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quinta-feira, 4 de novembro de 2010
como trocar a correia do Peugeot: 205 1.4 8V, Peugeot 206 1.6 8V e Peugeot 306 1.6 8V
Motores 1.4 e 1.6 - 8 válvulas
Peugeot: 205 1.4 8V, Peugeot 206 1.6 8V e Peugeot 306 1.6 8V
Particularidades do procedimento
As principais particularidades do procedimento de troca da correia dentada desses veículos são:
A polia do eixo comando de válvulas e a engrenagem do virabrequim são chavetadas. Isso facilita o sincronismo e a troca da correia.
O tensionador da correia não possui referências para tensionamento. Por isso, a correia deve ser tensionada pelo método prático de tensionamento (vide item tensionamento da correia dentada).
O motor está em perfeito sincronismo quando: Com o primeiro cilindro no ponto morto superior PMS (no final da fase de compressão), o furo guia da polia do eixo comando alinha-se com o furo existente no cabeçote, tornando possível a perfeita instalação da ferramenta de fasagem (pino de 10 mm) figuras 2 e 3.
Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada
Retire as quatro velas de ignição; Retire a capa de proteção superior da correia
(presa por 2 parafusos em suas laterais); Gire manualmente o motor até que o furo existente na polia do eixo comando alinhe-se com o guia existente no cabeçote, tornando possível a perfeita instalação da ferramenta (pino) de fasagem (figura 2);
Observe se, nessa condição, o primeiro cilindro encontra-se no ponto morto superior PMS no final da fase de compressão. Para verificar o PMS insira, por exemplo, um relógio comparador no orifício da vela do primeiro cilindro;
Com o primeiro cilindro em PMS, instale, no furo existente no bloco do motor, a ferramenta (pino) indicadora de ponto morto superior PMS (figura 3). Para verificar o perfeito encaixe da ferramenta de PMS, dê um pequeno giro manual no motor para trás (no sentido contrário ao de rotação) e posteriormente gire-o para frente (no sentido de rotação) até que o movimento do virabrequim seja bloqueado pela ferramenta;
13mm) e retire-a (figura 4); Para facilitar a retirada da capa de proteção
inferior da correia, retire o apoio lateral do suporte do motor (figura 1);
Retire a capa de proteção inferior da correia; Com a correia já exposta, confira atenciosamente
o sincronismo do eixo comando (figura 2) e o correto posicionamento do virabrequim (figura 3);
Com os eixos sincronizados, solte a porca de fixação do tensionador da correia dentada e retire a correia;
Instale a nova correia no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim;
Tensione a correia obedecendo ao método prático de tensionamento (vide item
Tensione a correia obedecendo ao método prático de tensionamento (vide item tensionamento da correia dentada). Aperte a porca de fixação do tensionador com um torque de 40 N.m (4 Kgf.m);
Retire a ferramenta de fasagem do comando (figura 2) e o pino de PMS (figura 3);
Dê dois giros manuais no motor e confira o tensionamento e o sincronismo da correia (figuras 2 e 3). Se for preciso efetue ajustes;
Reinstale as capas de proteção da correia. Reinstale a polia do virabrequim. Torque
recomendado 50 N.m (5 Kgf.m) cada parafuso; Reinstale tudo o que foi retirado.
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òtimo passo-a-passo
ResponderExcluire lembrando que também funciona em motor do citroen c3, é o mesmo motor.
ResponderExcluirola gostaria de saber como e a trca de velas do peugeot 206
ResponderExcluirAmigo porfavor como posso substituir essas ferramentas que servem e para que servem. medesculpe essa pergunta mas ja subistitui a correia mas nao consegui localisar o ponto do motor.estou sem ter como levar o carro para o mecanico mais proximo. porfavor me de uma ajuda se possivel grato. Boa Noite.Edmilson
ResponderExcluir40nm ou 4kg na mecanica caseira é UM POUCO RAZOAVEL.
ResponderExcluirSe o aperto for menor que isso é UM POUQUINHO.
Se for menos ainda é UMA ENCOSTADINHA.
Agora, se for bastante aperto é ARROCHA COM VONTADE.
Espero ter ajudado....
mesmo com a figura nao consegui identificar onde encaixaria esse pino no bloco... alguém poderia ajudar?
ResponderExcluirEm baixo do conjunto de exaustão
ExcluirEsta dica com trocar a correia foi otima,deicho outra,se precisarem dos reguladores de valvulas do 306 8 valvulas e so usar do fusca,unica diferença e a contra porca que e 14mm e a original e 13mm
ResponderExcluiroi amigo vc tem o esquema eletrico de Sincronicio da correia do peugeot 206 ou 207 1.4 8V
ResponderExcluirachei muito boa a explicaçâo.
ResponderExcluirPoxa esquema elétrico da Correia ??? Ta de sacanagem kkkkk ....
ResponderExcluirboa moite gostaria de sabe tem como tira cabeçote bo motor sem tira do ponto motor 1.8
ResponderExcluir16v peugot
Olá gostaria de saber como achar o ponto no virabrequim se a correia arrebentou e virabrequim girou aguardo resposta
ResponderExcluirTire a vela do quarto ou primeiro cilindro, coloque uma chave de fenda grande. Girar o virabrequim e quando subir completamente, ali será o ponto, chamado PMS
ExcluirOlá gostaria de saber como achar o ponto no virabrequim se a correia arrebentou e virabrequim girou aguardo resposta
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirGual e a lâmina de aperto das válvula 20 ou 25 peugeot 106. E o torque e 7kg ou mais. Obrigado.
Caros fui trocar a bomba dágua, por um relapso de memória não travei as polias!!!! e agora não consigo o ponto co motor 1.4 8v peugeot, quem pode me orientar?
ResponderExcluirola tenho um peugeot 205 e o tensor parece ter agarrado pois nao se mexe ha forma de so trocar o tensor?
ResponderExcluirsera que teem o ponto do motor de um peugeot 106 1.4 diesel ?
ResponderExcluirsera que teem o ponto do motor de um peugeot 106 1.4 diesel ?
ResponderExcluirA correia de comando do meu Citroën xsara 1.4i do ano 2000 rebentou como faco pra montar a nova e colocar o motor no ponto certo agradeco toda a ajuda obrigado
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