como trocar os amortecedores do gol
O amortecedor é um dos principais componentes da suspensão, e da segurança
automotiva, garantindo conforto e dirigibilidade ao veículo, por isso é fundamental a
revisão periódica e a troca, quando a peça estiver desgastada. Apesar de sua importância,
muitos reparadores têm dúvidas ao realizar o procedimento de substituição. Pensando
nisso, a Monroe, líder mundial em desenvolvimento e fabricação de amortecedores,
revela os principais pontos para uma troca correta do amortecedor.
como trocar os amortecedores do gol
Passo 1 – Conferência da aplicação
O aplicador deve conferir se o amortecedor montado é o indicado pela Monroe para o
determinado tipo de veículo. Pois, cada amortecedor é desenvolvido mediante as
características do carro e sua suspensão.
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Passo 2 – Escorvar o amortecedor
No procedimento conhecido como sangria ou escorvamento, elimina‐se o ar ou gás de
dentro do tubo interno, proporcionando o preenchimento total dele com o fluído. O
escorvamento garantirá o máximo de desempenho da peça já nos primeiros momentos
de uso.
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Passo 3 – Verificar componentes de suspensão
Quando é feita a troca dos amortecedores é recomendado fazer também a substituição
das molas e do kit (batente, coifa e coxim), pois são componentes que trabalham juntos e
que podem interferir na vida útil do amortecedor.
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Passo 4 – Montar o conjunto do amortecedor
Ao montar o conjunto do amortecedor, o reparador deve obedecer a sequência exata das
peças e o posicionamento correto delas, quando houver. As ferramentas especiais,
desenvolvidas especificamente para essa montagem, evitam marcas e deformações nos
componentes.
Erros comuns
De acordo como o coordenador de Treinamento da Monroe, Juliano Caretta, o aperto
final das peças da suspensão com o veículo levantado no elevador, a aplicação de uma
peça não compatível com o veículo e a utilização de ferramenta pneumática são os
principais erros cometidos pelos aplicadores.
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No último caso, por exemplo, o uso da
parafusadeira pneumática pode causar danos em alguns componentes do amortecedor,
como haste, retentor e válvula do pistão. Muitas vezes a velocidade e o torque de aperto
prejudicam essas peças durante o movimento giratório.
“São erros bastante comuns que podem gerar o posicionamento incorreto das peças e
até danificação de alguns componentes, excluindo a garantia de uma ação eficiente do
amortecedor após o procedimento”, explica Caretta.
Motoristas
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O consumidor final deve sempre procurar uma loja credenciada Monroe, que tenha
profissionais capacitados e que garantam o manuseio correto dos amortecedores. O
cliente também precisa ficar atento aos procedimentos e instrumentos usados durante a
troca. Ferramentas como a marreta ou martelo, alicate de pressão, talhadeira, e
similares, dependendo da situação, podem evidenciar uma instalação inadequada.
Após a montagem, é importante exigir a nota fiscal de venda e os certificados de garantia
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dos amortecedores devidamente preenchidos para garantir a procedência das peças. Em
casos de dúvidas para revisão ou troca, o serviço de atendimento ao cliente da Monroe –
0800 166004 ‐ indica as revendas credenciadas ao consumidor final, assegurando a
qualidade do atendimento.
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