é o espaço em que ocorrem as explosões da mistura ar-combustível em um motor. Durante a fase de admissão é preenchida com o carburante e, após a explosão, esvaziada.
As câmaras de combustão nos motores a reação tem diversas formas podendo ser composta por vários tubos dispostos entre o compressor e a turbina. Podem ser também anelares ou seja um espaço contínuo onde ocorre a queima do combustível. Um dos maiores problemas numa câmara de combustão é a estabilidade da chama devido a rápida corrente de ar sob pressão. Para se obter a estabilidade da chama, o combustível é pulverizado já no estado gasoso num tubo interno a câmara de combustão. Este tubo possue diversos furos posicionados de tal forma que admitem a entrada de ar suficiente para a queima eficiente do combustível sem desestabilizar a chama. Outro problema é o resfriamento da parte externa da câmara de combustão onde para isto há o desvio de uma parte importante do ar vindo do compressor que "banha" a câmara externamente obtenmdo-se assim seu resfriamento. As câmaras de combustão recebem o ar comprimido do último estágio do compressor e para tanto tem um desenho que cause a menor interferência possível no fluxo de ar.
A função principal de uma camara de combustão é naturalmente queimar a mistura ar/combustivel, adicionando energia calorifica ao ar, para isso a camara de combustão deve queimar essa mistura de forma eficiente, resfriar os gasses resultantes da combustão para que as palhetas de turbinas suportem a temperatura operacional. todas as camaras de combustão contem a mesma estrutura basica:
carcaça
camisa interna perfurada
sistema de injeção de combustivel
sistema de ignição (vela)
sistema de drenagem para o combustivel residual na camara
Existem tres tipos basicos de camara de combustão:
camara multipla ou caneca
anular ou tipo cesta
caneca anular ou canelar
camara de fluxo reverso