quinta-feira, 4 de novembro de 2010

como trocar a correia do Peugeot: 205 1.4 8V, Peugeot 206 1.6 8V e Peugeot 306 1.6 8V




Motores 1.4 e 1.6 - 8 válvulas
Peugeot: 205 1.4 8V, Peugeot 206 1.6 8V e Peugeot 306 1.6 8V
Particularidades do procedimento
As principais particularidades do procedimento de troca da correia dentada desses veículos são:
A polia do eixo comando de válvulas e a engrenagem do virabrequim são chavetadas. Isso facilita o sincronismo e a troca da correia.
O tensionador da correia não possui referências para tensionamento. Por isso, a correia deve ser tensionada pelo método prático de tensionamento (vide item tensionamento da correia dentada).
O motor está em perfeito sincronismo quando: Com o primeiro cilindro no ponto morto superior PMS (no final da fase de compressão), o furo guia da polia do eixo comando alinha-se com o furo existente no cabeçote, tornando possível a perfeita instalação da ferramenta de fasagem (pino de 10 mm) figuras 2 e 3.
Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada
Retire as quatro velas de ignição; Retire a capa de proteção superior da correia
(presa por 2 parafusos em suas laterais); Gire manualmente o motor até que o furo existente na polia do eixo comando alinhe-se com o guia existente no cabeçote, tornando possível a perfeita instalação da ferramenta (pino) de fasagem (figura 2);
Observe se, nessa condição, o primeiro cilindro encontra-se no ponto morto superior PMS no final da fase de compressão. Para verificar o PMS insira, por exemplo, um relógio comparador no orifício da vela do primeiro cilindro;
Com o primeiro cilindro em PMS, instale, no furo existente no bloco do motor, a ferramenta (pino) indicadora de ponto morto superior PMS (figura 3). Para verificar o perfeito encaixe da ferramenta de PMS, dê um pequeno giro manual no motor para trás (no sentido contrário ao de rotação) e posteriormente gire-o para frente (no sentido de rotação) até que o movimento do virabrequim seja bloqueado pela ferramenta;
13mm) e retire-a (figura 4); Para facilitar a retirada da capa de proteção
inferior da correia, retire o apoio lateral do suporte do motor (figura 1);
Retire a capa de proteção inferior da correia; Com a correia já exposta, confira atenciosamente
o sincronismo do eixo comando (figura 2) e o correto posicionamento do virabrequim (figura 3);
Com os eixos sincronizados, solte a porca de fixação do tensionador da correia dentada e retire a correia;
Instale a nova correia no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim;
Tensione a correia obedecendo ao método prático de tensionamento (vide item
Tensione a correia obedecendo ao método prático de tensionamento (vide item tensionamento da correia dentada). Aperte a porca de fixação do tensionador com um torque de 40 N.m (4 Kgf.m);
Retire a ferramenta de fasagem do comando (figura 2) e o pino de PMS (figura 3);
Dê dois giros manuais no motor e confira o tensionamento e o sincronismo da correia (figuras 2 e 3). Se for preciso efetue ajustes;
Reinstale as capas de proteção da correia. Reinstale a polia do virabrequim. Torque
recomendado 50 N.m (5 Kgf.m) cada parafuso; Reinstale tudo o que foi retirado.















anuncio

Blogger templates