem ferramentas especializadas para o processo.
- 4Lixe o carro. É possível lixar apenas superficialmente para que a tinta nova pegue, mas para que a pintura tenha um acabamento melhor, o ideal é remover até a base da tinta e reaplicá-la antes da nova camada de pintura.
- 5Limpe bem a lataria utilizando solvente ou álcool isopropílico para que nenhum óleo (incluindo a gordura das mãos) fixe no automóvel.
- 6Utilize fita adesiva e papel para cobrir todas as superfícies que não serão pintadas, como vidros, vedação das janelas, maçanetas, espelhos e grades.Isole bem a fita adesiva e o papel para que a tinta não vaze por eles.
- Cubra a área de pintura com um plástico para evitar manchá-la.
- 1Passe base autocondicionante na lataria se você lixou até expô-la, conforme indicado no 5º passo da parte preparação. Isso também vale se você passou preenchedor para arranhões ou retirou a ferrugem, deixando a superfície bem lisa.
- 2Deixe a base curar por completo. Verifique as instruções do rótulo, pois cada base tem um tempo de cura, e algumas exigem que o carro seja pintado em um certo tempo após a aplicação.
- 3Lixe a lataria. Utilize uma lixa de papel de 600 grãos, úmida, para dar acabamento na base, tomando o cuidado de não desgastá-la e expor a carcaça do carro novamente.
- 4Remova a poeira e o óleo que se acumularam ao passar a base utilizando removedor de cera ou acetona.
- 5Ao colocar a tinta na pistola, verifique se ela está diluída corretamente. Se estiver muito grossa, não fluirá; se estiver muito rala, ficará opaca e escorrerá.
- 6Aplique a tinta com a pistola seguindo as instruções do fabricante. As tintas de esmalte e algumas de poliuretano ficam melhores ao passar secante.
- 7Deixe a tinta curar por completo. Ao utilizar o secante, a tinta provavelmente estará seca ao toque em 24 horas e curará por completo em aproximadamente 7 dias. Mantenha o veículo longe da poeira enquanto isso.
- 8Dê acabamento com a lixa utilizando uma com 1200 grãos (ou mais fina) até que toda a superfície fique uniforme. Enxágue o carro para tirar o pó.
- Aplique uma camada de verniz se quiser que a tinta fique mais brilhante. Você pode utilizar uma lixa úmida de 1500 grãos para remover pequenas imperfeições.
- 9Aplique a pasta de polimento para dar brilho na tinta. É melhor fazer isso à mão. No entanto, se quiser utilizar um polidor elétrico para economizar tempo, isole as bordas da lataria e dê polimento manual nelas.
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