procedimento para sincronismo motor fire 16v
posição da correia sincronizada palio fire 16v
ferramenta para fasagem motor fire
ferramenta para troca da correia do motor fire 16 v


comando valvula fire como trocar
Motores Fire 1.0 16 Válvulas e Fire 1.3 16 válvulas
Palio fire 1.0 e 1.3 16V, Siena fire 1.0 e 1.3 16V, Strada fire 1.0 e 1.3 16V e Doblò fire 1.3 16V
>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada
Retire a tampa superior de proteção do motor;
Retire os cabos de velas e as velas do 1° e 2° cilindros;
No cabeçote superior, retire os 2 tampões laterais para a fixação das ferramentas de fasagem dos eixos comandos de válvulas (figura 1);
Introduza no orifício das velas do 1° e 2° cilindros, as ferramentas de posicionamento do virabrequim (figura 2);
Gire manualmente o motor (no sentido de rotação) até que as ferramentas de posicionamento do virabrequim alinhem-se perfeitamente na horizontal, estando o 1° cilindro em movimento de descida e o 2° em movimento de subida (figura 2);
Observe se, nessa condição, os rasgos existentes no corpo dos eixos comandos de válvulas de admissão e escape se encaixam perfeitamente nas ferramentas de fasagem (figura 4). Se o encaixe for obtido, a correia está corretamente sincronizada. Se não for possível o acoplamento citado, dê mais uma volta completa na árvore de manivelas.
Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.
>>Procedimento para substituição da correia
Com a correia sincronizada (conforme descrito anteriormente nos itens 4, 5 e 6), remova o conector elétrico do sensor de rotação e a tampa superior de proteção da correia dentada;
Levante a roda dianteira direita, retire-a e remova as proteções plásticas (internas ao pára-lama) que dão acesso à roda fônica;
Remova a correia da direção hidráulica (se existir), a correia do alternador e compressor do ar condicionado (se existirem);
Retire a roda fônica e a tampa de proteção inferior da correia dentada;
Solte a porca de fixação do tensionador da correia dentada (figura 3) e remova a correia;
Instale a nova correia no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim. Deixe a parte mais folgada junto ao tensionador;
Com o auxílio de uma ferramenta específica, tensione a correia dentada em sua posição correta de tensionamento e aperte a porca de fixação do tensionador com um torque de 3 Kgf.m ou 30 N.m (figura 3);
Retire as ferramentas de fasagem do virabrequim e
dos eixos comandos de válvulas;
Dê dois giros manuais completos no motor;
Confira atenciosamente a posição do tensionador, a fasagem do virabrequim e dos eixos de comandos de Válvulas;
Se tudo estiver OK, reinstale o que foi retirado.
fizemos tudo que esplica acima trocamos ate os tuchos mas o carro não pega
ResponderExcluirjá viu se o fio terra do chicote esta ligado no bloco,e se o code vesta ligado no painel
ResponderExcluirA CORREIA TA SENDO EMPURRADA PARA O MOTOR, RASGOU E ARREBENTOU COM 50 KM RODADO, FIZ O CABEÇOTE E MONTAMOS, MAS A CORREIA CONTINUA DESLIZANDO PARA O LADO DO MOTOR E IRA ARREBENTAR NOVAMENTE. O QUE FAZ A CORREIA NÃO FICAR CENTRALIZADA NA POLIA? PODE SER O TENSOR? JA TROCAMOS ELE, MAS CONTINUA O PLOBLEMA, PODE SER O PARAFUSO DO TENSOR? ESSA É MINHA DUVIDA? OU PODE SER OUTRO DEFEITO? SUSPEITO DO PARAFUSO DO TENSOR, ELE PODE TER SIDO EMPENADO NA MONTAGEM, MAS AINDA NÃO COLOQUEI UM NOVO.
ResponderExcluirDeve ter esticado a correia no sentido contrário .
Excluirpreciso das ferramentas de fasagem
ResponderExcluironde acho/?
danilo776@hotmail.com
Amigo você encontra as chaves neste site:
Excluirhttp://www.lojadomecanico.com.br/produto/494/1/33/ferramenta-para-travar-eixos-do-comando-de-valvula-do-motor-fire-16v
todos motores fire presisa da ferramenta de fasagem para efetuar a troca da correia dentada?
