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quinta-feira, 20 de maio de 2010
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Com lançamento previsto para o final do mês, o Fiat 500 (também conhecido como Cinquecento), releitura do legendário modelo dos anos 50 da fabricante italiana, já tem preço definido: custará R$ 61.900. Equipado com motor Fire 1.4 16V a gasolina de 100 cv (cavalos) de potência, o carrinho chega para concorrer com outros modelos de nicho, como Volkswagen New Beetle, Mini Cooper e Chrysler PT Cruiser.
Por fora o 500 traz os mesmos faróis redondos do veículo lançado em 1957 e que até hoje coleciona adeptos mundo afora. Todo o seu design (a carroceria é de duas portas, com um vidro traseiro diminuto e lugar para apenas duas pessoas no banco de trás) homenageia o veículo lançado para ser uma espécie de ode aos tempos austeros da economia do pós-Segunda Guerra Mundial.
O desenho do 500 expressa simpatia e remete ao original de 1957; nas fotos
está a versão Sport, em branco, dotada de rodas mais elaboradas
O motor de 1,4 litro e 100 cv convence pelo desempenho só em altas
rotações; o câmbio é de seis marchas com opção pelo automatizadoSe o ano
de 1957 ficou marcado na Itália pelo nascimento do Fiat "Nuova" 500 (novo
500, para se diferenciar do primeiro, mais conhecido como Topolino), foi
apenas 50 anos depois que esse clássico minicarro ganhou uma nova edição,
mais sofisticada. Embalada pela onda nostálgica que explode na arte,
cultura e desenho — incluindo, claro, o dos automóveis —, a Fiat lançou
com muito barulho um 500 moderno e com alto nível de sofisticação para
atender ao mercado europeu de compactos de luxo. Depois de dois anos o
carro estreia por aqui.
As versões do Cinquecento — o nome por extenso em italiano — importadas
para o Brasil, com garantia de dois anos, serão Sport com câmbio manual de
seis marchas, ao preço sugerido de R$ 62.870; Sport com câmbio manual
automatizado Dualogic (cinco marchas), a R$ 66.930; Lounge manual, por R$
64.900; e Lounge Dualogic, a R$ 68.970. A previsão da Fiat é importar
entre 250 a 300 unidades por mês, vendidas em 150 concessionárias
selecionadas.
A Sport traz de série freios com antitravamento (ABS) e distribuição
eletrônica de pressão entre os eixos (EBD), sete bolsas infláveis (duas
frontais, duas laterais, duas cortinas e uma para os joelhos do
motorista), sistema de comunicação Blue&Me com interface Bluetooth para
telefone celular (que permite comandar ligações por voz e escutar
mensagens de SMS recebidas), ar-condicionado com ajuste manual, direção
assistida elétrica, rádio/CD com MP3 e entrada USB para conexão de
aparelhos, função Sport para motor e direção, sensor de estacionamento
traseiro, alerta programável para excesso de velocidade, computador de
bordo, faróis e luz traseira de neblina, volante de couro com comandos de
rádio (na versão Dualogic, também os de trocas manuais de marcha) e rodas
de alumínio de 15 pol.
Vem ainda com controles de estabilidade e tração e sistema Hill Holder
(auxílio de saída em ladeira), que impede o carro de descer quando o
motorista arranca em uma subida. São opcionais rodas de 16 pol, teto solar
elétrico (que corre por fora e tem área maior que o usual), retrovisor
interno fotocrômico e bancos revestidos em couro, em vez da combinação de
couro e tecido. A versão Lounge acrescenta teto fixo de vidro,
ar-condicionado automático, detalhes externos cromados e interior
diferenciado. Como opções traz teto solar, retrovisor fotocrômico, bancos
revestidos só em couro e rodas de 16 pol.
A exemplo dos outros “renascidos” como o Fusca na pele do New Bettle e o
Mini Cooper, ele traz a carga genética de seu antepassado, mas com todo
suporte da tecnologia atual e boa dose de requinte. E surpreende com o
espaço interno. Quem olha o 500 por fora, com seus 3,54 metros de
comprimento e 1,62 m de largura, não é capaz de imaginar que aquele “ovo”
seja capaz de abrigar quatro pessoas (não é homologado para cinco) em
conforto. Naturalmente o espaço para bagagem foi prejudicado: apenas 185
litros, em média 100 a menos que num hatch compacto nacional, ou 550 com o
banco traseiro rebatido. Seria ainda menor se o carro não usasse estepe
temporário, bem fino, em medida 135/80-14.
O espaço foi a primeira boa impressão. A segunda foi a leveza ao dirigir.
Na versão com câmbio manual de seis marchas a que tivemos acesso, o
conjunto de direção com assistência elétrica e o câmbio muito suave são
responsáveis pelo prazer do motorista, típico de um carro de segmento
superior. Para o compacto motor de 1,4 litro e 16 válvulas a gasolina —
uma versão mais potente do Fire conhecido dos Fiats brasileiros —, que
desenvolve potência de 100 cv e torque de 13,4 m.kgf, o câmbio de seis
marchas se mostrou bem escalonado, porque o motor parece um pouco
preguiçoso nas retomadas de velocidade em baixa rotação.
Pode-se reservar a sexta marcha para avenidas e estradas, pois ela produz
apenas 3.400 rpm a 120 km/h (na versão Dualogic, com cinco marchas, a
quinta vai a 3.650 rpm nessa velocidade). A primeira é tão curta que em
terreno plano ele sai tranquilamente em segunda. Infelizmente, o pequeno e
pouco variado percurso de avaliação promovido pela Fiat no Rio de Janeiro,
RJ não permitiu mais do que uma voltinha em terreno plano.
dados tecnicos
Motor
Posição dianteiro, transversal
Cilindros 4 em linha
Cilindrada 1368 cm3
Diâmetro x curso 72 x 84 mm
Comando fixo, SOHC 16V
Taxa de compressão 10,8:1
gasolina
Potência 100 cv a 6000 rpm
Torque 13,4 kgfm a 4250 rpm
Transmissão
Tipo automatizado seq. de 5 marchas
1ª 3,909
2ª 2,158
3ª 1,48
4ª 1,121
5ª 0,897
Ré 3,818
Diferencial 3,733
Carroceria
Direção
Diâmetro de giro 10,6 m
Número de voltas 2,5
Eixo dianteiro
Suspensão independente, McPherson
Freios disco ventilado
Diâmetro e Espessura 257 x mm
Rodas Aro 15 polegadas
Pneus Bridgestone 185/55 R15
Eixo traseiro
Suspensão semi-independente, eixo de torção
Freios disco sólido
Diâmetro e Espessura 240 x mm
Rodas Aro 15 polegadas
Pneus Bridgestone 185/55 R15
Capacidades
Peso em ordem de marcha 935 kg
Carga útil 320 kg
Tanque de combustível 35 litros
Porta-malas 185 litros
Dimensões
Externas
Comprimento 3,546 m
Largura 1,627 m
Altura 1,492 m
Entre eixos 2,3 m
Bitola dianteira 1,414 m
Bitola traseira 1,408 m
Altura do solo m
Internas
Comprimento do cockpit 1,46 m
Largura do cockpit dianteiro 1,26 m
Largura do cockpit traseiro 1,2 m
Altura do assento dianteiro 0,92 m
Altura do assento traseiro 0,89 m
Espaço para pernas dianteiro 1,03 m
Espaço para pernas traseiro 0,6 m
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