quinta-feira, 20 de maio de 2010

fiat-500-novidades-da-fiat-mecanica-automotiva

fiat 500

Com lançamento previsto para o final do mês, o Fiat 500 (também conhecido como Cinquecento), releitura do legendário modelo dos anos 50 da fabricante italiana, já tem preço definido: custará R$ 61.900. Equipado com motor Fire 1.4 16V a gasolina de 100 cv (cavalos) de potência, o carrinho chega para concorrer com outros modelos de nicho, como Volkswagen New Beetle, Mini Cooper e Chrysler PT Cruiser.

Por fora o 500 traz os mesmos faróis redondos do veículo lançado em 1957 e que até hoje coleciona adeptos mundo afora. Todo o seu design (a carroceria é de duas portas, com um vidro traseiro diminuto e lugar para apenas duas pessoas no banco de trás) homenageia o veículo lançado para ser uma espécie de ode aos tempos austeros da economia do pós-Segunda Guerra Mundial.




O desenho do 500 expressa simpatia e remete ao original de 1957; nas fotos

está a versão Sport, em branco, dotada de rodas mais elaboradas





O motor de 1,4 litro e 100 cv convence pelo desempenho só em altas

rotações; o câmbio é de seis marchas com opção pelo automatizadoSe o ano

de 1957 ficou marcado na Itália pelo nascimento do Fiat "Nuova" 500 (novo

500, para se diferenciar do primeiro, mais conhecido como Topolino), foi

apenas 50 anos depois que esse clássico minicarro ganhou uma nova edição,

mais sofisticada. Embalada pela onda nostálgica que explode na arte,

cultura e desenho — incluindo, claro, o dos automóveis —, a Fiat lançou

com muito barulho um 500 moderno e com alto nível de sofisticação para

atender ao mercado europeu de compactos de luxo. Depois de dois anos o

carro estreia por aqui.



As versões do Cinquecento — o nome por extenso em italiano — importadas

para o Brasil, com garantia de dois anos, serão Sport com câmbio manual de

seis marchas, ao preço sugerido de R$ 62.870; Sport com câmbio manual

automatizado Dualogic (cinco marchas), a R$ 66.930; Lounge manual, por R$

64.900; e Lounge Dualogic, a R$ 68.970. A previsão da Fiat é importar

entre 250 a 300 unidades por mês, vendidas em 150 concessionárias

selecionadas.



A Sport traz de série freios com antitravamento (ABS) e distribuição

eletrônica de pressão entre os eixos (EBD), sete bolsas infláveis (duas

frontais, duas laterais, duas cortinas e uma para os joelhos do

motorista), sistema de comunicação Blue&Me com interface Bluetooth para

telefone celular (que permite comandar ligações por voz e escutar

mensagens de SMS recebidas), ar-condicionado com ajuste manual, direção

assistida elétrica, rádio/CD com MP3 e entrada USB para conexão de

aparelhos, função Sport para motor e direção, sensor de estacionamento

traseiro, alerta programável para excesso de velocidade, computador de

bordo, faróis e luz traseira de neblina, volante de couro com comandos de

rádio (na versão Dualogic, também os de trocas manuais de marcha) e rodas

de alumínio de 15 pol.



Vem ainda com controles de estabilidade e tração e sistema Hill Holder

(auxílio de saída em ladeira), que impede o carro de descer quando o

motorista arranca em uma subida. São opcionais rodas de 16 pol, teto solar

elétrico (que corre por fora e tem área maior que o usual), retrovisor

interno fotocrômico e bancos revestidos em couro, em vez da combinação de

couro e tecido. A versão Lounge acrescenta teto fixo de vidro,

ar-condicionado automático, detalhes externos cromados e interior

diferenciado. Como opções traz teto solar, retrovisor fotocrômico, bancos

revestidos só em couro e rodas de 16 pol.