ResponderExcluirtirei o cabeçoti do palio 1.0 16v para trocar as16valvolas que enpenou montei o cabeçot coloquei as ferramentas de verificar o ponto mas o motor nao quer pegar o que eu devo faser
ResponderExcluirAmigo verifique o sensor de rotação, uma vez aconteceu isto com o meu, fui trocar a correia coloquei as ferramentas de fasagem e coloquei o motor no ponto, girei o motor desligado para verificar se o giro estava livre e tudo ok, mas ao tentar ligar não pegava, iniciei alguns teste e verifiquei que o fio do sensor de rotação estava partido, troquei o mesmo e o moor pegou na hora.... espero ter ajudado!!!!
Excluirtem um detalhe importantissimo ao colocar as varetas no primeiro e segundo cilindro deve-se observar que girando o motor sentido horario a vareta do primeiro cilindro deve estar descendo e a vareta do segundo cilindro subindo até as duas se alinharem fazendo ao inverso o motor não funcionara pois estara fora de sincronismo espero ter ajudado
ResponderExcluirMas se rodar o motor não atropela as válvulas? Ou é só corrigir e funcionar
Excluircomo trocar correia dentada do siena fire 1.0 16 v
ResponderExcluirRaimundo mecanico abelardo o tensor foi montado invertido ja aconteceu comigo
ResponderExcluirmarciomecanicojk@hotmail.com observando um pequeno calinho na polia do virabrequim na polia dentada.esse ponto devi estar virado para tras do carro.
ResponderExcluireu não consegui colocar o motor no ponto essa polia de comando tem uma marca que eu não consigo ver
ResponderExcluircom quantos KM rodado se deve troca a correia dentada do sienna fire?
ResponderExcluir60 mil km ou 3 anos se não rodar até a km limite.
ExcluirSobre o tensionador, eu recomendo que troque junto pois se tiver que trocar mais para frente a correia nova deverá ser descartada. E se arrebentar por causa de tensionador com problema, nenhuma fábrica de correias ou mecânico vai pagar a retífica do motor.
qual as posicaodos cabos de velas
ResponderExcluirCOM QUANTOS KM DEVE SER FEITA A TROCA DA CORREIA DENTADA DO SIENA ANO 2010 MOTOR 1.0 8 V.
ResponderExcluirOi.. tomei no zoio com uma retificadora de facahada aqui em Curitiba, uma tal de retifica Matriz, agora Mecanica Leal, no bairro Fazendinha .. Como sou leigo em mecanica, e pra não sofrer mais gostaria de saber o ponto do motor Uno fiasa, e quais os pistôes são os 1, 2 3 e 4, devem estar fechados em admissão? Agradeço a ajuda, e divulgar o assunto
ResponderExcluirmontei um cabeçote do fiat palio 1.0 16 vavulas estou com duvida sobre os tucho
ResponderExcluirde adm/esc tucho alto e tucho baixo qual a posição deles
estou com um palio 1.0 16v fiz o motor pois ele esta muito fraco na saída na tem arrancada já troquei o escapamento e catalisador já verifiquei o ponto mais de três vezes
ResponderExcluirkarol eu como mecanico aconcelho vc a levar seu carro com um tecnico em injeçao eletronica . varios defeitos podem influenciar nesse caso o certo e ele fazer todos os testes e diagnosticos. scannear.fazer teste na bomba,compressao. encontre um bom tecnico e com o equipamento correto
ExcluirKarou já verificou a embreagaem
Excluirtem mecânico que já pegou este defeito que possa me ajudar
ResponderExcluirBom dia, tenho uma palio fire 1.0 16 valvulas, minha bomba dagua de pau, resolvir trocar a correia tambem, tenho todas a ferramentas de fasagem, fasso tudo diritinho rodando o motor no sentido horario colocando as varetas igualando uma com a outra mais a peça que trava o comando não encaixa, o que pode ser.
ResponderExcluirFiz tudo certinho.
ResponderExcluirMotor gira e gira mas não pega.