sábado, 5 de junho de 2010

troca-de-correia-motor-fire-1.0-e-1.3-16-valvulas-mecanica-automotiva

tutorial que responde algumas  duvidas como
procedimento para sincronismo motor fire 16v
posição da correia sincronizada palio fire 16v
ferramenta para fasagem motor fire
ferramenta para troca da correia do motor fire 16 v troca de correia motor fire 1.0 e 1.3 16 valvulastroca de correia motor fire 1.0 e 1.3 16 valvulas
comando valvula fire como trocar

troca de correia motor fire 1.0 e 1.3 16 valvulas
                                                



































Motores Fire 1.0 16 Válvulas e Fire 1.3 16 válvulas



Palio fire 1.0 e 1.3 16V, Siena fire 1.0 e 1.3 16V, Strada fire 1.0 e 1.3 16V e Doblò fire 1.3 16V

>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada

Retire a tampa superior de proteção do motor;

Retire os cabos de velas e as velas do 1° e 2° cilindros;

No cabeçote superior, retire os 2 tampões laterais para a fixação das ferramentas de fasagem dos eixos comandos de válvulas (figura 1);

Introduza no orifício das velas do 1° e 2° cilindros, as ferramentas de posicionamento do virabrequim (figura 2);

Gire manualmente o motor (no sentido de rotação) até que as ferramentas de posicionamento do virabrequim alinhem-se perfeitamente na horizontal, estando o 1° cilindro em movimento de descida e o 2° em movimento de subida (figura 2);

Observe se, nessa condição, os rasgos existentes no corpo dos eixos comandos de válvulas de admissão e escape se encaixam perfeitamente nas ferramentas de fasagem (figura 4). Se o encaixe for obtido, a correia está corretamente sincronizada. Se não for possível o acoplamento citado, dê mais uma volta completa na árvore de manivelas.

Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.

>>Procedimento para substituição da correia

Com a correia sincronizada (conforme descrito anteriormente nos itens 4, 5 e 6), remova o conector elétrico do sensor de rotação e a tampa superior de proteção da correia dentada;

Levante a roda dianteira direita, retire-a e remova as proteções plásticas (internas ao pára-lama) que dão acesso à roda fônica;

Remova a correia da direção hidráulica (se existir), a correia do alternador e compressor do ar condicionado (se existirem);

Retire a roda fônica e a tampa de proteção inferior da correia dentada;

Solte a porca de fixação do tensionador da correia dentada (figura 3) e remova a correia;
Instale a nova correia no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim. Deixe a parte mais folgada junto ao tensionador;


Com o auxílio de uma ferramenta específica, tensione a correia dentada em sua posição correta de tensionamento e aperte a porca de fixação do tensionador com um torque de 3 Kgf.m ou 30 N.m (figura 3);

Retire as ferramentas de fasagem do virabrequim e

dos eixos comandos de válvulas;

Dê dois giros manuais completos no motor;

Confira atenciosamente a posição do tensionador, a fasagem do virabrequim e dos eixos de comandos de Válvulas;

Se tudo estiver OK, reinstale o que foi retirado.



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