domingo, 5 de setembro de 2010

como trocar a correia dentada do Motor AP 1.6/1.8/2.0 8 válvulas

Ford: Volkswagen:Escort 1.6, Escort 1.8, Escort 2.0, Pampa 1.6, Pampa 1.8, Royale 1.8, Royale 2.0, Verona 1.6, Verona 1.8, Verona 2.0, Versailles 1.8, Versailles 2.0. Apolo 1.8, Gol 1.6, Gol 1.8, Gol 2.0, Golf 1.8, Logus 1.6, Logus 1.8, Logus 2.0, Parati 1.6, Parati 1.8, Parati 2.0, Pointer 1.6, Pointer 1.8, Pointer 2.0, Polo 1.6, Polo 1.8, Polo 2.0, Quantum 1.6, Quantum 1.8, Quantum 2.0, Santana 1.6, Santana 1.8, Santana 2.0, Saveiro 1.6. Saveiro 1.8, Saveiro 2.0.


>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada

Para verificar o sincronismo da correia dentada dos motores AP 1.6/1.8/2.0 8 válvulas, proceda da seguinte forma:

Posicione manualmente o volante do motor na marcação OT - condição em que o 1º cilindro encontra-se em PMS, no final da fase de compressão (figura 1);

Observe se nessa condição a marca de sincronismo da polia do comando de válvula coincide com a referência na face superior do cabeçote (figura 2);

Observe se o eixo distribuidor de ignição está posicionado corretamente. Com a correia dentada em sincronismo, o rotor de ignição deve apontar para a marca de referência (figura 3);

Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia, faça o procedimento a seguir.

>>Procedimento para substituição da correia

Retirar a tampa superior de proteção da correia;

Retirar a correia do alternador e a polia da bomba d`água;

30 N.m

Retirar a polia do virabrequim (fixada por 4 parafusos allen);

Retirar a proteção plástica inferior da correia;

Girar manualmente o motor e posicionar o volante do mesmo na marca OT (figura 1). Nessa condição a marca de sincronismo da polia do comando de válvulas deve coincidir com a referência na face superior do cabeçote (figura 2);

Solte a porca do tensionador. Utilizando-se uma ferramenta especial ou um alicate de bico, afrouxe o tensionador e retire a correia (figura 4). Evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;

Instale a correia nova no sentido de rotação do motor. Comece a instalação pela polia do virabrequim;
Com a ferramenta especial, tensione o esticador (obedecendo o método da flexão - figura 5). Aperte a porca de fixação (figura 4);


Dê dois giros manuais completos no motor;

Confira atenciosamente a tensão da correia e as marcas de referência para sincronismo. Se for

necessário efetue ajustes;

Se tudo estiver OK, refaça a montagem das tampas plásticas inferior e superior, reinstale a polia do virabrequim, a polia da bomba d´água e a correia do alternador;
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

36 comentários:

  1. valeu pelas dicas dos pontos de referencia tenho um logus 93 e vão ser uteis, obrigado ,facil de entender.

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    1. ola amigo leitor esse quem voz fala é o criador do blog mecânica caseira
      o blog para esclarecer suas duvidas e ajudar muitas vezes com coisas que parecem não ter solução
      todo mecânico sabe que essa profissão exige muita dedicação e conhecimento mais pratico do que técnico
      tenho certeza que o blog em alguma oportunidade te ajudou a esclarecer defeitos ou mostrou como por uma correia dentada em fim esclareceu alguma duvida relacionada ao aspecto do trabalho
      AGORA É O BLOG QUE PRECISA DE VOCÊ
      devido a problemas financeiros graves
      O BLOG MECÂNICA CASEIRA
      Atravessa uma crise impossível de ser superada só com a minha boa Vontade
      quando comecei o blog unica e exclusivamente para ajudar meus amigos mecânicos
      com fé e boa vontade sabendo que todos precisão ganhar o seu pão de cada dia
      e que muitos tem dificuldade para finalizar alguns procedimentos em carros mais complicados
      e sabendo que quem tem esse conhecimento não dividi a fim de ganhar mais!!!!!!
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  2. olá eu tirei o distribuido e agora quero saber qual a posição pa deichar a cavidade do distribudo
    cacador.357@hotmail.com

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  3. Tudo certo... até chegar na retirada da polia do vira, não consigo tira-la de la por causa da cabeça do parafuso que prende aquela engrenagem da arvore de manivelas, é que o carro tem ar cond. e a polia por ser larga não quer sair, o que faço, retiro o parafuso ou amasso o lado da lata pra retirar a polia... f2009@pop.com

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  4. como faco trocar bomba d;agua motor ap 1.6

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    1. 1 passo,retire a correia do alternador..2 passo retire a carenagem da correia dentada,e coloque o carro na ponto,,retire a correia e faça a troca da bomba d´água

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  5. quero saber qual das marcas da polia do cabeçote eu boto no ponto é a da frente oude traz e qual a posição dela obrigado

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    1. olá! coloque o ponto de traz pareado com a tampa de válvulas perto do cabeçote o ponto fica do seu lado direito.......mas para tirar suas duvidas sobre o ponto certo,retire a vela do primeiro cilindro e faça o balanço até o ponto maximo...falowww

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  6. po fala direito fale minha lingua

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  7. GOSTEI E OQUE ESTAVA PROCURANDO

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  8. achei o que eu procurava vlw mto...

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  9. só que aonde fica o volante para eu achar a marcação OT ??

