domingo, 5 de setembro de 2010

como trocar a correia dentada do Motor AP 1.6/1.8/2.0 8 válvulas

Ford: Volkswagen:Escort 1.6, Escort 1.8, Escort 2.0, Pampa 1.6, Pampa 1.8, Royale 1.8, Royale 2.0, Verona 1.6, Verona 1.8, Verona 2.0, Versailles 1.8, Versailles 2.0. Apolo 1.8, Gol 1.6, Gol 1.8, Gol 2.0, Golf 1.8, Logus 1.6, Logus 1.8, Logus 2.0, Parati 1.6, Parati 1.8, Parati 2.0, Pointer 1.6, Pointer 1.8, Pointer 2.0, Polo 1.6, Polo 1.8, Polo 2.0, Quantum 1.6, Quantum 1.8, Quantum 2.0, Santana 1.6, Santana 1.8, Santana 2.0, Saveiro 1.6. Saveiro 1.8, Saveiro 2.0.


>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada

Para verificar o sincronismo da correia dentada dos motores AP 1.6/1.8/2.0 8 válvulas, proceda da seguinte forma:

Posicione manualmente o volante do motor na marcação OT - condição em que o 1º cilindro encontra-se em PMS, no final da fase de compressão (figura 1);

Observe se nessa condição a marca de sincronismo da polia do comando de válvula coincide com a referência na face superior do cabeçote (figura 2);

Observe se o eixo distribuidor de ignição está posicionado corretamente. Com a correia dentada em sincronismo, o rotor de ignição deve apontar para a marca de referência (figura 3);

Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia, faça o procedimento a seguir.

>>Procedimento para substituição da correia

Retirar a tampa superior de proteção da correia;

Retirar a correia do alternador e a polia da bomba d`água;

30 N.m

Retirar a polia do virabrequim (fixada por 4 parafusos allen);

Retirar a proteção plástica inferior da correia;

Girar manualmente o motor e posicionar o volante do mesmo na marca OT (figura 1). Nessa condição a marca de sincronismo da polia do comando de válvulas deve coincidir com a referência na face superior do cabeçote (figura 2);

Solte a porca do tensionador. Utilizando-se uma ferramenta especial ou um alicate de bico, afrouxe o tensionador e retire a correia (figura 4). Evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;

Instale a correia nova no sentido de rotação do motor. Comece a instalação pela polia do virabrequim;
Com a ferramenta especial, tensione o esticador (obedecendo o método da flexão - figura 5). Aperte a porca de fixação (figura 4);


Dê dois giros manuais completos no motor;

Confira atenciosamente a tensão da correia e as marcas de referência para sincronismo. Se for

necessário efetue ajustes;

Se tudo estiver OK, refaça a montagem das tampas plásticas inferior e superior, reinstale a polia do virabrequim, a polia da bomba d´água e a correia do alternador;
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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