segunda-feira, 1 de outubro de 2018

troca de buxa do trambulador do gol


Estas buchas irão ser encaixadas no estribo de mancal, no indicador de mudanças e no cavalete de apoio do trambulador, peças que serão vistas a seguir. É importante frisar que o câmbio VW de 4 marchas utiliza um kit de buchas diferente deste.

2º passo – encontrando o trambulador: o segundo passo consiste em erguer o carro com um macaco hidráulico e apóia-lo sobre cavaletes. Os cavaletes devem ser colocados nos pontos de fixação do agregado ou diretamente nas longarinas do monobloco. A foto mostra nosso consultor técnico Felipe Bitu se divertindo com segurança embaixo de uma Quantum 1996.

Também é importante lembrar de acender um bico de luz (para iluminar bem o túnel da transmissão) e utilizar óculos de segurança. Não se trata de um serviço perigoso, mas é extremamente chato manusear ferramentas próximo ao assoalho do carro, pois muitos detritos acabam caindo nos olhos.

O trambulador é basicamente formado por 3 peças: o estribo de mancal da alavanca, o indicador de mudanças e o
cavalete de apoio, que podem ser vistos na foto abaixo. Um parafuso transversal (envolvido por um cilindro de metal) faz a união entre o estribo de mancal e o cavalete de apoio, que ficam articulados entre o indicador de mudanças e o seletor do câmbio.




Trambulador e outras peças anexas.



3º passo – desconectando o varão do trambulador: Para remover o trambulador do seu lugar, é preciso soltar o parafuso de fixação do varão da alavanca de mudanças com uma chave em formato de “L”, de número 13.



Com o parafuso solto, empurre o trambulador para a frente e o varão para trás. Se for preciso, balance a ponta estriada do varão para que a abraçadeira do indicador de mudanças saia com mais facilidade.

4º passo – desconectando o estribo de mancal do cavalete de apoio: Agora o trambulador estará preso ao seletor do câmbio através do estribo do mancal e do cavalete de apoio. O cavalete de apoio por sua vez estará preso à parte inferior do câmbio por um tirante. Tanto o estribo do mancal quanto o cavalete de apoio estão presos por um parafuso transversal envolvido por um cilindro de metal que precisa ser solto com o auxílio de duas chaves de boca número 13.



Agora o estribo de mancal está totalmente solto, basta puxar que ele se desencaixará automaticamente do indicador de mudanças e do seletor do câmbio. O indicador de mudanças também pode ser removido de imediato, restando apenas o cavalete de apoio, que permanece preso ao tirante fixo na parte inferior do câmbio.

5º passo – desconectando o cavalete de apoio do tirante: Se a bucha da rótula do cavalete estiver gasta, será muito fácil remover desencaixar a rótula do cavalete do tirante..



Se a bucha ainda estiver intacta, a remoção vai ser um tanto difícil, motivo pelo qual será necessário soltar o tirante do câmbio para remove-lo do cavalete já na bancada de trabalho.


Vista inferior do câmbio Volkswagen.

A visão final do trambulador removido é esta:



6º passo – identificando as buchas novas: o melhor a fazer neste momento é separar as 3 peças do trambulador:


O trambulador: apenas 3 peças.

Percebe-se que o indicador de mudança atua em paralelo com o seletor do câmbio, portanto, nenhuma bucha será instalada nele. As 4 buchas principais são aquelas que apóiam os eixos do indicador de mudanças e do seletor, formando a articulação com o cavelete de apoio e o estribo de mancal da alavanca.

Junto com o kit de buchas aparecem duas pequenas buchas de plástico rígido que não serão utilizadas. As duas buchas de apoio do indicador deverão ser calçadas com as duas borrachas pretas que as acompanham. As duas buchas menores são ad buchas de apoio do seletor e a bucha restante sem par é a bucha da rótula do cavalete de apoio do trambulador.



Abaixo, podemos ver o estado lastimável da bucha de apoio do indicador de marchas no cavalete. Esta bucha estourada e gasta é a responsável pela imprecisão nos engates.


Bucha desgastada (aproximadamente 3 anos de uso).

7º passo – instalando as buchas novas: instalar as buchas novinhas no estribo da alavanca e no cavalete não é uma coisa muito fácil de ser feita. Para que o trabalho fique menos árduo, deve-se lubrificar as peças metálicas com vaselina em pasta e logo em seguida efetuar um encaixe manual, empregando alguma força.


Lubrificação com vaselina em pasta

Em seguida, DELICADAMENTE, coloque o estribo e o cavalete com as buchas montadas em uma morsa e vã aplicando força AOS POUCOS, tomando cuidado para que o encaixe ocorra de maneira perfeita, sem empenar as buchas.


Muito cuidado no encaixe para não danificar a bucha.

Com todas as buchas instaladas, monte o indicador de mudanças no estribo e no cavalete e forçando o eixo do indicador contra as buchas.



8º passo – remontando o trambulador: agora que tudo está em seu devido lugar, basta remontar o trambulador em seu devido lugar, observando a ordem inversa de desmontagem. A única observação fica para a rótula do cavalete, pois será necessário forçar o tirante e sua respectiva bucha com um alicate de pressão.


Monte o trambulador com as duas mãos e insira o parafuso transversal.

Com o mesmo par de chaves de boca número 13, realiza-se o aperto do parafuso transversal e seu respectivo cilindro metálico.

9º passo – regulando o trambulador: para finalizar o serviço, basta conectar o varão de alavanca de mudanças no indicador de mudanças do trambulador. Desloca-se o seletor para a frente (engatando assim a quarta marcha). Em seguida, desloque a alavanca de mudanças dentro do automóvel, na posição em que se deseja engatar a quarta marcha.


Posição de engate da 4° marcha

Logo depois, basta apertar a abraçadeira do indicador no varão da alavanca com a chave “L” de número 13. Pronto, seu trambulador está com buchas novas!!!


Aperto da abraçadeira do indicador

Antes de sair com o carro, confira o engate das marchas, certificando-se de que todas as marchas estão engatando (especialmente a quinta-marcha e a marcha a ré). Se houver qualquer dificuldade no engate de uma ou duas marchas, basta soltar a abraçadeira do indicador e ir regulando o estriado do varão conforne a necessidade.



PS: TODOS OS CREDITOS Á:
Santana Clube do Brasil - http://www.santanaclube.com

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