domingo, 30 de maio de 2010

troca-de-correia-do-corsa-Motor-Powertrain-1.8-8-válvulas


Motores Powertrain 1.8 8 válvulas


Fiat: Dobló 1.8 8V, Palio 1.8 Flex, Palio Weekend 1.8 Flex, Siena 1.8 Flex, Stilo 1.8 8V e Strada 1.8 Flex, GM: Corsa 1.8 8V Flex Power, Corsa 1.8 8V, Meriva 1.8 8V, Meriva 1.8 8V Flex Power e Montana 1.8 8V Flex Power



>>Procedimento para verificação do sincronismo do motor



1 Retire a correia dos órgãos auxiliares (correia poly-v) juntamente com seu tensionador;



2 Retire a capa de proteção superior da correia de

Observe que essa capa é presa por 3 parafusos;



3 Retire a polia do virabrequim e a capa de proteç da correia dentada. Observe que a capa de prote inferior da correia é presa por 2 parafusos;



4 Gire manualmente o motor (no sentido de rotaç que a marca existente na polia do eixo comando se com a referência existente na tampa traseira d correia dentada - figura 1;



5 Nessa condição, a marca existente na engrenage virabrequim deve alinhar-se com a referência ex na carcaça da bomba de óleo - figura 2.



Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia, faça o procedimento a seguir.



>>Procedimento para substituição da correia
 
 
Solte o parafuso do tensionador. Com uma chave


6 mm, movimente o tensionador no sentido hor afrouxe a correia (figura 3). Evite movimentar br

o virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;



Instale a nova correia, começando pela engrenagem do virabrequim e tomando o máximo cuidado para não perder o correto sincronismo (figuras 1 e 2);



Com a chave allen de 6 mm tensione o esticador em sua posição de máximo tensionamento. Aperte o parafuso de fixação do tensionador nessa posição (figura 3);



Dê dois giros manuais completos no motor;



Confira atenciosamente a posição do tensionador e as marcas de referência para sincronismo. O tensionador deve estar na posição correta de trabalho (figura 3). Se for necessário, reajuste-o. As marcas de sincronismo (da polia do eixo comando e da engrenagem do virabrequim)

devem coincidir com as referências (figuras 1 e 2);





:. Vista geral da correia dentada

Um comentário:

  1. Parabéns pela exposição. É bastante didática.

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