A exemplo dos outros “renascidos” como o Fusca na pele do New Bettle e o

Mini Cooper, ele traz a carga genética de seu antepassado, mas com todo

suporte da tecnologia atual e boa dose de requinte. E surpreende com o

espaço interno. Quem olha o 500 por fora, com seus 3,54 metros de

comprimento e 1,62 m de largura, não é capaz de imaginar que aquele “ovo”

seja capaz de abrigar quatro pessoas (não é homologado para cinco) em

conforto. Naturalmente o espaço para bagagem foi prejudicado: apenas 185

litros, em média 100 a menos que num hatch compacto nacional, ou 550 com o

banco traseiro rebatido. Seria ainda menor se o carro não usasse estepe

temporário, bem fino, em medida 135/80-14.



O espaço foi a primeira boa impressão. A segunda foi a leveza ao dirigir.

Na versão com câmbio manual de seis marchas a que tivemos acesso, o

conjunto de direção com assistência elétrica e o câmbio muito suave são

responsáveis pelo prazer do motorista, típico de um carro de segmento

superior. Para o compacto motor de 1,4 litro e 16 válvulas a gasolina —

uma versão mais potente do Fire conhecido dos Fiats brasileiros —, que

desenvolve potência de 100 cv e torque de 13,4 m.kgf, o câmbio de seis

marchas se mostrou bem escalonado, porque o motor parece um pouco

preguiçoso nas retomadas de velocidade em baixa rotação.



Pode-se reservar a sexta marcha para avenidas e estradas, pois ela produz

apenas 3.400 rpm a 120 km/h (na versão Dualogic, com cinco marchas, a

quinta vai a 3.650 rpm nessa velocidade). A primeira é tão curta que em

terreno plano ele sai tranquilamente em segunda. Infelizmente, o pequeno e

pouco variado percurso de avaliação promovido pela Fiat no Rio de Janeiro,

RJ não permitiu mais do que uma voltinha em terreno plano.

dados tecnicos



Motor


Posição                       dianteiro, transversal

Cilindros                      4 em linha

Cilindrada                    1368 cm3

Diâmetro x curso          72 x 84 mm

Comando fixo,              SOHC 16V

Taxa de compressão     10,8:1

gasolina

Potência                        100 cv a 6000 rpm

Torque                          13,4 kgfm a 4250 rpm



Transmissão

Tipo                           automatizado seq. de 5 marchas

1ª                               3,909

                               2,158

3ª                               1,48

4ª                               1,121

                               0,897

                              3,818

Diferencial                  3,733



Carroceria

Direção

Diâmetro de giro                 10,6 m

Número de voltas                2,5

Eixo dianteiro

Suspensão independente,     McPherson

Freios disco ventilado

Diâmetro e Espessura           257 x mm

Rodas                                      Aro 15 polegadas

Pneus                                       Bridgestone 185/55 R15

Eixo traseiro

Suspensão                                 semi-independente, eixo de torção

Freios                                        disco sólido

Diâmetro e Espessura                 240 x mm

Rodas                                         Aro 15 polegadas

Pneus                                          Bridgestone 185/55 R15
        


Capacidades

Peso em ordem de marcha             935 kg

Carga útil                                       320 kg

Tanque de combustível                   35 litros

Porta-malas                                   185 litros



Dimensões

Externas

Comprimento                                    3,546 m

Largura                                             1,627 m

Altura                                                1,492 m

Entre eixos                                        2,3 m

Bitola dianteira                                 1,414 m

Bitola traseira                                        1,408 m

Altura do solo                                         m

Internas

Comprimento do cockpit                           1,46 m

Largura do cockpit dianteiro                      1,26 m
 
Largura do cockpit traseiro                        1,2 m

Altura do assento dianteiro                         0,92 m

Altura do assento traseiro                           0,89 m

Espaço para pernas dianteiro                      1,03 m

Espaço para pernas traseiro                        0,6 m

Nenhum comentário:

Postar um comentário

anuncio

Blogger templates