Motores e câmbios Automotivos Dicas e mini cursos de mecânica automotiva motores e câmbios ,tutoriais e dicas sobre correia dentada e defeitos que muitas vezes podem ser resolvidos da sua própria casa uma vasta gama de diagramas totalmente gratuitos
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
COMO TROCAR A CORREIA DO DO GOL G4 MOTOR AT 1.0 8 VALVULAS
Motor AT 1.0 8 válvulas
Gol 1.0 MI 8V
>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada
Para verificar o sincronismo da correia dentada dos motores AT 1.0 8 válvulas, proceda da seguinte forma:
Posicione manualmente o volante do motor na marcação de zero grau (figura 1);
Observe se nessa condição a marca de sincronismo da polia do comando de válvula coincide com a marca de referência (figura 3);
Observe ainda se o eixo distribuidor de ignição está posicionado corretamente. Com a correia dentada em sincronismo, o rotor de ignição deve apontar para a marca de referência (figura 4). Se não forem observados os referidos alinhamentos, dê mais uma volta completa na árvore de manivelas;
Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir. >>Procedimento para substituição da correia
Retirar a tampa superior de proteção da correia dentada;
Retirar a correia poli-V; Retirar a polia do virabrequim (fixada
por 4 parafusos); Retirar a proteção plástica inferior da
correia; Girar manualmente o motor e posicionar o volante do
mesmo na marca de zero grau (figura 1). Nessa condição a marca de sincronismo da polia do comando de válvulas deve coincidir com a marca de referência (figura 3);
Solte a porca do tensionador. Utilizando-se uma chave allen de 6 mm, afrouxe o tensionador e retire a correia (figura 2). Evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;
Instale a correia nova no sentido de rotação do motor. Comece a instalação pela polia do virabrequim;
Com a chave allen de 6 mm tensione o esticador em sua posição de máximo tensionamento. Aperte a porca de fixação (figura 2);
Dê dois giros manuais completos no motor;Confira atenciosamente a posição do tensionador e as marcas de referência para sincronismo. O tensionador deve estar na posição correta de trabalho (figura 2). Se for necessário, reajuste-o. As marcas de sincronismo (da polia do eixo comando e do volante do motor) devem coincidir com as referências (conforme descrito anteriormente (vide item 5);
Se tudo estiver OK, refaça a montagem das tampas plásticas inferior e superior, reinstale a polia do virabrequim e a correia poli-V.
Assinar:
Postagens (Atom)