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  10. ola amigo troquei minha correia,mais a primeira partida o motor roda um pouco e pesado,gira leve e volta gira pesado,e não adinta atrasar o ponto no distribuidor,será o ponto da polia ficou errado?
    robinhotbo07@hotmail.com

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    1. isso é normal parceiro é a comprensão do motor....falow

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  11. Qual marca da engrenagem do comando de válvula devo usar pra deixar no ponto,a marca ot ou o furo

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    1. vc vai colocar o furo da polia do comando de valvolas no ponto primeiro,depois vc confere se no furo que tem na caixa de transmissão tem um..OT..se não vc inverte o ponto ......blz

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  12. muito bom me ajudou bastante...
    wlw.

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  13. mais e do bora 2.0 8v ninguem sabe os pontos ? e a troca da correia dentada como faço

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  14. otimo a gente as vezes poder contar com vcs , esse portal é de muita ajuda , parabéns a todos

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  15. Pra quem está com dificuldade em encontrar o ponto O-T, vale tirar a primeira vela do motor, insira uma chave de fenda no orificio da vela, gire a porca do virabrequim até a chave de fenda subir ao ponto máximo.

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  16. VOCÊ TEM O ESQUEMA DE MONTAGEM DA BOMBA DE ÓLEO DA DIREÇÃO HIDRÁULICA COM O COMPRESSOR DO AR PARA ESSE MOTOR AP?

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  17. qual quer duvida deixe de ser metido e mao de vaca e procure um mecanico que sabe ok

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  18. faça como eu, vá numa retifica, é rápido entendem e têm as ferramentas certas.

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  19. muito bom mais não aconselho quem não tem conhecimentos nem fazer essa troca

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    1. Esse anônimo dando concelhos para ir em uma oficina ... com certeza é dono de uma!!!....imprevistos acontecem e com certeza para não ser "passado para traz"sempre é bom saber algo sobre mecânica!!!Tenho um ditado..."PIOR DO QUE TÁ NAO VAI FICAR,SE FICAR JÁ TINHA QUE ARRUMAR"...Se voce levar seu carro pra apertar um parafuso,vão te cobrar a retífica,então meto a chave mesmo!!!

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    2. É ISSO AÍ.Quem se incomodar que gaste o ultimo centavo,do bolso para ser passado para trás e milionar a custa dos que querem ser gostosões.

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  20. a explicação ta razoavel , como eu vejo a marcação na polia do vila brekim embaixo, no broco tem escrito oT mais na policia qual é a referencia, tem um rasgo ou tração ou buraco a mais nela. fora os 4 dos parafusos, seria o buraco do guia da polia. motor golf alemão 1.8 .

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  21. guerreiro, aconselha trocar também o tensor da correia? abraço, excelente blog, fiquei fã!

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  22. pq depois da troca da correia a luz da injeção ficou acesar. meu carro é uma parati ap 1.8 ano 2009.
    aguardo a resposta no meu imal. hosleyautopecas@hotmail.com
    e o tempo ta todo certo.....
    agradeço;

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    1. olá! hosley,provavelmente sou carro deve está um pouco fora do ponto,o sensor de rotação está confuso quanto ao tempo de ciclo de pistão,ele trabalha também junto com o sensor de fase que se encontra no cabeçote e faz a leitura do ponto dele tambem...espero ter ajudado

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  23. como e a troca da correia do polo classic 1.8 mi?

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  24. gostei muito parabéns galera...........

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  25. olá pessoal .outro dia fui trocar a correia dentada da paraty 2011 flex ap. 1.6. fiz tudo como diz no manual. ponto do volante OT. ponto na engrenagem do comando. tudo isso não foi o necessario,pois o motor ocilava muito e ficou sem macha lenta. . coloquei com 6 graus e nada. variei ate 12 graus e mesmo assim não corrigiu o defeito.obs. com bobina plástica..

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  26. Olá, tenho um Versailles 91 com ar e direção, como faço pra retirar a plia tripla?

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  27. Olá. Gostei muito do seu post.

    Estou com um problema: após ter feito uma revisão geral no meu carro e trocado a correia dentada do meu Polo 2008. As luzes de óleo e de injeção acenderam. A de injeção apagou em um primeiro momento, e a de óleo primeiramente ficou acesa.

    Após trocar válvula de óleo, limpar pescador, limpar toda o motor, colocar óleo novo, etc, (Gastei R$ 400,00) a luz de óleo continuou acesa. Então o mecânico falou que o problema da luz de óleo era no módulo. Levou o módulo para consertar... e gastei mais R$ 400,00.

    No caminho de volta para casa, com a luz do óleo consertada (após o conserto do módulo), acendeu novamente a luz de injeção. Também passei a notar forte cheiro de combustível ao ligar o ar condicionado, dentro do carro.

    Os aparelhos da mecânica e no do auto-elétrico detectam a sonda lambda como sendo o problema, entretanto estou com a sensação de que esse problema de acendimento de luzes é decorrente da troca da correia dentada. Coincidentemente (ou não) começo bem, no dia que retiramos o carro da oficina após a troca da correia.

    O que pode ser? Meu nome é Patricia, e Meu e-mail é bertac@uol.com.br

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  28. o meu carro é uma.parati ano 86 eu entendi tudo menos do virabriquim ele tem uma.bolinha na polia onde eu deixo ela eu.sei na.polia da valvula deixo rente a tampa de valvula e que no.volante rente a o t e o pontinho.da.polia onde eu deixo lfernando@live.com

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