segunda-feira, 10 de maio de 2010

borra de oleo mecanica caseira carros tuning

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Você já ouviu falar de borra de óleo?.

A borra de óleo é uma solidificação do óleo do motor de seu carro, que vai ganhando uma consistência pastosa e passa a ter dificuldades de percorrer as galerias internas. Com o tempo, a bomba de óleo passa a perder pressão e as peças móveis - como os tuchos, comando de válvulas, mancais de bielas, bronzinas e virabrequim - param de receber lubrificação, levando ao travamento total do motor.

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O óleo se solidifica por três motivos: oxidação, degradação e contaminação. A oxidação e a degradação acontecem quando o proprietário simplesmente deixa de trocar o óleo do carro. Poucos notam que a maioria da frota nacional roda em tráfego urbano e trajetos curtos. Tais condições obrigam a troca em metade do prazo ideal estipulado pelo manual de proprietário, uma vez que o motor trabalha em temperaturas maiores e exige mais do óleo. Isso vale para óleos minerais, semi-sintéticos ou sintéticos.

Outros motivos são a utilização de lubrificantes inadequados ou de baixa qualidade - diferentes dos recomendados pelo fabricante - e a falta de manutenção no sistema de arrefecimento. Principal responsável por manter baixa a temperatura do motor, o radiador deve estar sempre com aditivo. Caso esteja só com água, o lubrificante passa a exercer sua função e tem a vida útil diminuída.

Por prevenção, utilize sempre os seguintes prazos para a troca de óleo: 5.000 quilômetros para óleo mineral e 7.500 quilômetros para óleos semi-sintéticos e sintéticos. Caso você rode majoritariamente em estradas, pode-se adotar 10.000 e 15.000 quilômetros, respectivamente.


Algumas causas da borra de óleo em motores



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Os problemas de presença de borra em motores são decorrentes principalmente dos seguintes fatores:



Uso do óleo lubrificante incorreto no motor

- Geralmente quando se utiliza um lubrificante com nível de desempenho inferior ao recomendado pelo fabricante do veículo. Mesmo reduzindo o período de troca, pode haver problemas de formação de borra devido ao envelhecimento (oxidação) precoce do lubrificante;



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Uso de aditivação extra

Não é recomendado o uso de aditivação suplementar de desempenho em óleos lubrificantes.

Os óleos lubrificantes de qualidade (boa procedência) já possuem, de forma balanceada, todos os aditivos para que seja cumprido o nível de desempenho ao qual foi desenvolvido. Não há testes padronizados que avaliem o desempenho de mistura de óleos com aditivos extras.

Pode haver incompatibilidade entre o óleo lubrificante e a aditivação suplementar e a borra é uma conseqüência deste problema;



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Combustíveis adulterados

O uso de gasolina adulterada pode gerar borra no cárter.

O óleo lubrificante é contaminado por subprodutos da queima do combustível durante sua vida útil.

Essa contaminação ocorre e faz parte da operação do motor.

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Mas se o combustível for adulterado estes subprodutos serão de natureza diferente e resíduos com aspecto de resina poderão se formar no motor, aumentando a probabilidade da formação de borra, entupindo passagens de óleo e prejudicando a lubrificação e refrigeração interna do motor;



Extensão do período de troca

Mesmo utilizando o óleo correto e combustível de qualidade assegurada, períodos de troca além do recomendado podem levar à formação de borra, devido ao excesso de contaminação e de oxidação do lubrificante.

Nos manuais dos veículos há a informação dos Kms recomendados para cada intervalo de troca.

É importante diferenciar o tipo de serviço do veículo.

Para carros de passeio, valores como 10.000, 15.000 e 20.000Km geralmente fazem referência a serviço leve (uso rodoviário).

Mas na maioria dos casos o serviço é severo (uso urbano do tipo anda e pára, distâncias curtas) e o período adotado para a troca deve ser a metade (5.000, 7.500 ou 10.000Km, respectivamente).

Essa informação não está clara em todos os manuais e se não for observada com atenção, problemas de borra podem ocorrer.







Vale lembrar que a limpeza periódica nos sistemas de aeração do cárter (confundidos com simples sistemas de alívio, ou “respiro”) é de extrema importância para evitar a borra e a formação de “camadas de carvão” nas câmaras de combustão.







É comum ver mecânicos e até pessoas mais capacitadas confundido o fluxo dos gases no sistema.

É fácil se observar isto no clássico motor GM do Opala onde se encontra uma válvula de sequência (chamada de “anti-chama”) que determina o fluxo da tampa de válvulas à admissão, fazendo com que o ar seja forçado a “entrar” pela mangueira oposta que é ligada ao filtro e promova a aeração da parte interna do motor em menor pressão no coletor.



O funcionamento (estanqueidade e abertura) desta válvula, deve ser observado praticamente a cada revisão do motor, em todos motores.



Não longe disto as motocicletas possuem também este sistema, sendo muito importante que esta válvula (que hoje vem instalada até mesmo motos de baixa cilindrada) seja limpa verificada.



A contaminação do óleo está intimamente relacionada a outro fenômeno recente: a gasolina adulterada. Os solventes utilizados pelos postos de má-fé reagem com o óleo e aceleram sua degradação. Misturar óleo novo com o óleo velho também é outro fator de contaminação que culmina com a borra.

Os principais sintomas da borra de óleo são ruídos metálicos provenientes do motor. As partes mais afetadas são as mais altas do motor, como os tuchos e o comando de válvulas. A solução do problema está na aplicação de um produto chamado "flushing", que dissolve a borra, ou na abertura e limpeza manual do motor. Confira abaixo algumas dicas para que a borra passe longe do seu motor:

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