sexta-feira, 19 de outubro de 2018

biela gol mi 1.0 8 valvulas e 16

Bielas

biela gol mi
As bielas deste motor são do tipo craqueadas (quebradas de forma a ter uma união perfeita das partes quando montadas). Contém buchas revestidas de bronze, com lubrificação do pino do pistão através de um canal de óleo direto do alojamento da bronzina ao alojamento do pino do pistão.
Nota: Em outros motores as bielas são guiadas através das laterais do colo do virabrequim com folgas axiais especificas, para evitar com isso, engripamentos por fricção ou arrastamentos de matérias entre as partes móveis e também levar em considerações o alinhamento dos cilindros em relação aos mancais do bloco, onde é fixado o virabrequim e no mesmo as bielas e nas bielas os pistões e anéis.
No caso do motor AT, tanto 8 como 16 válvulas, estes  procedimentos ocorrem invertidos, ou seja, quem guia as bielas para um perfeito alinhamento entre o virabrequim e os cilindros são os pistões. Neste caso, a parte fixada ao colo de biela do virabrequim, não será levada em considerações  à folga axial, que por sinal é bastante elevada. Mas serão levados em considerações as folgas axiais do olho da biela, folga radial entre o pino do pistão e o alojamento do olho da biela e respectivamente a folga entre pistão e o cilindro, que devem seguir um padrão original de 0,02 a 0,03 mm entre pistão e cilindros.
O alojamento da bronzina de biela tem um diâmetro de 45,00 mm e uma tolerância de +/- 0,02 mm, não é possível retifica, caso fundir.

Virabrequim

Um comentário:

anuncio

Blogger templates