bloco do motor
Constituição e funcionamento
Nos motores de combustão interna é no cilindro
Nos motores de combustão interna é no cilindro
que se desenvolve a deflagração do combustível
que é a origem da força mecânica que possibilita a deslocação do veículo.
Devido a ter que suportar ao longo da sua vida útil as deflagrações constantes de combustível e as altas temperaturas a que estas se desencadeiam, o cilindro é realizado num metal preparado para suportar estas condições extremas de funcionamento.
O número de cilindros pode ir desde um único, como em algumas motorizadas e motoserras até doze ou mesmo dezesseis cilindros em automóveis, camiões ou aviões.
Os motores com mais do que um cilindro possuem o chamado bloco do motor em que os cilindros estão fundidos num único bloco em alumínio ou ferro fundido.
A potência de um motor depende da quantidade de mistura que explode no interior do cilindro, pelo que cilindros de maior dimensão permitem que os motores atinjam maiores potências. Salvaguardada a existência de um turbo, que pode proporcionar uma quantidade maior de mistura no cilindro, há uma relação directa entre a potência de um motor e a sua cilindrada (medida pela dimensão e quantidade de cilindros).
Devido a ter que suportar ao longo da sua vida útil as deflagrações constantes de combustível e as altas temperaturas a que estas se desencadeiam, o cilindro é realizado num metal preparado para suportar estas condições extremas de funcionamento.
O número de cilindros pode ir desde um único, como em algumas motorizadas e motoserras até doze ou mesmo dezesseis cilindros em automóveis, camiões ou aviões.
Os motores com mais do que um cilindro possuem o chamado bloco do motor em que os cilindros estão fundidos num único bloco em alumínio ou ferro fundido.
A potência de um motor depende da quantidade de mistura que explode no interior do cilindro, pelo que cilindros de maior dimensão permitem que os motores atinjam maiores potências. Salvaguardada a existência de um turbo, que pode proporcionar uma quantidade maior de mistura no cilindro, há uma relação directa entre a potência de um motor e a sua cilindrada (medida pela dimensão e quantidade de cilindros).
Os cilindros atingem temperaturas na ordem dos 300°C pelo que se torna indispensável um adequado sistema de arrefecimento. Em motores arrefecidos a ar cada cilindro encontra-se normalmente separado dos restantes e possui umas alhetas de refrigeração, enquanto nos cilindros existentes num bloco motor, o líquido de arrefecimento é o refrigerante mais utilizado circulando em passagens à volta destes de forma a absorver parte do calor produzido.
Desgaste
Com o uso, os cilindros são sujeitos a desgaste derivado da fricção exercida pelos segmentos sobre a sua superfície. Apesar de este efeito ser minimizado pela película de óleo que cobre os cilindros durante o seu funcionamento, o uso continuado provoca a sua ovalização, necessitando então de ser sujeitos a uma operação chamada "rectificação" em que é aberto no bloco motor um cilindro de diâmetro superior(tendo que ser também colocados pistões novos de maior diâmetro).
"Camisa" do cilindro
Em alguns motores o cilindro é constituído por uma "camisa" que nada mais é que um tubo cilíndrico colocado no bloco do motor.
Existem dois tipos de camisa: A camisa seca e a camisa molhada. Esta última leva esse nome pois a refrigeração é feita através da circulação de água em sua volta. Sua substituição geralmente é mais fácil em caso de desgaste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário