segunda-feira, 10 de maio de 2010

Chamonix carros tuning mecanica caseira

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Tanto na Alemanha, seu país de origem, como nos Estados Unidos, um voraz mercado importador, não é todo dia que se vê uma cena como a que ilustra esta reportagem.

Afinal, os Porsche 356, carros que fizeram a fama da fábrica de Stuttgart na década de 50, são hoje objetos de coleção cotados em várias dezenas de milhares de dólares. Por aqui, essa visão não é algo tão raro assim. No Brasil, a "popularização" do modelo é mérito do Super 90, uma réplica fabricada pela Envemo nos anos 80. De tão fiel, a reprodução tornou-se um cult, respeitada até mesmo pelos mais puristas que costumam torcer o nariz para réplicas.

Agora, a réplica volta a reencarnar na versão conversível, a Cabriolet. Desta vez por obra da Chamonix, localizada na cidade de Jarinu (SP), que adquiriu o ferramental da antiga Envemo. A fábrica faz as réplicas dos Porsche Spyder 550 - com versões de motor VW a ar (1600) e a água (AP 2000) - e Speedster, este somente com motor a ar, e pertence à família Masteguin, cujo patriarca, Milton, foi um dos sócios da Puma.

O Chamonix Super 90 Cabriolet usa as mesmas base e motorização do Speedster, ou seja, chassi tubular, suspensões de Fusca, freios dianteiros a disco e traseiros a tambor e motor VW a ar. Há duas opções para o motor, ambas com injeção eletrônica: 1600 cm3, que rende 57 cavalos, e 1900 cm3, que rende, segundo o fabricante, 115 cavalos, com torque máximo de 16,4 mkgf a 3000 rpm. Andamos no primeiro exemplar fabricado. Com motor 1900, ele foi avaliado num trajeto de 220 quilômetros. Ele registrava apenas 57 quilômetros no hodômetro quando o pegamos.

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