sábado, 5 de junho de 2010

troca-de-correia-motor-fire-1.0-e-1.3-16-valvulas-mecanica-automotiva

tutorial que responde algumas  duvidas como
procedimento para sincronismo motor fire 16v
posição da correia sincronizada palio fire 16v
ferramenta para fasagem motor fire
ferramenta para troca da correia do motor fire 16 v troca de correia motor fire 1.0 e 1.3 16 valvulastroca de correia motor fire 1.0 e 1.3 16 valvulas
comando valvula fire como trocar


troca de correia motor fire 1.0 e 1.3 16 valvulas
                                                



































Motores Fire 1.0 16 Válvulas e Fire 1.3 16 válvulas



Palio fire 1.0 e 1.3 16V, Siena fire 1.0 e 1.3 16V, Strada fire 1.0 e 1.3 16V e Doblò fire 1.3 16V

>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada

Retire a tampa superior de proteção do motor;

Retire os cabos de velas e as velas do 1° e 2° cilindros;

No cabeçote superior, retire os 2 tampões laterais para a fixação das ferramentas de fasagem dos eixos comandos de válvulas (figura 1);

Introduza no orifício das velas do 1° e 2° cilindros, as ferramentas de posicionamento do virabrequim (figura 2);

Gire manualmente o motor (no sentido de rotação) até que as ferramentas de posicionamento do virabrequim alinhem-se perfeitamente na horizontal, estando o 1° cilindro em movimento de descida e o 2° em movimento de subida (figura 2);

Observe se, nessa condição, os rasgos existentes no corpo dos eixos comandos de válvulas de admissão e escape se encaixam perfeitamente nas ferramentas de fasagem (figura 4). Se o encaixe for obtido, a correia está corretamente sincronizada. Se não for possível o acoplamento citado, dê mais uma volta completa na árvore de manivelas.

Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.

>>Procedimento para substituição da correia

Com a correia sincronizada (conforme descrito anteriormente nos itens 4, 5 e 6), remova o conector elétrico do sensor de rotação e a tampa superior de proteção da correia dentada;

Levante a roda dianteira direita, retire-a e remova as proteções plásticas (internas ao pára-lama) que dão acesso à roda fônica;

Remova a correia da direção hidráulica (se existir), a correia do alternador e compressor do ar condicionado (se existirem);

Retire a roda fônica e a tampa de proteção inferior da correia dentada;

Solte a porca de fixação do tensionador da correia dentada (figura 3) e remova a correia;
Instale a nova correia no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim. Deixe a parte mais folgada junto ao tensionador;


Com o auxílio de uma ferramenta específica, tensione a correia dentada em sua posição correta de tensionamento e aperte a porca de fixação do tensionador com um torque de 3 Kgf.m ou 30 N.m (figura 3);

Retire as ferramentas de fasagem do virabrequim e

dos eixos comandos de válvulas;

Dê dois giros manuais completos no motor;

Confira atenciosamente a posição do tensionador, a fasagem do virabrequim e dos eixos de comandos de Válvulas;

Se tudo estiver OK, reinstale o que foi retirado.



15 comentários:

  1. fizemos tudo que esplica acima trocamos ate os tuchos mas o carro não pega

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  2. já viu se o fio terra do chicote esta ligado no bloco,e se o code vesta ligado no painel

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  3. A CORREIA TA SENDO EMPURRADA PARA O MOTOR, RASGOU E ARREBENTOU COM 50 KM RODADO, FIZ O CABEÇOTE E MONTAMOS, MAS A CORREIA CONTINUA DESLIZANDO PARA O LADO DO MOTOR E IRA ARREBENTAR NOVAMENTE. O QUE FAZ A CORREIA NÃO FICAR CENTRALIZADA NA POLIA? PODE SER O TENSOR? JA TROCAMOS ELE, MAS CONTINUA O PLOBLEMA, PODE SER O PARAFUSO DO TENSOR? ESSA É MINHA DUVIDA? OU PODE SER OUTRO DEFEITO? SUSPEITO DO PARAFUSO DO TENSOR, ELE PODE TER SIDO EMPENADO NA MONTAGEM, MAS AINDA NÃO COLOQUEI UM NOVO.

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  4. preciso das ferramentas de fasagem

    onde acho/?

    danilo776@hotmail.com

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    1. Amigo você encontra as chaves neste site:

      http://www.lojadomecanico.com.br/produto/494/1/33/ferramenta-para-travar-eixos-do-comando-de-valvula-do-motor-fire-16v

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  5. todos motores fire presisa da ferramenta de fasagem para efetuar a troca da correia dentada?

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  6. tirei o cabeçoti do palio 1.0 16v para trocar as16valvolas que enpenou montei o cabeçot coloquei as ferramentas de verificar o ponto mas o motor nao quer pegar o que eu devo faser

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  7. tem um detalhe importantissimo ao colocar as varetas no primeiro e segundo cilindro deve-se observar que girando o motor sentido horario a vareta do primeiro cilindro deve estar descendo e a vareta do segundo cilindro subindo até as duas se alinharem fazendo ao inverso o motor não funcionara pois estara fora de sincronismo espero ter ajudado

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  8. como trocar correia dentada do siena fire 1.0 16 v

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  9. Raimundo mecanico abelardo o tensor foi montado invertido ja aconteceu comigo

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  10. marciomecanicojk@hotmail.com observando um pequeno calinho na polia do virabrequim na polia dentada.esse ponto devi estar virado para tras do carro.

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  11. eu não consegui colocar o motor no ponto essa polia de comando tem uma marca que eu não consigo ver

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  12. com quantos KM rodado se deve troca a correia dentada do sienna fire?

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    1. 60 mil km ou 3 anos se não rodar até a km limite.

      Sobre o tensionador, eu recomendo que troque junto pois se tiver que trocar mais para frente a correia nova deverá ser descartada. E se arrebentar por causa de tensionador com problema, nenhuma fábrica de correias ou mecânico vai pagar a retífica do motor.

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  13. qual as posicaodos cabos de velas

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