quarta-feira, 17 de outubro de 2018

troca de correia da parati quadrada ap


Remoção

1. Trave o volante do motor pela cremalheira;
volante do motor
2. Remova a correia do alternador;
3. Remova a cobertura superior da distribuição;
4. Remova a polia da árvore de manivelas (virabrequim), trave o volante do motor para este fim, usando uma ferramenta especial ou outros meios;
soltar polia
5. Remova a polia da bomba d’água;
6. Remova a cobertura inferior da distribuição mecânica;
7. Remova a correia dentada. Caso for somente uma manutenção e não necessitar trocar a correia dentada, marque com uma seta o sentido de trabalho da mesma. Este ato é fundamental na hora da montagem da mesma. Mesmo assim, verifique atentamente as condições da correia dentada, o tensor e as 3 engrenagens do conjunto. Substitua caso necessário, tanto a correia como o rolamento tensor e também as engrenagens;

Instalação em três passos

Primeiro passo

Usando as marcas da polia do virabrequim e do comando intermediário

1. Destrave o volante do motor
2. Instale a correia dentada observando o sentido de rotação da mesma já marcada anteriormente caso não for trocada. Se for substituída, observar se há sentido de rotação na nova correia;
3. Efetue o sincronismo da árvore de manivelas (virabrequim) com a árvore intermediária (comando do distribuidor).
4. Através das marcas existentes na polia da árvore de manivelas e na engrenagem dentada da árvore intermediária:
  • Posicione a polia com um parafuso;
  • Utilize giz ou tinta para melhorar a visualização das marcas;
  • Gire cuidadosamente a árvore de manivelas e a árvore intermediária, até coincidirem as marcas. Veja a figura abaixo:
ponto vira e auxiliar

Segundo passo

Usando a marca estampada na cobertura inferior

Através da marca existente na polia da árvore de manivelas e a seta estampada na cobertura inferior da distribuição mecânica;
  • Gire a árvore intermediária manualmente, até que o rotor do distribuidor fique alinhado com a marca existente no corpo do distribuidor. Veja na imagem abaixo:
ponto marca tampa

Terceiro passo

Sem a utilização das marcas

  • Posicione o volante do motor na marca "OT" na direção de uma seta ou corte na caixa seca do motor;
  • Gire a árvore intermediária manualmente, até que o rotor do distribuidor fique alinhado com a marca existente no corpo do distribuidor. Veja a figura:
marca distribuidor

Marca do ponto no cabeçote

1. Gire a árvore de comando de válvulas, até a marca de a engrenagem coincidir com a extremidade do cabeçote. Conforme mostrado na figura:
ponto comando
2. Instale a correia dentada nas engrenagens, cuidando para não alterar o sincronismo;
3. Ajuste a tensão da correia, girando a polia tensora através do excêntrico. A correia deve deixar-se torcer em 90°.
tensão correia
4. Gire 2 voltas na árvore de manivelas e verifique o perfeito sincronismo entre a árvore de manivelas e a árvore de comando das válvulas, se necessário, refaça esta operação.
5. Instale a cobertura inferior da distribuição mecânica;
6. Instale as polias da árvore de manivelas e da bomba d’água;
7. Instale a cobertura superior da distribuição mecânica;
8. Instale a correia do alternador e regule a sua tensão;
9. Verifique o ponto de injeção.

Correia dentada – ajustar

1. Solte a correia do alternador;
2. Remova a cobertura superior da distribuição mecânica;
3. Ajuste a tensão final da correia dentada, girando a polia tensora (sentido horário) usando um alicate de bico curvo de abrir e movimentar o rolamento através do excêntrico; Ver figura:
tensão rolamento
4. Efetue o movimento de torção na correia dentada. A mesma deve deixar-se torcer em 90°;
5. Instale novamente a cobertura superior da distribuição mecânica;
6. Verifique novamente o ponto de ignição.
Está concluído o processo de remoção, instalação da correia dentada e o sincronismo do motor AP.

terça-feira, 16 de outubro de 2018

diagrama da correia do alternador corsa

diagrama da correia do alternador corsa

Resultado de imagem para como colocar a correia do alternador do corsa com ar

primeiro passo solte o parafuso de fixação do alternador para facilitar a remoção da correia e sua reinstalação
com uma chave 15 ou 13 mm mova o esticador que esta ilustrado com a letra T
no sentido horário ou anti-horário (observar o lado de tenção para ver a direção ) ai e so remover a correia para recolocar siga o mesmo procedimento 

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

gicle original Belina II 1.6, Gasolina (Ford)

Belina II 1.6, Gasolina (Ford)

Ano: de Jul/83 a Dez/89 | Carburador: CHT 460 (Weber)

1° Estágio
2° Estágio
Gicle Principal:
107
95
Gicle AR:
190
150
Gicle Marcha Lenta:
65
70
Tubo Injetor:
40
-
Válvula da Bóia:
225
Difusor:
4A
4B
Venture:
21
22
Respiro Marcha Lenta:
170
70
Tubo Misturador:
F30
F28
Válvula de Máxima:
120
Alvo do Jato:
-
Número do Carburador: 460.034.02

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