Cabeça do motor ou cabeçote
É a nomenclatura usada para se referir a parte integrante de um mecanismo.
Num motor de combustão interna, o cabeçote é a tampa de fechamento da parte superior do bloco de cilindros e consiste numa plataforma perfeitamente fresa de modo ajustar-se ao bloco do motor a fim de oferecer resistência às explosões.
o cabeçote do motor é a parte superior da câmara de combustão e onde se localizam as velas na figura 1. e as válvulas de admissão e escape. na figura 2
figura 1
figura 2
Além de facilitar a manutenção do motor, o cabeçote é a chave para o bom desempenho, por determinar o formato da câmara de combustão, a passagem dos gases de admissão e escape, o funcionamento das válvulas e seu comando. Pode se elaborar um motor totalmente diferente em desempenho apenas alterando o cabeçote.
Usualmente é fabricada a partir do mesmo material do restante do bloco, ferro fundido, ou em motores de alto desempenho, ligas de alumínio. Como o restante do bloco, contém tubagens separados para passagem de lubrificante e água da refrigeração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário